O que é uma assessoria financeira?

Bevert
Bevert
May 27 · 3 min read
Candlestick chart em uma tela, por @m_b_m, no Unsplash

Diga-me: você sabe a diferença entre uma consultoria financeira/contábil, um serviço de contabilidade e uma assessoria financeira?

Não? Mais ou menos?

Bom, isso não é um problema! Muitas vezes esses serviços são tidos como sinônimos, ou até mesmo como suplementares. Na BeVert os tratamos como serviços complementares. Explicaremos por que.

Ambos tratam de finanças, dinheiro, contas, documentos e a saúde administrativo-financeira de empresas diversas. Entretanto, de forma geral, a consultoria possui um caráter temporal, muitas vezes sendo representado pela elaboração de um projeto ou relatório final, que poderá ter as operações ali detalhadas acompanhadas ou não. É como um processo que possui início, meio e fim.

No caso do serviço contábil, esse possui caráter de maior perenidade, sendo executado a cada mês, semana ou diariamente, através do contato com o contador responsável. No geral, a contabilidade tem como objetivo manter a sua empresa dentro das leis municipais, estaduais e federais, sendo responsáveis pelo recolhimento dos impostos e geração das guias para pagamento. O serviço prestado por escritórios contábeis se assemelha, em partes, ao serviço de assessoria financeira, e não é por menos: estamos todos interessados, diariamente, em documentações, contratos, guias, impostos, declarações e tudo aquilo que tange a legalidade do processo empresarial.

Mas o grande diferencial do serviço ofertado por uma assessoria financeira é o seu caráter pró-ativo e de acompanhamento sistemático das finanças do cliente. E quando falo sistemático, é sistemático mesmo! Todas as operações financeiras são realizadas pela assessoria financeira, desde o pagamento de despesas decorrentes da operação do cliente até o recebimento de trabalhos realizados.

Um exemplo: Carlos realizou a entrega de 50 fotografias a uma grande marca de moda internacional. Para realizar o serviço, teve de contratar dois assistentes, dado que o job exibia uma alta complexidade. Nesse exemplo, é possível observar ao menos dois grandes processos financeiros ocorrendo em paralelo: (i) recebimento do valor acordado pelas fotos por parte da grande marca de moda; (ii) pagamento dos dois assistentes. Em parceria com uma assessoria financeira, como a BeVert, sabe com quantos desses processos Carlos deverá se preocupar? Você está correto se pensou em NENHUM. Todo o processo de cobrança/recebimento pela marca, e os devidos pagamentos dos assistentes, seriam realizados pela assessoria.

Está aí o grande diferencial da assessoria financeira, o cliente não precisa se preocupar com os processos financeiros diários. Basta informá-los e eles serão solucionados. Ah! E sabe do melhor? Como a assessoria financeira trabalha em parceria com contabilidades online, caso o cliente tenha alguma pendência ou demanda de documentos, declarações ou impostos, eles também serão solucionados. A contabilidade legal e as finanças diárias são indissociáveis!

Com maior tempo para se dedicar ao seu trabalho, será também mais fácil para o cliente se aprofundar e compreender melhor as suas próprias finanças. A BeVert provê aos seus clientes conhecimentos aprofundados sobre o negócio, de forma elucidativa e lúdica.

Veja o vídeo abaixo e compreenda ainda mais a diferença entre os serviços contábeis e de assessoria financeira.

Bevert

Written by

A Bevert está presente também no Medium! Nessa página serão vinculados todos os textos enviados em nossa Newsletter, em um único lugar especialmente p/ você ✔❣

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade