O que é amizade pra você?
Ontem eu descobri que uma pessoa muito querida está com câncer. Não é um câncer agressivo. É um tipo de doença que tem 90% de cura. Soube por que um pessoal estava combinando algo e ela disse que não poderia ir. Motivo: cirurgia na quinta-feira. Cirurgia de quê? Câncer de tireoide.
Essa pessoa mora no meu coração de uma maneira muito especial. Eu a chamo de “Mãe” e ela me chama de “filhote”. Só que a gente não se vê há uns 5 ou 6 anos. Aí eu comecei a me questionar se eu sou uma boa amiga.
Há uns 9 anos eu seria a pessoa que a abraçaria — junto com o nosso grupo de amigas, a nossa bolha — quando ela recebesse o diagnóstico. E eu não estava lá pra falar “Estou com você, certo?”
Ontem quando eu conversei com ela foi meio superficial, mas consegui terminar a conversa com “Você sabe que eu te amo e mesmo a gente estando tão longe há tanto tempo eu estou com você.” Ela disse que era recíproco e que agradecia muito.
Há umas semanas eu estava falando com uma amiga, que fazia parte do mesmo grupo da época, exatamente sobre essa questão de amizade. Ela disse que é difícil manter o contato com alguém por tanto tempo sem ter algo em comum. Na época, estudávamos na mesma escola, tínhamos um time de futebol, as aulas, as provas, tudo que um ambiente escolar proporciona. Hoje cada um tomou um rumo, alguns estão formados, outros não. Alguns estão trabalhando e outros não. Mesmo os que seguiram áreas parecidas não se conversam tanto quanto naquela época. E eu realmente me sinto triste com isso.
A maioria dos meus amigos atuais eu conheci por causa de um relacionamento. Eles são uns queridos, amo muito essas pessoas. Porém temos algo em comum que se acontecer algo com o relacionamento, elas podem se afastar de mim como os amigos mais antigos se afastaram. E isso também me deixa triste.
Faz anos que eu vejo pessoas aparecendo e desaparecendo da minha vida gradativamente. Eu queria ter o poder de manter esses vínculos. Poder ter participado mais da vida da minha Mãe durante esses anos. Queria parar de me sentir culpada por não ter partilhado de momentos difíceis dessas pessoas. Queria poder parar de me sentir triste por causa disso.