Cenário de Bicicletas em Curitiba

Entenda como os ciclistas estão moldando a cidade e contribuindo para novos hábitos.

Curitiba possui 26 parques, além de academias ao ar livre e 427 km de rede cicloviária. Esses fatores contribuem para a prática de exercícios físicos, que são incentivados pela prefeitura local. A mesma disponibilizou um site contendo mapas das ciclovias existentes na cidade, dicas e entre outros assuntos sobre o ciclismo: www.curitiba.pr.gov.br/maisbici . Outro fator que contribui para o incentivo do uso da bicicleta, são os eventos e grupos de pedaladas realizados pelos ciclistas, que contam com um grande número de participantes. Alguns exemplos desses eventos: Bike Pastel Curitiba, Curitiba Bike Riders, Pedal Bairro Novo e entre outros. Por esses motivos, o município já foi muitas vezes comparado à cidades internacionais exemplares em relação ao uso desse meio de transporte, como Amsterdã e Copenhague.

Empresas que utilizam ciclistas para realizar entregas em Curitiba estão cada vez mais comuns, alguns exemplos: Fox Express, EcoBike Courier, Curitiba Messenger e SemCO2. O benefício que elas encontram é na facilidade de fuga do trânsito e simplicidade ao estacionar. Os clientes que escolhem esse tipo de serviço, se preocupam em receber um serviço de qualidade, que esteja relacionado com práticas sustentáveis.

A cidade possui até mesmo a Praça de Bolso do Ciclista, que foi construída pelos próprios ciclistas locais em um terreno abandonado, cedido pela prefeitura local em prol do incentivo à efervescência cultural.

Um elemento negativo presente por aqui, é em relação à conscientização da população e das empresas, pois muitas pessoas que gostariam de trabalhar com esse meio de transporte enfrentam dificuldades ao estacionar e até mesmo ao encontrar algum local para poder cuidar da higiene (algumas pessoas acabam sofrendo por conta do suor). Caso houvesse uma conscientização em relação a certos fatores importantes para os ciclistas, haveria um número maior destes na cidade. Mesmo assim, Curitiba apresenta um cenário favorável para o crescimento do mercado de bicicletas como meio de transporte, trabalho e lazer. Sendo assim, pesando os prós e contras, vale a pena investir nas bikes. Utilizar esse veículo, significa estar conscientizado com o meio ambiente, população e também com a própria saúde.