As Bolhas do Bitcoin

Os movimentos do bitcoin tem sido bastante voláteis desde a sua criação em 2009. Mas estes 10 anos de história nos dão informação suficiente para fazer algumas análises da essência deste novo ativo que está mudando o mundo.

Vamos começar olhando para um gráfico do preço do bitcoin em março de 2013. Você compraria isso?

Será que vale a pena comprar? Será que é uma bolha?

Seis meses depois, parece que o cenário mudou completamente.

Puts.. devia ter comprado

Aquilo que parecia claramente uma bolha, passou a ser apenas um calombo no gráfico.

Vamos estudar mais a fundo.

A primeira coisa que nos ajuda a entender é a escala logarítmica.

A apresentação de dados em uma escala logarítmica pode ser útil quando os dados cobrem uma grande gama de valores — o logaritmo reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada e manejada.

Ah.. bem mais fácil de vizualizar agora..

Próximo conceito que precisamos entender é o “reward halving”. Basicamente, a criação de novos bitcoins cai pela metade a cada 4 anos. Isso reduz a oferta. Se a demanda for mantida ou aumentar, a única coisa que pode subir para compensar é o preço.

Porém, seria um engano achar que este gráfico crescerá exponencialmente para sempre. Como qualquer nova tecnologia, a difusão se dá gradualmente, começando com os inovadores e “early adopters”, seguidos pela maioria inicial, maioria tardia e finalmente os retardatários.

Difusão de novas tecnologias

Ao invés de uma curva exponencial, temos uma curva logarítmica que começa lenta, acelera rapidamente e depois desacelera. Isso também é visível na difusão de outras tecnologias recentes.

Em 2014, surgiu o gráfico abaixo, onde foi aplicada uma curva logarítmica a partir da interpolação dos preços até então.

Na época, poucos acreditavam na insana previsão de que o bitcoin chegaria a USD 10.000 em 2017.

Mas atualizando este gráfico, reparamos que o preço efetivamente superou a previsão quando atingiu quase USD 20.000 em 2017.

Mas, nem tudo é glória.

Após o período de alta (bull market) vem o período de baixa (bear market). Desde o início, após os grandes períodos de alta, o preço costuma corrigir violentamente para baixo.

As barras azuis no gráfico a seguir mostram a queda do topo, em percentual. Reparem que as quedas de 80% a 90% tem sido comuns, mas que em nenhum momento da queda, o preço retorna para abaixo do topo da onda anterior.

O quadro resumo a seguir ajuda a colocar essas quedas em contexto.

Pelo menos até agora, considerando a análise gráfica e o “ reward halving” definido no código-fonte, podemos dizer que o bitcoin vem se movendo em intervalos de 4 anos, mantendo uma média de apreciação de 3x por ano. Obviamente não podemos afirmar que isto se mantenha, mas é uma boa referência.

Já sabemos que o preço do bitcoin é bastante imprevisível no curto prazo, mas podemos seguir essa projeção para o futuro.

Estes movimentos de preço refletem o sentimento emocional do mercado como um todo, passando por entusiasmo, ganância, euforia, medo, desespero e capitulação.

A montanha russa emocional não tem sido fácil, mas quem sobrevive vem sendo recompensado.

Mas olhar para gráficos passados é fácil. É muito mais difícil perceber e entender o que está acontecendo no presente.

Para ajudar a entender se o preço esta caro ou barato, um cara chamado Trace Mayer resolveu dividir o preço atual pela média móvel de 200 dias.

É um jeito de entender a relação preço vs. valor. Quanto menor este múltiplo, mais barato esta o ativo. Quanto maior, mais caro, maior a bolha.

No final de 2017, o Mayer Multiple atingiu 4, indicando que o preço do ativo estava caro. Não tão caro quanto 2013 ou 2014, onde já chegou a 8.

Com a queda de 2018, o Mayer Multiple retornou para abaixo de 1, indicando que o preço está barato.

A seguir, temos um gráfico de candlesticks anual, também em escala log. É mais um jeito de tentar filtrar o ruído.

Este tipo de gráfico é interessante pois consegue representar 5 informações em uma única barra. O corpo da barra marca os preços de abertura e fechamento do período. Se ela for verde, o preço de fechamento foi acima da abertura. Se for vermelha, o preço de fechamento foi abaixo da abertura. As máximas e mínimas do período são representadas pelas linhas acima e abaixo.

O projeto do Bitcoin começou em 2009 como uma revolução pacífica para tentar separar o Estado do dinheiro que usamos. O desenvolvimento de uma moeda nativa da internet, não confiscável e não inflacionária é profundamente importante. Pela primeira vez na história, qualquer pessoa pode trocar valor com qualquer outra, em qualquer lugar do mundo, pela internet, sem depender de nenhum intermediário. É uma rede puramente voluntária, onde ninguém é forçado a participar, e só o tempo dirá o que vai acontecer nos próximos anos.

When in doubt, zoom out.