Roadmap NANO — Portuguese / Brazilian

Beto Silver
12 min readMar 23, 2018

--

Informação a todos antes da leitura:

A maioria dos links foram retirados com a intenção de facilitar a leitura. Se os deixasse, como no original, poderiam remeter o leitor ao site de origem, dificultando a lógica dessa leitura. Caso queira consultar o original, acesse: https://developers.nano.org/roadmap.

Roadmap NANO

Resumo

A missão da Nano é tornar-se uma moeda global com transações instantâneas e taxas zero através de uma rede segura e descentralizada.

Este documento representa as atuais áreas que estão sendo perseguidas pela equipe Nano no interesse de alcançar essa visão.

Como usar este guia

· Este é um documento que está sujeito a alterações ao longo do tempo

· Cada subseção detalha uma área que a equipe “Nano Core” está se concentrando com um resumo dos benefícios, desafios e próximos passos, quando apropriado

· Envolva-se! O Nano é um projeto de código aberto e prospera quando a comunidade participa. A Nano está lançando este documento com o objetivo de atrair as pessoas mais talentosas do mundo.

1 Experiência

1.1 Guias de Integração

1.1.1 Resumo

As redes descentralizadas devem incluir guias fáceis de seguir para integrar com sucesso a tecnologia. Isso inclui a integração nós e trocas, que será detalhada em profundidade para a configuração de práticas recomendadas e integração com comerciantes para aceitar Nano como uma opção de pagamento.

Além disso, os nós devem ser otimizados para facilitar o uso. Os usuários que desejarem atuar como representantes de voto, terão instruções fáceis sobre como configurar, operar e manter seu nó.

A integração com Nano deve ser rápida, fácil e extremamente confiável, independentemente das necessidades exclusivas dos usuários. Exchanges, comerciantes e usuários em geral serão providos com soluções para suas necessidades específicas.

1.1.2 Benefícios

· Os guias de integração para Exchanges serão mais fáceis do que nunca para as Exchanges suportarem e apoiarem a criptomoeda Nano.

· Nano poderá ser listado por uma Exchange, seguindo o guia de práticas recomendadas para integração. A equipe principal oferecerá apoio, mas deve passar para um fim de suporte no futuro.

· Criar uma nova API semelhante ao Bitcoin e ao Ethereum facilitando a Exchange na integração e na manutenção.

1.2 Documentação

1.2.1 Resumo

A missão dos desenvolvedores da Nano é permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa facilmente construir em cima da criptomoeda Nano.

Os parceiros e desenvolvedores da Nano já estão construindo soluções que destacam os muitos benefícios que o Nano oferece. Em um esforço para apoiar esses trabalhos, é importante que qualquer pessoa interessada em implementar Nano possa fazê-lo de maneira rápida e confiável.

Para esse fim, os objetivos atuais da Nano se concentram no seguinte:

· Documentação do desenvolvedor simples e bem escrita

· Exemplos de código, implementações de referência e aplicativos

· Manutenção continua

1.2.2 Benefícios

· Mais desenvolvedores construindo em cima de Nano

· Mais comerciantes integrando o Nano em seus negócios

1.2.3 Desafios

· A documentação deve ser mantida continuamente conforme evoluem o protocolo e o RPC

· A documentação deve ser escrita de uma maneira que facilite a compreensão de cada função

· A documentação deve ser disponibilizada no maior número de idiomas possível

2 Adoção

2.1 Serviços para o comércio

2.1.1 Status

· Os comerciantes já começaram a aceitar Nano com uma variedade de soluções interessantes disponíveis

· Inclusão da infraestrutura cloud escalável horizontalmente para comerciantes, exchanges e provedores de serviços financeiros na revisão do protótipo da infraestrutura inicial

2.1.2 Resumo

A Nano continuará trabalhando com os principais provedores de cloud, líderes do setor e os principais talentos de desenvolvedores para implantar as tecnologias que permitirão que a Nano atinja sua missão de se tornar uma moeda global com transações instantâneas e taxas zero por meio de uma rede segura e descentralizada “

Comerciantes, exchanges e outros provedores de serviços da Nano se beneficiarão de uma infraestrutura de rede em cloud com capacidade de expansão, “plug & pay”, escalável horizontalmente. A Nano trouxe alguns dos melhores desenvolvedores do setor para liderar e implantar soluções.

