Os desafios do Marketing Digital na atualidade
Como inovar constatemente, manter-se conectado com os clientes e atender aos nichos vitais que você busca para sua marca? Na análise que faremos a seguir, trataremos produtos e serviços basicamente como “produto”, a fim de simplificar a leitura e dissertação sobre os desafios do marketing na atualidade.
O processo de compra de produtos hoje é consideravelmente diferente do que era realizado durante o início da Revolução Industrial por exemplo. Entre 1760 e 1840, as propagandas e estratégias de marketing eram direcionadas das características do produto como solucionador de um desejo ou necessidade do consumidor, sendo comunicado na sua maioria de modo vertical para os clientes. Com a produção em massa, tivemos a redução dos preços, aumento da competitividade e com isso a necessidade de evolução e diferenciação do mercado com o passar dos anos.
Marcas antes consolidadas agora possuem dezenas de concorrentes, cada um atuando de uma forma diferente. Ter um produto nas prateleiras (físicas ou virtuais) já não significa compra garantida ou vendas constantes, a nova sociedade busca inovação, preço, conexão e até responsabilidade social.
Constantemente desafiadas, as equipes de marketing precisam reinventar as estratégias para adequar-se às novas necessidades e criar valores para os clientes a partir do novo contexto que a sociedade demanda. Este novo processo mais dinâmico e mais abrangente de novas exigências cria um cenário de empreendedorismo no processo de concepção da estratégia de marketing, especialmente no contexto do marketing digital.
O desafio de gerar diferenciação e atratividade para os clientes agora vai desde aspectos físicos; como mudar o rótulo, formato da caixa, cores e etc; até em identificar causas sociais pelas quais os clientes têm interesse. Podemos usar como exemplo o case da Coca-Cola em 2017. Premiado em Cannes em 2018, o case mudou a forma como uma frase pejorativa ofendia a comunidade LGBT. Este tipo de estratégia, apesar de arriscada, gerou uma conexão com a comunidade, não diretamente com o processo de consumo (produto como meio), mas através do respeito pela diversidade LGBT, conectando-os emocionalmente com a marca.

Outro desafio enfrentado pelas equipes de marketing digital também ligado a fatores psicológicos são: como diferenciar o produto dos concorrentes, visto à quantidade de concorrentes? Como prender a atenção do cliente dentro de uma infinidade de opções, marcas, modelos, tamanhos, canais de venda? Uma aposta e tendência para este processo é “customizar” o produto para o cliente diretamente no seu site. Já é possível através do site da Nike escolher cores e texturas de várias partes do Tênis antes de comprá-lo. Este conceito de exclusividade gera um diferencial uma vez que o tênis deixa de ser um produto igual aos demais e passar a ter um vínculo de identidade com o cliente.

No entanto, ações como a da Nike podem gerar um excelente Marketing de conteúdo, disseminando a novidade, também é possível destruir uma grande ideia quando essa aposta não é corrigida rapidamente. As redes sociais permitem a comunicação com uma velocidade exponencial. O case da Microsoft com os controles customizados é um excelente exemplo de flexibilidade.
A empresa sentiu rapidamente a repercussão negativa, uma vez que o custo do controle aumentava a cada nova mudança feita pelo cliente. A solução foi simples: os designs criados pelos clientes podem ser vendidos para outros clientes, e parte do lucro é dividida com os clientes criadores dos designs. A campanha além de reverter a imagem ruim da ideia original, gerou um aumento de 350% na venda de controles customizados.


Estar presente tanto no mundo físico quanto no digital (cross-channel) também é um dos desafios. Pensando nisso a Target reorganizou sua equipe de lojas físicas e online em uma única diretoria, adotando um modelo mobile-first. Um a cada 3 clientes que fazem uma busca no google vão para uma loja física. Hoje os clientes multicanal são os mais valiosos para a Target.

Posicionar-se para o cliente como mais do que um produto é fundamental em uma sociedade de informação. Em 2016 o Banco Santander coloca o Slogan “O que a gente pode fazer por você hoje?” e se posiciona como um parceiro de seu cliente, gerando uma percepção de valor que vai além do que os demais bancos podem oferecer. Essa estratégia foi fundamental para o Santander manter seu crescimento e bom relacionamento com os clientes.

Em suma, podemos dizer que entre os maiores desafios do marketing digital estão: manter a inovação dentro da estratégia das organizações frente ao gigantesco volume de competidores presentes e os que estão surgindo; diferenciar seu produto dos demais com menor custo possível, utilizando-se do marketing de conteúdo por exemplo; desenvolver uma presença cross-channel, integrando diferentes segmentos de clientes em uma grande base potencial; utilizar-se das redes sociais para entender e expandir sua capilaridade, no entanto fazê-lo de modo imperceptível (marketing invisível) e tirando proveito das grandes fontes de dados hoje presentes para pesquisa.
Ainda há um grande caminho a ser explorado haja visto que poucas empresas conseguem utilizar as grandes bases de dados para otimizar suas conexões com clientes. Fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos ainda podem ser melhor utilizados para gerar a relação emocional que permite à marca se conectar aos clientes certos, na hora certa, através do melhor canal para falar com esse cliente.