Bitcoin Real Index — Metodologia de cálculo e critérios de seleção de exchanges
O Bitcoin Real Index (BRIX) é um índice, cotado em real (R$), que referencia o preço de uma unidade do ativo digital Bitcoin (BTC) negociada nas plataformas de compra e venda (exchanges) de criptoativos do mercado brasileiro.
Assim como outros índices de mercado, buscamos representar o valor do Bitcoin por meio de uma média de preços dos últimos negócios (trades) realizados nas exchanges. Esta média é ponderada pelo volume negociado nestas plataformas em um intervalo de tempo específico. Porém, adotamos critérios distintos daqueles comumente utilizados.
Deficiências das metodologias dos índices de Bitcoin no Brasil
Índices reconhecidos pelo mercado utilizam a seguinte metodologia:
- Obtêm o último preço negociado nas exchanges;
- Calculam, então, a média ponderada do preço considerando o volume total de negócios das últimas 24 horas informado pela própria plataforma.
Diante desta metodologia, verificamos dois problemas que consideramos relevantes:
- É impossível validar a veracidade do volume de negócios fornecido pelas exchanges apenas por meio dos valores totais declarados nos tickers.
- O período de 24h horas utilizado para o cálculo dificulta a detecção e representação pelo índice de movimentos bruscos e ou atípicos, uma vez que o peso da(s) exchange(s) onde o movimento ocorreu pode estar subjugado pelo peso das outras exchanges dentro do período de 24 horas.
A metodologia do BRIX
No BRIX, utilizamos a seguinte metodologia:
- Obtemos o último preço negociado nas exchanges;
- Calculamos, então, a média ponderada do preço considerando o volume total de negócios calculado a partir do histórico dos últimos 60 minutos.
Sendo assim, apenas as exchanges que oferecem histórico completo de negócios realizados estão presentes no BRIX. Com base nesses dados, calculamos os volumes operacionais relativos a cada uma delas.
Desta maneira temos mais confiança em relação à veracidade dos volumes, pois o histórico de negócios é difícil de ser manipulado e tal prática deixaria rastros. A manipulação do ticker, contudo, é mais fácil de ser feita.
Também utilizamos um período de tempo menor, de 60 minutos, para realizar o cálculo de ponderação e, assim, acreditamos obter um valor mais representativo da atual situação do mercado.
Quais exchanges compõem o BRIX?
À época do lançamento da versão 1.0 do BRIX, em janeiro de 2019, apenas algumas exchanges brasileiras atendiam ao critério estabelecido pelo índice (disponibilizar o histórico de negócios realizados), sendo elas:
- Bitcambio
- Bitcointoyou
- Bitcoin Trade
- Mercado Bitcoin
A equipe do BRIX espera contar com a salutar pró-atividade das dezenas de exchanges que operam no mercado brasileiro para que estas possam evoluir o nível de transparência das informações oferecidas ao mercado. Assim, esperamos aumentar o número de exchanges utilizado como base para o cálculo do Bitcoin Real Index.