Lugares veganos em Belo Horizonte.

Publicação original: Vivoleve.

Image for post
Image for post

10 RESTAURANTES VEGANOS E VEGETARIANOS EM BH — SEM CARNE, POR FAVOR!

Que tal um roteiro gastronômico para você conhecer melhor a culinária vegana e vegetariana de Belo Horizonte?

Trago aqui restaurantes cheios de charme e com preparações incrivelmente saborosas. Vale a pena conferir!

Se você é um defensor dos bichinhos, não consome produtos de origem animal ou nunca foi muito fã de carne, optando, naturalmente ou por questões éticas e ideológicas, pelo veganismo / vegetarianismo, você precisa ler este artigo! Ele foi feito para você!

E se é um simpatizante da causa ou um flexitariano (pessoa que segue a dieta vegetariana, mas come carne de vez em quando) e gostaria de experimentar as comidinhas naturais da capital mineira, tenho certeza de que irá curtir as dicas e os locais que visitei.

Para trazer e relatar aqui as minhas experiências, sempre me disponho a conhecer pessoalmente cada lugar, degustar a comida, sentir o ambiente e conversar com as pessoas.

Todos os restaurantes visitados oferecem como base uma alimentação vegana e/ou vegetariana. Vamos conferir a lista (clique no item para ir direto ao local)?

  1. Las Chicas Vegan — 100% Vegano
  2. Com Gentileza — 100% Vegano
  3. O Vegano — 100% Vegano
  4. Restaurante Nascente — Vegetariano e Vegano
  5. Formoso Cozinha Natural — Vegetariano e Vegano
  6. Fonte Restaurante — Macrobiótico, Vegetariano e Vegano
  7. San Ro — Vegetariano e Vegano
  8. Yan Shan Zay — Vegetariano e Vegano
  9. Mesa do Sábio — Vegetariano e Vegano
  10. Carro Vegetariano — Vegetariano e Vegano

Além dos locais destacados acima, aproveito para trazer aqui dois empórios de produtos veganos inaugurados recentemente na capital mineira:

Há outros restaurantes em BH que oferecem ótimas opções veganas e/ou vegetarianas em seus cardápios, embora não sejam especializados. Neste post você encontrará vários deles

12 Endereços de comida saudável em BH.

Veja agora a legenda das avaliações:
Faixas de preço (*):
$ até 20
$$ até 30

(*) Referem-se ao gasto médio por pessoa, em Reais. Não incluem sobremesas, bebidas, nem serviço. Valores referentes a janeiro de 2017.

Experiência gastronômica (**):
Boa cozinha
Muito boa cozinha
Excelente cozinha

(**) Refere-se à avaliação quanto ao sabor da comida, qualidade dos ingredientes e apresentação dos pratos.

Se quiser colocar ainda mais saúde no seu prato, não deixe de conhecer as feiras de alimentos orgânicos, agroecológicos e de produtores locais de Belo Horizonte. Fui em todas elas! Confira aqui o artigo completo!

1) LAS CHICAS VEGAN — 100% VEGANO

Image for post
Image for post

Las Chicas está localizado numa das regiões mais centrais e descoladas de BH, o Edifício Maleta.

Inaugurado há cerca de 1 ano, o restaurante mostra o empoderamento das mulheres. Comandado pela Gabi e pela Fernanda, apresenta como decoração principal 4 grandes ícones do universo feminino: a pintora mexicana Frida Kahlo, a cantora Nina Simone, a atriz Elizabeth Taylor e a ativista paquistanesa Malala Yousafzai.

Image for post
Image for post

Diariamente, durante o horário do almoço, é oferecido o prato do dia. Mas, se preferir, elas têm outras ótimas opções no cardápio, como sanduíches, saladas, tapiocas ou espaguetes. Às sextas-feiras é servida a famosa feijoada vegana!

À noite o cardápio é diferenciado, trazendo porções, pizzas e vários drinks.

Fui conhecer a casa na hora do almoço e optei pelo prato do dia: purê de lentilha, coxinha de grão-de-bico com tomate seco, arroz integral com nozes e mix de folhas com abóbora.

Aproveitei para experimentar o sorbet de cambuci com farofa crocante de amendoim e bolo de chocolate. Estava tudo incrivelmente delicioso!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Edifício Maleta, Rua da Bahia, 233, sobreloja 20 — Centro.
Site: não possui
IG laschicasvegan / FB laschicasvegan
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado de 11h às 15h e de 18h à meia-noite.

