Genética preditiva — análise de genes relacionados ao ganho de peso

--

Imagem: Mike Licht/Flickr

No último post apresentamos a importância da genética preditiva, que possibilita exames preditivos que analisam DNA e carga genética do indivíduo. A genética preditiva é utilizada enquanto método eficiente da medicina preventiva, em relação à prevenção de doenças crônicas.

Um exame laboratorial preditivo aponta a possibilidade (em porcentagem) do indivíduo desenvolver enfermidades e problemas de saúde, que já aconteceram em antepassados consanguíneos (pais, avós, etc). Procura-se por doenças crônicas, não transmissíveis.

A nutricionista Bianca Alves atua em parceria com a Pro Genomics de Maringá/PR, empresa que oferece exames laboratoriais preditivos. A partir deste post apresentaremos algumas modalidades destes exames, e quais problemas eles podem detectar ou mesmo auxiliar no tratamento.

Exame TOP FIT: análise de genes relacionados ao ganho de peso

O exame Top Fit avalia nove genes relacionados ao ganho de peso. Oferece-se informações sobre metabolismo do indivíduo e propensão a compulsão alimentar. Busca-se dados acerca do consumo de gordura saturada, predisposição a sobrepeso e ganho de massa gorda.

Sandra Cohen Rose/Flickr

Em geral sobrepeso é resultado de má alimentação. Entretanto, em muitos casos, o sobrepeso sofre influência genética. A predisposição genética ao sobrepeso e obesidade está condicionada a polimorfismos dos genes que controlam apetite e metabolismo.

Detendo conhecimento do grau de predisposição genética que um indivíduo tem para tornar-se obeso, é possível buscar auxílio médico em âmbito preventivo.

Dentre os nove genes avaliados incluem-se os genes:

- APOE (metabolismo de gorduras, transporte de colesterol),

- BDNF (tendência ao sedentarismo),

- FTO (tendência a sobrepeso e consumo de gordura saturada, compulsão alimentar)

- MCR4 (maior consumo de energia total e gordura na dieta, aumento de risco de diabetes tipo 2, maior risco de obesidade, aumento da circunferência abdominal),

- LEPR (regulação da compulsão alimentar).

Estima-se que 80% dos filhos de dois progenitores obesos, são também obesos. O índice contrasta com o dado numérico de 10% de obesos filhos de pais com peso considerado normal.

O exame genético preditivo garante eficaz tratamento personalizado. Médicos e nutricionistas podem ter os dados necessários sobre o grau de possibilidade do indivíduo desenvolver sobrepeso/obesidade, e assim oferecer tratamento preventivo.

Indicações — quem deve solicitar o exame TOP FIT?

- portadores de histórico familiar e/ou indivíduos que convivem com sobrepeso/obesidade

- portadores de síndrome metabólica

- portadores de diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas ortopédicos

- indivíduos que desejam conhecer seu próprio metabolismo e utilizar os dados em prol de sua qualidade de vida

Consulte seu nutricionista, consulte seu médico. Previna-se!

Fonte: Pro Genomics — Texto: Equipe Bianca Alves nutricionista

Para mais informações a respeito de exames preditivos, contate Bianca Alves nutricionista pelo e-mail bianca.allves@hotmail.com

Siga-nos no Facebook! — Siga-nos no Twitter @nutribiaalves

--

--

Bianca Alves nutricionista — blog

Bianca Alves — nutricionista clínica e esportiva— Apucarana/PR — Brazil