2.1.3 Benefícios

· Os comerciantes serão beneficiados por ter uma arquitetura de fácil utilização e escalável para lidar com quaisquer necessidades que possam ter

· Comerciantes que operam em tempo integral serão como representantes, servindo-se como um veículo para descentralizar ainda mais a rede Nano.

· Serviços e Suporte profissionais podem ser fornecidos aos comerciantes para tornar a implantação simples e fácil

· As exchanges também serão beneficiadas e poderão utilizar esses serviços como uma solução de “backend” completamente escalável.

2.1.4 Desafios

· Nano deve ser capaz de se adaptar a qualquer necessidade do comerciante para seu uso. Soluções flexíveis que são verdadeiramente “plug & pay” devem ser confiáveis e disponíveis.

· Os comerciantes devem se sentir seguros ao usar Nano como moeda, devendo acreditar na confiabilidade da rede e da infraestrutura

· Os comerciantes devem ter um canal de suporte com segurança para auxiliá-los nos trabalhos de implementação em seu sistema e em sua rede

· Revisões extensivas e auditoria são necessárias para garantir a total segurança e confiabilidade da rede em todos os níveis

2.2 Ponto de venda

2.2.1 Status

· A Plataforma de ponto de venda “Plug & Pay” Nano para Comerciantes e dispositivos móveis entra no teste alfa

2.2.2 Resumo

As transações instantâneas e taxa zero da Nano proporcionam aos comerciantes uma enorme economia em relação às soluções tradicionais recebimento/pagamento de valores. Mesmo em nosso estágio inicial de implantação, a Nano viu uma impressionante onda de adoção validando o propósito do Nano como moeda global.

A equipe da “Nano’s Core” tem trabalhado arduamente no desenvolvimento de soluções para Lojas e comércios e comerciantes. Uma abordagem múltipla, direcionada a comerciantes de todos os níveis, desde o mobile até as lojas físicas, serão exclusivamente atendidas.

2.2.3 Benefícios

· Uma loja ou comércio fornece uma porta de entrada para impulsionar uma maior adoção e aceitação global dos comerciantes e provedores de serviços

· A parceria com empresas em todo o mundo para levar essas soluções aos nossos usuários e aumentará significativamente a visibilidade da criptomoeda Nano aos principais mercados e consumidores

· Uma solução “BYOD” (Traga seu próprio dispositivo) verdadeiramente descentralizada para pagamentos P2P instantâneos sem taxas de transação para o comerciante ou consumidor

2.2.4 Desafios

· O ponto de venda deve ser integrado com o hardware e terminais atuais usados no mercado

· Nano deve ser aceito pelos comerciantes em todos os investimentos e necessidades. Seja em loja física ou virtual ou outros casos únicos — a escolher a criptomoeda Nano deve parecer simples

· O software Nano POS será necessário para tornar a integração Nano em qualquer terminal POS simples

· Devem ser fornecidos métodos de pagamento padrão e seguros que se integrem às soluções atuais de PDV e pagamento ( Wallet Desktop , Wallet Mobile )

2.2.5 Screenshots

· Ponto de Venda Nano “Plug & Pay”

Ver imagens no site original

2.3 Mercados globais

2.3.1 Status

· Listagem na Binance (2 de fevereiro de 2018)

· Listagem na OKEx (1 de fevereiro de 2018)

· Listagem na Nanex (31 de janeiro de 2018)

· Listagem na KuCoin (5 de janeiro de 2018)

· Recrutamento de CM (Community Managers) para trabalharem ao lado da equipe principal e usar as mídias sociais para prover aos usuários, informações sobre o Nano

· Redesign do site e atualizações de “White Papers” seguidas de traduções

2.3.2 Resumo

A Nano obteve níveis impressionantes de adoção em todos os mercados visados. Oportunidades significativas permanecem, já que esses mercados representam apenas uma pequena fração do público-alvo da Nano. Os esforços de marketing da Nano se expandirão com foco nos mercados globais.