2) COM GENTILEZA — 100% VEGANO

Image for post
Image for post

A proprietária Sílvia começou sua vida culinária com uma confeitaria convencional. Ao se tornar vegana, ela acabou adequando o seu negócio e passou a produzir somente doces e sobremesas que atendessem à sua nova filosofia de vida.

Há quatro anos, a casa funciona como restaurante e abre exclusivamente para o almoço, oferecendo um prato do dia e mais outras opções no cardápio. Aos domingos, ao som de um piano jazz, é servido um brunch no sistema de buffet a quilo, no valor de R$ 56,80/kg.

O café expresso é moído na hora e foi especialmente elaborado pela Academia do Café.

O local trabalha com encomendas de bolos, cupcakes e docinhos de festa. Em breve, salgadinhos também entrarão no cardápio para completar a alegria dos veganos!

Desta vez, não escolhi o prato do dia. Preferi degustar o tofu marinado, acompanhado de legumes grelhados, salada e molho pesto. Simplesmente maravilhoso!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Timbiras, 715 — Funcionários.
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado de 11h30 às 15h.

3) O VEGANO — 100% VEGANO

Image for post
Image for post

A lanchonete foi inaugurada em maio de 2015 pelo jornalista Fabiano, que se tornou vegano há 5 anos. Ele percebeu a falta de opções de lanches para os adeptos do veganismo e decidiu investir no negócio.

Aqui você encontra vários tipos de lanchinhos: coxinha, esfirras, pão de mandioquinha, pão com tofu, quibe de grão-de-bico, hambúrguer de lentilha, entre outros.

Para o almoço, uma boa opção são os sanduíches, tal como o famoso pão com linguiça.

Os salgados escolhidos para degustar foram o pão integral recheado com tofu e azeitona e a coxinha de jaca (parece carne de frango e é o salgado mais pedido do local!). A ideia era comparar com a coxinha do Carro de Lanches Vegetarianos (listado abaixo) que eu já havia experimentado. O meu voto foi para O Vegano, tanto pelo sabor, quanto pela quantidade de recheio!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Santa Rita Durão, 985, Savassi.
Site: não possui
IG oveganobh / FB oveganobh
Horário de funcionamento: aberto de segunda a sexta-feira de 11h às 19h30 e aos sábados de 11h às 14h30.

4) RESTAURANTE NASCENTE — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

É um dos restaurantes vegetarianos mais antigos e tradicionais da capital mineira. As irmãs Márcia e Leilani comandam a casa há 28 anos e possuem uma clientela bastante fiel!

Ao passar pela rua Paraguai, preste bastante atenção numa casa de esquina, pois não há placa com identificação.

O local funciona como lanchonete, restaurante e mercearia de produtos naturais, inclusive de higiene pessoal. Portanto, fica aberto o dia todo. Às terças acontece uma pequena feira orgânica na parte da manhã.

Image for post
Image for post

Elas produzem o próprio tofu e tempeh a partir de soja não transgênica. Tudo é bem natural e sem utilização de condimentos e temperos industrializados, bem como de alimentos transgênicos.

As opções de doces, salgados e sucos não seguem muito o cardápio. Portanto, é melhor você perguntar o que tem disponível no dia da visita.

Durante o horário do almoço são oferecidos o prato e a salada do dia, mas, se preferir, existem várias outras opções de pratos fixos no cardápio.

Como eu já tinha almoçado no Formoso (veja abaixo), aproveitei para pedir uma porção de tempeh e um pastel integral de brócolis. Na página do Nascente no Facebook estão disponíveis várias fotos dos pratos do dia. Acesse lá para se inspirar!

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Paraguai, 86 — Carmo-Sion.
Site: https://www.nascenteumgostodesol.com.br/
IG restaurantenascente / FB restaurantenascente
Horário de funcionamento: aberto de segunda-feira a sábado de 8h às 18h. Para o almoço, o restaurante funciona de 11h30 às 16h.

5) FORMOSO COZINHA NATURAL — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

As irmãs Marina e Luísa abriram a casa há 5 anos e aproveitaram todo o know-how da mãe, que é uma das proprietárias do restaurante Nascente do Sol (veja acima).

