Genética preditiva — análise de genes relacionados a riscos associados ao sobrepeso e intolerâncias alimentares
Alguns posts atrás nós apresentamos a importância da genética preditiva, que possibilita exames preditivos que analisam DNA e carga genética do indivíduo. A genética preditiva é utilizada enquanto método eficiente da medicina preventiva, em relação à prevenção de doenças crônicas.
Um exame laboratorial preditivo aponta possibilidade (em porcentagem) do indivíduo desenvolver enfermidades e problemas de saúde, que já aconteceram em antepassados consanguíneos (pais, avós, etc). Procura-se por doenças crônicas, não transmissíveis.
A nutricionista Bianca Alves atua em parceria com a Pro Genomics de Maringá/PR, empresa que oferece exames laboratoriais preditivos. Seguimos apresentando algumas modalidades destes exames, e quais problemas eles podem detectar ou mesmo auxiliar no tratamento.
Exame TOP NUTRI PREMIUM: análise de genes relacionados a riscos associados ao sobrepeso e intolerâncias alimentares
O exame Top Nutri Premium analisa cerca de dezesseis genes que determinam mutações associadas a modulação da alimentação. Estas mutações condicionam-se a aspectos como manutenção da massa corporal, riscos associados ao sobrepeso e intolerâncias alimentares, aspectos que podem estar ligados ao fator genético.
A ciência nutricional apresentou evolução constante nas últimas décadas, sobretudo no que diz respeito a utilização de vitaminas e minerais no intuito de sanar deficiências e prevenir doenças.
Muitos problemas de saúde de cunho nutricional tem se expandido, algo que ampliou pesquisas em relação ao papel da dieta no dia a dia do indivíduo. O progresso da genética levou à descoberta de distúrbios bioquímicos de alta relevância nutricional, os quais estão vinculados aos genes e suas mutações.
O exame Top Nutri Premium possibilita análise Nutrigenômica, ferramenta indispensável para um trabalho de nutrição personalizada. Dentre problemas recentes mais corriqueiros, o exame pode detectar se o organismo possui intolerância a glúten e lactose.
Dentre os dezesseis genes analisados observam-se:
- ADRB2: obesidade, mobilização da gordura
- APOE: transporte de colesterol
- CYP2A2: metabolismo da cafeína
- ECA: regulação da pressão arterial, performance muscular
- FTO: obesidade, diabetes tipo 2, sensação de saciedade
- Haplótipos HLADQ2 e HLADQ8: intolerância ao glúten
- LTC: metabolismo da lactose
Um diagnóstico profundo da genética garante fundamentação indiscutível para o nutricionista/médico especialista fazer as escolhas corretas na proposição de dieta e hábitos de vida saudáveis do paciente.
Indicações — quem deve solicitar o exame Top Nutri Premium
- portadores de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas
- público em geral interessado em nutrição saudável e qualidade de vida
Consulte seu nutricionista, consulte seu médico. Previna-se!
Fonte: Pro Genomics — Texto: Equipe Bianca Alves nutricionista
Para mais informações a respeito de exames preditivos, contate Bianca Alves nutricionista pelo e-mail bianca.allves@hotmail.com
- Leia sobre o exame preditivo que analisa os genes relacionados a funções antioxidantes — detox, clicando aqui!
Siga-nos no Facebook! — Siga-nos no Twitter @nutribiaalves