Ao concentrar-se na construção de comunidades e centros de informações focados na Ásia e na América do Sul, a base para marketing adicional pode ser definida. Depois de concluído, o aumento da exposição pode ser obtido através da adoção de comerciantes, bem como marketing. Além disso, a equipe continuará a entrar em contato e se envolver com intercâmbios ao redor do mundo sobre a listagem do Nano.

2.3.3 Benefícios

· Os mercados globais são atualmente limitados. A presença da moeda terá maior facilidade de adoção em regiões de maior circulação de dinheiro

· Comunidade Meetups e Hackathons

· Permitir que a comunidade realize autonomamente encontros e hackathons da Nano

· Region-centric communities and community managers (RCC) e CM

· Fornecer um recurso para pessoas que não falam inglês para pesquisar e se comunicar com Nano

2.4 Acesso a Moeda local (Fiat)

2.4.1 Resumo

Para se tornar uma moeda verdadeiramente global, obter e usar o Nano deve ser simples e seguro para qualquer pessoa em todo o mundo.

Transferir diretamente o Nano entre qualquer moeda é fundamental. O acesso para a troca de Fiat (de USD, BRL, EUR, JPY, KRW, etc.) devem ser simples e intuitivas para usuários de qualquer nível técnico.

A Nano trabalhará continuamente com nossa crescente rede de parceiros, comerciantes e comunidade para impulsionar esse objetivo. Devido à natureza dessas negociações, o status contínuo desses esforços pode ser limitado

2.4.2 Benefícios

· Os comerciantes se beneficiarão da capacidade de trocar instantaneamente Nano por qualquer moeda fiduciária

· Os usuários ficarão menos intimidados quando as barreiras técnicas forem removidas e qualquer um puder começar a usar o Nano facilmente

· Devido a Nano ter taxas de transação zero, a troca de valor entre as partes — independentemente do tamanho da transação — tem o potencial de abrir oportunidades para o comércio mundial, uma vez que pode ser obtido por qualquer pessoa em segundos

2.4.3 Desafios

· As opções de acesso de uma Fiat são atualmente limitadas e, muitas vezes, apenas tratam de uma única moeda fiduciária

· Restrições legais e regulamentares existem em algumas regiões que devem ser consideradas

· A experiência do usuário deve ser mantida no mais alto padrão em todo o processo. Cada parte deve ser realizada com as mais altas expectativas e conformidade.

3 Wallets

3.1 Walltes de Hardware

3.1.1 Status

· Aguardando Universal Blocks e outras melhorias de protocolo

· Ledger Nano S tem continuado a fazer progresso através de um esforço da comunidade

· A equipe do Ledger está trabalhando em uma atualização de sua biblioteca para aumentar a eficiência da integração

3.1.2 Resumo

As Wallets de hardware oferecem aos usuários armazenamento off-line seguro para suas moedas digitais.

A equipe Nano está trabalhando com líderes do setor para fornecer várias soluções de armazenamento de hardware para a comunidade.

3.1.3 Benefícios

· As Wallets de hardware proporcionam facilidade e segurança esperada aos consumidores na escolha de suas moedas

· Os investidores podem armazenar wallets de hardware em locais seguros, como cofres on-line e off-line, onde poderão ter certeza de que seus fundos estão seguros.