As opções de cardápio são, inclusive, parecidas. O tempeh e o tofu são produzidos em conjunto com o outro restaurante. O esquema também é o mesmo: todos os dias são oferecidos o prato e a salada do dia, mas você encontra outros pratos fixos e porções.

A diferença é que aqui os pratos são mais baratos.

Image for post
Image for post

O foco do serviço é apenas o almoço, mas o local conta com produtos congelados para venda e uma pequena loja.

Quem vier de carro e estacionar dentro do Mercado do Cruzeiro, consegue desconto de R$ 2,00 na primeira hora.

Eu escolhi o prato do dia (couve-flor gratinada, tabule, arroz integral e falafel ao molho escabeche), mas pedi também uma porção de bife de tofu acebolado para experimentar.

Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Ouro Fino, 472 — Cruzeiro (dentro do Mercado do Cruzeiro).
Site: não possui
IG restauranteformoso / FB Formoso Cozinha Natural
Horário de funcionamento: aberto na segunda-feira, de 11h30 às 14h30, e de terça-feira a sábado de 11h30 às 15h30.
Está gostando deste post? Então cadastre seu email abaixo e receba dicas e receitas saudáveis para você viver leve e feliz!

6) FONTE RESTAURANTE — MACROBIÓTICO, VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

Imagine uma vila cheia de casas coloridas, floridas e charmosas bem no centro de Belo Horizonte? Impossível? Não, pois é lá que fica o Fonte, um dos restaurantes mais antigos da capital. Funciona desde 1977, sendo a especialidade do lugar a culinária macrobiótica, com opções veganas, vegetarianas e sem glúten.

Apesar dos pratos serem basicamente veganos e vegetarianos, às quintas-feiras e aos sábados eles oferecem tilápia como alternativa.

Diariamente são servidos 2 tipos de prato: o Fonte e um outro especial. Fica à sua escolha.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Quarta-feira é dia de comida indiana e sexta, de comida japonesa (foi a minha escolha!) e feijoada vegana preparada com tofu, cenoura e bardana.

Há também uma pequena mercearia, onde você pode encontrar produtos naturais e até livros.

O restaurante não tem garçom. Portanto, o sistema é colaborativo e cada um busca seu próprio prato e depois entrega no balcão. Excelente ideia, não?

A água alcalinizada e o chá são por conta da casa.

Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua dos Guajajaras, 619, Vila Werneck — Centro.
Site: não possui
IG fonterestaurante / FB fonterestaurante
Horário de funcionamento: aberto de segunda a sexta-feira de 10h às 16h00 e aos sábados de 11h às 16h00. Para o almoço, o restaurante funciona de 11h30 às 15h. A partir de fevereiro, a casa passará a oferecer também lanches naturais e funcionará até às 19h.

7) SAN RO — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

O nome “San Ro”, em mandarim, significa Três Harmonias. O restaurante foi fundado há cerca de 12 anos por 4 famílias de Taiwan. Todos são vegetarianos.

A casa oferece serviço de buffet a quilo, seguindo o estilo da culinária oriental. O valor durante a semana é de R$ 53,90/kg e, aos finais de semana, de R$ 59,90/kg.

Domingo é o dia de maior movimento. Eu visitei o restaurante num sábado. Fiquei impressionada com a variedade e a riqueza das preparações. Eram cerca de 70 opções diferentes.

Image for post
Image for post

Os pratos que levam leite, ovo ou queijo possuem esses ingredientes destacados nas plaquinhas de identificação. Assim, os veganos podem se sentir seguros para apreciar todos os demais pratos oferecidos pelo local.

Há ainda uma lojinha com vários produtos orientais para você levar para casa.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Professor Moraes, 651 — Savassi.
Site: não possui
IG não possui / FB San Ro Restaurante Vegetariano
Horário de funcionamento: todos os dias de 11h30 às 15h.

8) YAN SHAN ZAY — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

“Yan Shan Zay”, em mandarim, significa Criar Espírito Vegetariano.

É dos mesmos proprietários do San Ro e funciona há cerca de 7 anos em BH.

A proposta segue a mesma linha, porém com uma variedade muito menor de opções e pratos menos elaborados.

O local é bem mais simples e rústico e o valor do buffet a quilo mais barato (R$ 45,90/Kg).

