3 hacks que irão tornar sua mente mais criativa!

Nada mal, hein? Foi com essa pergunta aí do título que eu abri o texto do email enviado exclusivamente para todos os cadastrados no mailing do meu novo livro Criatividade Empática (aproveita e assina a lista, clicando neste link).

Muito se fala sobre criatividade e sua importância dos dias de hoje, mas pouco é feito para realmente destrinchar os processos que nos levam até ela (ou que a trazem até a gente, eheh). São justamente essas questões que eu procuro responder no livro:

  • Como funciona o processo da criatividade dentro de nós?
  • Como podemos redescobri-lo (sim, todos já fomos crianças criativas) e cultivá-lo?
  • Como podemos compartilhá-lo com os outros, provocando mudanças no mundo ao nosso redor?

Para alinhar a pesquisa feita por mim sobre esse assunto, com o que você aí do outro lado quer ler, fiz uma perguntinha básica e ‘inocente’ para os assinantes da lista:

Qual a sua maior dificuldade toda vez que você pensa em injetar mais criatividade e ousadia no seu dia a dia?

As respostas que recebi foram inúmeras ❤ mas todas tinham como alicerce as 3 questões abaixo:

  • Dificuldade de dar vida às ideias;
  • Ter a obrigação de inovar e inventar algo realmente diferente;
  • Ter a solução para o outro é fácil, difícil é inovar e resolver as questões internas.

Imagem por Shutterstock — Criança feliz brincando

Para entender esses 3 alicerces e encontrar maneiras de resolver os principais fundamentos da criatividade, separei 3 palavras mágicas para que você absorva, entenda e inicie o processo de busca pela sua musa inspiradora.

1.FOCO

Imagens por Shutterstock — Menino brincando de velejar

É o que dizem por aí: “Sonhar é fácil, difícil é realizar.” Difícil, mas não impossível. Com foco e planejamento podemos ir longe com nossa criatividade. O problema de algumas pessoas é que elas encontram muita dificuldade em colocar os sonhos no chão. É como se a criatividade fosse algo tão mágico que não pudesse existir no nosso plano real.

A primeira coisa é quebrar esse mito. Chega de enfeitar o problema. Você precisa de foco, persistência e planejamento para tirar as idéias da cabeça e colocar os projetos em ação. O que você deseja melhorar no seu trabalho, vida ou relacionamento? Comece deixando os motivos para a busca de soluções criativas bem claros. De preferência, escritos na agenda. Uma vez que você souber as dificuldades que terá que enfrentar, vai ficar bem mais fácil prestar atenção no seu dia a dia e rotina e ver onde a água está indo pelo ralo.

Anote todos os pontos de mudança que você encontrar. Agora foque na solução e deixe o problema pra lá ;)

2.SIMPLICIDADE

Imagem por Shutterstock — Criança brincando de voar

Muitas vezes a gente empaca criativamente porque achamos que temos que ser gênios criativos e ter novas ideias como o reinvento da roda ou da Internet. Nada mais longe da verdade. O grande truque da criatividade está nas soluções simples. Aquele momento em que você se depara com ela e pensa: “Caramba, como não pensei nisso antes?”

A verdadeira inovação está escondida atrás das dificuldades mais comuns do nosso dia a dia, só precisamos desenvolver uma observação e percepção diferente da nossa visão rotineira, automática e viciada. Aprenda a olhar para as mesmas coisas que despertam sua vontade de mudança usando um outro ângulo e perspectiva. Abra as portas da percepção, como diria o The Doors ;)

Você vai ver que muitas vezes a solução simples (mas não menos criativa) está bem debaixo do seu nariz… Preste atenção no agora!

3.AUTOCONHECIMENTO

Imagem por Shutterstock — Criança brincando de astronauta

Quando sabemos o que queremos, o processo todo que envolve a criatividade fica bem mais fácil e acessível. O mesmo acontece quando conseguimos olhar uma situação de fora, como observador. Por isso que, muitas vezes, é mais fácil resolver o problema do outro do que o seu.

A grande questão é que quando você cria para os outros, os problemas, medos e dúvidas não afetam esse trabalho, né? Você consegue manter uma visão ‘externa’, desconectada e analítica dos problemas. Agora quando a coisa é para você todos os monstrinhos aparecem para dar ‘oi’.

Conseguir se enxergar e pensar nas soluções com a mente limpa dessas dúvidas e autosabotagem é o segredo para liberar a criatividade. “Conhece-te a ti mesmo”, inscrito na entrada do templo de Delfos na Grécia, já nos dizia o que é realmente importante na vida. O processo de autoconhecimento muda a forma como uma pessoa interage com o mundo e com os outros, abrindo a possibilidade para conhecermos e aprendermos coisas novas.

Existem várias maneiras para você entrar em contato com sua voz interior: coaching, terapias alternativas, psicoterapias, meditação, entre muitas outras. Você não está sozinho. Peça ajuda se sentir travado nessa questão. É ela a responsável por abrir as portas da criatividade e deixar sua musa inspiradora entrar.

E você? Quais são as suas maiores dificuldades ao tentar injectar mais criatividade no seu dia a dia?

Que tal aproveitar e se inscrever na minha lista? Além de resumos com os posts mais bacanas da semana você também leva um poster e trecho grátis do meu ebook 'Manual da Vida Autoral' . Só CLICAR AQUI!