· Serviços financeiros, investidores institucionais, comerciantes e consumidores terão uma maneira segura de gerenciar e armazenar seus fundos

3.1.4 Desafios

· As soluções devem estar disponíveis para usuários de todos os níveis técnicos ou necessidades

· Soluções baratas devem ser disponibilizadas para que os usuários tenham uma maneira segura de armazenar Nano, independentemente do seu saldo total

3.2 Wallets Desktop / Mobile

3.2.1 Status

· Wallet virtual do Google Desktop para os testadores beta

· A wallet virtual do Google Desktop para todas as plataformas entrou na versão beta

· iOS App — entrou no status “Release Candidate” e está sendo preparado para lançamento nas próximas versões

· iOS App foi distribuído para mais de 9.000 testadores via TestFlight

· O app Android está disponível em versão beta na Google Play Store

3.2.2 Resumo

Como parte do esforço para trazer aos usuários wallets seguras e fáceis de usar, a equipe “Nano Core” está criando uma nova experiência de wallet. Embora todos os recursos possam não estar disponíveis, os planos incluem adicionar os seguintes benefícios ao longo do tempo.

3.2.3 Benefícios

· O processo “Bootstrap” terá menos de 30 minutos para a maioria dos usuários, dependendo da largura de banda da rede (as wallets light para dispositivos móveis serão instantâneas)

· Uso amigável para usuários de qualquer nível

· Utilização segura para compartilhar contas em vários dispositivos

· Mecanismos de segurança no nível do SO (impressão digital, reconhecimento facial, etc.), quando aplicável

· Códigos QR para transferir rapidamente Nano entre contas

3.2.4 Próximos passos

· Catálogo de endereços para salvar e enviar Nano para amigos e familiares

· Auditorias de segurança do HackerOne

· Suporte multi-conta

· “Serviço de Nomes” para Nano

3.2.5 Screenshots

· Aplicativo Android

Ver imagens no site original

3.3 Cartões inteligentes

3.3.1 Cartão inteligente

Os Smart Cards são cartões de bolso que possuem circuitos incorporados. Essencialmente, são computadores capazes de executar programas quando inseridos em qualquer terminal suportado. Os Smart Cards são amplamente utilizados em todo o mundo pelas principais redes de cartões de crédito, governos e empresas privadas para fornecer autenticação e autorização altamente seguras.

Embora sejam frequentemente usados ​​para autorizar uma entidade central a processar um pagamento em seu nome, eles também são capazes de assinar transações Nano diretamente, tornando-as uma das soluções de Wallet de Hardware mais baratas disponíveis. O armazenamento seguro de fundos deve estar disponível para todos, independentemente do seu status econômico.

Um fornecedor só precisa executar software para implementar pagamentos Nano com seus terminais atuais, tornando simples para qualquer loja física aceitar Nano como forma de pagamento com segurança.

3.3.2 Benefícios

· Adere aos padrões já adotados pelas indústrias em todo o mundo

· Integra-se com milhões de terminais POS em todo o mundo

· Torna de forma conveniente e familiar para fazer pagamentos

· Fornece armazenamento barato e seguro de valor para todos

· Vários tipos de formulário estarão disponíveis, fornecendo soluções para muitos casos de uso

4 Protocolo

4.1 Universal Blocks

4.1.1 Status

· Lançamento de uma proposta sob revisão por pares. A versão inicial está planejada com a próxima versão do Nano Node (v11)

· Universal Blocks viva na rede Nano Beta

· Começou a revisão inicial de código em 28 de fevereiro de 2018

4.1.2 Resumo

Atualmente, existem 4 tipos de blocos no protocolo Nano: enviar, receber, alterar e abrir. O Universal Blocks consolida esses tipos em um único tipo de bloco.

Depois que os Universal Blocks forem implementados, o estado completo de uma conta está em um conjunto de dados, o que melhora a contabilidade interna. Universal Blocks é um recurso básico que abre as portas para muitas oportunidades interessantes.