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1220, Loja 15 — Savassi.
Site: não possui
IG não possui / FB Yan Shan Zay — Restaurante Vegetariano
Horário de funcionamento: aberto de segunda-feira a sábado de 11h30 às 15h.

9) MESA DO SÁBIO — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

Existe coisa melhor do que entrar num local e ser recebida com um largo e caloroso sorriso? Pois foi exatamente isso que aconteceu na Mesa do Sábio!

O restaurante foi inaugurado em outubro de 2015, também por uma família vegetariana de Taiwan. A propósito, são amigos dos proprietários do “San Ro” (veja acima), com quem buscaram orientações e conhecimento para abrir o negócio.

O funcionamento da casa se dá apenas durante o horário do almoço. Eles servem comida oriental vegetariana, com várias opções para os veganos. O serviço é de buffet a quilo, no valor de R$ 34,00/kg.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Campos Sales, 665, Bairro Nova Suíça.
Site: não possui
IG não possui / FB restaurantemesadosabio
Horário de funcionamento: aberto de segunda-feira a sábado de 11h30 às 14h30.

10) CARRO VEGETARIANO — VEGETARIANO E VEGANO

Image for post
Image for post

Paulo está no ramo de alimentação vegetariana há mais de 10 anos. Até 2012, ele trabalhou com kits de congelados vegetarianos e participava de eventos.

Há 4 anos começou a circular com o carro de lanches nas ruas de BH. Hoje ele já conta com três carros e um food truck.

O seu tropeiro vegano é o prato mais famoso e também o mais requisitado de todos! A coxinha de jaca é uma das prediletas. O cardápio varia diariamente, mas conta sempre com o tropeiro e mais 2 ou 3 pratos diferentes.

O ano de 2017 ainda está em fase de definição quanto aos pontos e os horários.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

AVALIAÇÕES:

MAIS INFORMAÇÕES:
Endereço: Praça Mendes Júnior, ao lado da Casa Fiat de Cultura (ponto principal).
Os demais pontos ainda estão sendo definidos.
Site: não possui
IG não possui / FB carrovegetariano
Horário de funcionamento: Ainda está em definição, mas aos sábados e domingos você poderá encontrar o carro na Praça Mendes Júnior, de 12h às 16h (funcionando provisoriamente). Acompanhe a atualização das informações pela página do Carro no Facebook.

VEGANZA EMPÓRIO

Image for post
Image for post

Veganza é uma rede de franquias especializada em produtos veganos. A rede possui lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Linhares e Vila Velha.

A loja de Belo Horizonte é bem novinha! Foi inaugurada em novembro de 2016.

É o verdadeiro paraíso dos veganos! Você pode encontrar uma enorme variedade de produtos de prateleira, congelados, resfriados, inclusive cosméticos, biscoitos naturais para o seu cachorro e produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Image for post
Image for post

MAIS INFORMAÇÕES:

VENNE MERCEARIA — AÇOUGUE VEGAN

Image for post
Image for post

A mercearia Venne abriu suas portas em novembro de 2016 e oferece tanto produtos convencionais como veganos.

A grande novidade foi a inauguração do primeiro “açougue” vegano de BH, em 17 de janeiro de 2017, e o quarto do Brasil! Eu estive lá para conferir!

As carnes vegetais são produzidas artesanalmente no local, sem adição de conservantes ou produtos químicos. Lá são feitos presuntos de grão-de-bico, mortadelas de feijão carioca, salames de feijão roxo, bifes e salsichas de glúten, hambúrgueres de soja, de grão-de-bico ou de feijão. Tudo para a alegria dos veganos e vegetarianos!

O preço padrão das “carnes” é de R$ 45,00/kg.

Você também encontra carnes veganas da marca Goshen, produtos de prateleira, bem como uma linha de congelados da Veganiza, como pizza, quibe, coxinha, entre outros.

Image for post
Image for post

MAIS INFORMAÇÕES:

ADICIONADOS RECENTEMENTE

Camaradería Gastrobar

Image for post
Image for post

Confira outras matérias.

Image for post
Image for post

Você pode ler todas as edições da Revista em:
Memorial 1
Memorial 2
Atual

Vamos lá, compartilhe!

Image for post
Image for post
MANUAL DO VEGANISMO
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store