Consensus AI: mecanismo de busca baseado em evidências científicas

Biaperp Lemes
4 min readApr 16, 2023

--

Você já ouviu falar no Consensus AI? Esse novo mecanismo de busca usa a inteligência artificial para pesquisar e recuperar somente artigos científicos que são avaliados por pares.

Muito se tem falado sobre conhecimento baseado em evidências científicas, principalmente no período da COVID19, onde tantas informações falsas — conhecidas como fake news ou desinfodemia — foram disseminadas de forma rápida e sem precedentes.

Por conta do boom informacional após a Segunda Guerra Mundial e da quantidade de informações sendo geradas com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e das redes sociais, vemos cada vez mais a necessidade de buscar informações em mecanismos confiáveis.

Dessa forma surgiu o Consensus AI, e é sobre esse mecanismo que tem como missão usar a inteligência artificial para tornar a ciência acessível para todos, que vamos falar no artigo de hoje.

O que é o Consensus AI?

O Consensus AI é um mecanismo de busca e aplicativo que recupera resultados de artigos baseados em pesquisa científica. A ideia principal é funcionar como um Google, porém, trazendo apenas informações validadas por pares.

Os materiais inseridos no Consensus AI são do banco de dados Semantic Scholar, que contém mais de 200 milhões de artigos científicos em diversas áreas do conhecimento.

Esses materiais são uma combinação de processamento de linguagem natural, tecnologia blockchain e aprendizado por máquina, usados para analisar o conteúdo do banco de dados e da web.

De forma geral, o objetivo desse mecanismo é facilitar o processo de pesquisa, tornando-o mais acessível tanto para leigos quanto para pesquisadores. Ainda, você pode economizar tempo e energia, lendo apenas os resumos dos estudos.

Você pode fazer perguntas simples, complexas ou mesmo com respostas de “sim” ou “não” e receberá diversas publicações sobre o assunto. O site foi lançado em maio de 2022 e, até o momento, só possui versão em inglês.

Porém, os criadores Christian Salem e Eric Olson já falaram sobre expandir o mecanismo para outros idiomas a partir de 2023.

Como fazer uma pesquisa no Consensus AI?

Agora que você entendeu o que significa o Consensus, vou exemplificar como você pode fazer a sua pesquisa por meio desse mecanismo:

  • 1º passo: crie uma conta.
  • 2º passo: insira a sua pergunta no campo de busca.
  • 3º passo: após fazer a busca, o banco de dados irá vasculhar todos os artigos referentes ao assunto pesquisado.
  • 4º passo: o banco irá mostrar sentenças que incluam a palavra-chave da sua busca no título, desta forma você consegue ter uma noção sobre o assunto abordado no artigo recuperado.
  • 5º passo: aparecerá artigos baseados na ordem de relevância com maior número de citações e que foram publicados em revistas de maior impacto. Além disso, o mecanismo mostra um resumo sobre o artigo e o link para acessar o documento completo.

Além disso, o Consensus possui três recursos exclusivos: Pesquisa acadêmica com tecnologia de IA, GPT-4 resumo e medidor de Consenso.

Diferença entre o Consensus AI e outras inteligências artificiais

As inteligências artificiais como o ChatGPT, o Google Bard AI, Chinchila, dentre outras inteligências são generativas, ou seja, elas geram um texto em resposta a um prompt.

Isso significa que as respostas podem não ser corretas, já que a inteligência faz uma busca geral e não seleciona por tipos de informações científicas.

Além disso, o Consensus cita quais foram as fontes das suas informações, diferente de outras inteligências que apenas fazem um compilado de tudo o que encontram na internet.

Dicas de motores de busca baseados em evidências científicas

Se você gostou do Consensus AI existem outros motores que são baseados em evidências científicas e que podem ser muito úteis para o desenvolvimento do seu projeto, ou mesmo para tirar uma dúvida:

  • Google Scholar: motor de busca gratuito que permite aos usuários realizar pesquisas por artigos, teses, relatórios acadêmicos e outros formatos.
  • Microsoft Academic: motor de busca gratuito que disponibiliza artigos, patentes, livros e conferências.
  • BASE (Bielefeld Academic Search Engine): motor de busca gratuito que indexa mais de 150 milhões de documentos de mais de 7 mil repositórios do mundo.
  • Semantic Scholar: motor de busca gratuito que usa a inteligência artificial para analisar artigos acadêmicos das áreas de ciências da computação, biomedicina e ciências da vida.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você! Se gosta de assuntos relacionados à pesquisa científica, continue acompanhando o meu Medium!

Referências

--

--

Biaperp Lemes

Bibliotecária, analista de conteúdo e leitora nas horas vagas