4.1.3 Benefícios

· Torna mais eficiente a geração de transações de Wallets light e de hardware

· Reduz drasticamente os processamentos requisitados, facilitando o uso das wallets de Hardware

· Permite Ledger Pruning mais agressiva

4.1.4 Desafios

· Toda a funcionalidade do protocolo deve ser ajustada em um único “bloco”

· O tamanho do bloco deve ser suficientemente dimensionado e ter um comprimento fixo

4.1.5 Dependentes

· Ledger Pruning

· Wallets de Hardware

· Auditoria de Segurança

4.2 Ledger Pruning

4.2.1 Status

· Aguardando implementação de Universal Blocks

4.2.2 Resumo

A Ledger Pruning(Poda do Razão) permite um tamanho de banco de dados muito menor. Isso é feito através da remoção de blocos diferentes da fronteira (bloco principal) +1 ou 2 anteriores para cada conta. Esse recurso depende do Universal Blocks, pois eles são criados instantaneamente, uma conta por bloco, exigindo menos bloqueios para verificar uma conta.

4.2.3 Dependências

· Universal Blocks

4.3 Distribuição de votos

4.3.1 Status

· As soluções estão sendo discutidas pelos colaboradores da Nano e estamos ativamente recebendo feedback da comunidade

4.3.2 Resumo

A descentralização da rede Nano é um fator chave na sua capacidade de ser bem-sucedida em se tornar uma moeda global. É vital que os usuários sejam instruídos sobre os Representantes, além de terem uma oportunidade fácil de criar seu próprio nó ou atribuir poder de voto a um usuário em quem eles confiam.

Nano será verdadeiramente descentralizado quando existir montantes de Representantes com quantidades equivalentes (quantidade TBD), cada um com uma quantidade mínima de poder de voto. A descentralização é diretamente proporcional ao número de nós e ao poder de voto médio de cada nó.

4.3.3 Desafios

· Distribuição deve ser feita de uma forma que seja resistente aos ataques de Sybil

· A distribuição deve ser feita de forma a incentivar os usuários a selecionar ativamente representantes confiáveis

4.3.4 Próximos passos

· Depois que a revisão interna for concluída, uma proposta será lançada para a comunidade Nano Developer & Contributor para uma análise mais aprofundada

· Quando o consenso for alcançado, este documento será atualizado para incluir informações sobre o (s) projeto (s) selecionado (s).

4.4 Auditoria de Segurança

4.4.1 Status

· Usando a plataforma HackerOne, uma empresa que emprega hackers de chapéu branco, a Nano está testando o Nano Protocol, Wallets desktop e móveis e, outros serviços Nano oficiais para descobrir e resolver quaisquer vulnerabilidades de segurança que possam existir. Contribuições da comunidade serão aceitas através do HackOne com mais detalhes em breve.

· Reunião com vários candidatos para a auditoria e coleta de propostas e ideias sobre como o candidato planejaria prosseguir. Quando escolhidos, eles serão anunciados publicamente.

4.4.2 Resumo

A segurança de rede e protocolo é fundamental para o desenvolvimento contínuo do Nano. Embora o Nano seja um projeto de código aberto que é revisado diariamente por engenheiros, ter uma auditoria de código profissional realizada por uma equipe de líderes do setor traria mais confiança à segurança da rede, ao sistema de consenso e à tecnologia subjacente.

Uma vez selecionada, uma auditoria de segurança abrangente do Protocolo Nano será realizada. Um relatório será fornecido assim que a auditoria for concluída, fornecendo os resultados.

4.4.3 Desafios

· O auditor deve ter experiência significativa em algoritmos de consenso, criptografia e ciência da computação

--

--

Beto Silver

Business Analyst TI, Crypto Currency Enthusiastic, Musician, Husband and Father---Donate Nano: xrb_1s39t1969hnmntt76b8api57e85c9rwf97ngx4r6syog5yemswwf9zsasgh1