Grupos de Ciclismo

Eles estão acabando com as suas desculpas para não pedalar.

Você não anda de bicicleta por que tem medo de ser assaltado(a)? Por que não tem amigos que te acompanham? Por que tem medo do trânsito? Por que?

Hoje, existem diversos grupos de ciclistas espalhados pela capital paranaense. E aqui vou te mostrar o porquê que você não terá mais desculpas para não pedalar.

Falta de tempo:

Existem grupos que se segmentam por dias da prática do esporte, então a desculpa: “ah, só posso terça às 19h34”, não conta mais. Existe uma lista que cita quais grupos pedalam em quais dias, é só clicar no primeiro link disponibilizado ao final desse texto.

Insegurança:

Nós vivemos em um país violento, onde o número de assaltos é alto e isso nos traz muita insegurança na hora de sair com a bike sozinho. É uma coisa meio óbvia, mas nos grupos de pedaladas, as chances de ser assaltado(a) diminui drasticamente pelo fato do número de pessoas ser grande. O mais legal é que, na maioria destes grupos, existem pessoas que se disponibilizam a levar até a porta de casa os mais vulneráveis ou as pessoas que se sentirem inseguras. No quesito insegurança, também podemos citar a guerra contra os veículos maiores, que infelizmente insiste em perdurar e atrapalhar ambos os lados.

Quando a pessoa está sozinha andando entre os carros, é muito mais fácil ela sofrer um acidente. Às vezes por desrespeito dos maiores ou por que o motorista não enxergou o ciclista. É horrível, mas infelizmente acidentes acontecem. Porém, quando se está em grupo, a chance de alguém não te ver é praticamente nula, pois todos percebem a movimentação “anormal” acontecendo. E também o motorista que estiver atrás de uma “manada” de ciclistas, não vai arriscar a tentar passar de forma perigosa pelo grupo.

Falta de amigos que se interessem:

Esse é o menor dos problemas. Em todos os grupos, as pessoas são acolhidas de braços abertos, por que é um grupo que luta pela mesma coisa, pelo respeito, pelo esporte e pela sustentabilidade. Não precisa ter medo de ficar para trás também, por que nos grupos existe uma “lei” onde ninguém é deixado para trás. Então, caso você esteja começando, pode ficar tranquilo que ninguém vai te largar no meio do nada.

Uma coisa que é legal também, são os grupos femininos de bike. Aqui em Curitiba, temos um bom exemplo que é o grupo “SAIA DE BIKE”, onde apenas mulheres podem participar. Assim, também acolhe as mulheres que não gostam de pedalar com os marmanjos.

E aí, qual a sua desculpa para não pedalar?

LINK DOS GRUPOS DE PEDALADA: http://goo.gl/CKoxVF