Bizanc Lightpaper — PT

Bizanc
8 min readAug 6, 2019

--

** To read this article in English, please click on the link below https://medium.com/@bizanc/bizanc-whitepaper-draft-172ef6f11d2d **

Resumo

Bizanc é uma plataforma descentralizada de comercialização de ativos digitais, operando sobre uma arquitetura de Blockchain, permitindo a negociação de criptomoedas como Bitcoin, Ether e Tokens da rede Ethereum, bem como a emissão de Tokens dentro da própria rede Bizanc. A plataforma visa possibilitar, além de um mercado de ativos estritamente digitais, a tokenização e negociação de ativos tangíveis e financeiros convencionais, como: títulos de crédito, consórcio, permuta, commodities, pontos de programas de recompensa e fidelização, Tokens estáveis pareados ao Real e outras moedas fiduciárias. A estrutura descentralizada da rede Bizanc confere um ambiente altamente resiliente, superior em disponibilidade e segurança ao eliminar pontos únicos de falha, e redução de custos de transação comparada a soluções convencionais. A Bizanc tem como foco prover maior liquidez a criptomoedas e acelerar a adoção de soluções descentralizadas pelo mercado.

Contextualização

Com o advento do Bitcoin na última década e a explosão do mercado de criptomoedas nos últimos anos, tecnologias de sistemas distribuídos tomam espaço nas mais diversas esferas econômicas, com o mercado demonstrando um grande interesse em tecnologias de Blockchain, Distributed Ledgers e Smart Contracts. Em 2018 o mercado de criptomoedas atingiu em seu auge uma capitalização próxima de 800 bilhões de dólares, operando volumes diários de dezenas de bilhões de dólares. As criptomoedas começam a surgir como uma possível alternativa ao sistema financeiro tradicional, políticas monetárias e dirigismo por bancos centrais; possibilitando a transferência de quantias significativas de valores financeiros com segurança e agilidade, independente de jurisdição, livre das amarras de sistemas bancários tradicionais, formando um mercado verdadeiramente global. As instituições tradicionais estudam formas de adotar a tecnologia.

Porém, uma das principais dificuldades enfrentadas por criptomoedas são as barreiras de entrada para se operar neste mercado. Apesar do imenso valor atribuído à segurança e resiliência de redes como Bitcoin e Ethereum, contraditoriamente quase que a totalidade das negociações de seus ativos ainda depende do intermédio de serviços centralizadas, sujeitos a todas as falhas e problemas que as criptomoedas foram criadas para solucionar.

Desde a concepção do Bitcoin até o ano de 2018, existe registro de mais de 30 casos de Exchanges de criptomoedas que sofreram hacks e tiveram quantias milionárias roubadas, totalizando mais de 1 bilhão de dólares em prejuízo, sem considerar o impacto negativo dos incidentes sobre a percepção pública e a demanda por criptomoedas. Também não é incomum que Exchanges centralizadas encontrem-se fora do ar por problemas em seus servidores, lesando seus usuários e afetando o mercado negativamente.

Bizanc Blockchain Network

Frente a estes desafios nasce a ideia da Bizanc, uma plataforma aberta, descentralizada, utilizando de um protocolo próprio de Blockchain com foco específico em negociação de valores, e com o intuito de facilitar e acelerar a adoção de criptomoedas. A Bizanc medeia a interoperabilidade entre Blockchains distintas, e possibilita que pares (peers) transmitam ordens de mercado a uma rede composta por nós (nodes) autônomos, responsáveis por fazer o casamento das ordens e registro das execuções na Blockchain pública da Bizanc, garantindo alta auditabilidade e transparência à operação da rede.

A plataforma Bizanc também conta com uma funcionalidade nativa de Tokens, permitindo que usuários facilmente cunhem ativos digitais com regras pré-estabelecidas de emissão, sem o trabalho de desenvolver uma solução em Blockchain proprietária e aproveitando-se da segurança e robustez do ecossistema Bizanc.

Funcionalidades

A plataforma Bizanc conta com quatro funcionalidades base: transferência de valores, exchange, geração de Token e atomic swap.

Transferência de valores é a funcionalidade básica de todas as criptomoedas, permitindo que usuários transacionem unidades de valor entre contas. Na Bizanc usuários podem transferir qualquer valor presente em suas contas, como a moeda nativa BIZ, Bitcoin, Ether e Tokens Ethereum, ou Tokens nativos gerados na rede Bizanc.

No ambiente de Exchange, é possível que o usuário execute operações de mercado, ordens de compra e venda, e cancelamento de ordens.

Ordens de geração de Token permitem que usuários estabeleçam um nome e símbolo ticker únicos na rede, estoque total de Tokens, e chaves públicas que tenham permissão de administrar o Token.

A estrutura de atomic swap possibilita se estabelecer uma conta com uma quantia pré-alocada de um ativo, e que outros usuários possam depositar ativos nesta conta e convertê-los a uma taxa pré-determinada. Essa funcionalidade existe para facilitar a distribuição de ativos e organização de ICOs (Initial Coin Offering).

Todas as operações são transmitidas pelos usuários à rede de nodes, que propagam a operação até sua eventual mineração. É cobrada uma taxa sobre a operação, e corretagem sobre ordens de mercado executadas.

A plataforma Bizanc possui sua moeda nativa, BIZ. BIZ servem como prêmio a mineradores que sucedem em minerar um bloco, e como base na precificação de ativos e intermédio entre operações de mercado. A intermediação entre BIZ e pares de moedas no ambiente de Exchange possibilita a funcionalidade de pathfinding. Pathfinding permite que ordens sejam casadas indiretamente, em livros de ordem distintos. Por exemplo, supondo que Alice deseje comprar ETH pagando em BTC e Bob deseje vender OMG por BTC, no momento em que Carol enviar uma ordem para comprar OMG pagando em ETH, a plataforma é capaz de automaticamente casar a ordem de Carol com Bob, e de Bob com Alice. Esta operação ocorre de forma atômica; ou ela é executada em todas as pontas, ou não ocorre, livrando os participantes do risco de contraparte.

A: BTC > ETH

B: OMG > BTC

C: ETH > OMG

Também é possível que usuários tenham mais de uma ordem aberta em pares diferentes com os mesmos fundos. Por exemplo é possível que se envie uma ordem de compra de quantidade Y de ETH por X de BTC, e Z de EOS com os mesmos X de BTC. Assim que uma das duas ordens for total ou parcialmente efetuada, a ordem alternativa é automaticamente cancelada ou reduzida equivalente à execução.

Com essas funcionalidades a Bizanc almeja proporcionar usabilidade superior e potencializar significativamente a liquidez do mercado de criptomoedas.

Seguindo como modelo o Bitcoin — a primeira e mais bem estabelecida criptomoeda — a rede Bizanc adota um algoritmo de consenso proof-of-work (PoW). Em um regime de PoW, nodes mineradores devem gerar uma prova criptográfica de capacidade computacional despendida, através de um algoritmo de hashing, para gerar um bloco de transações válido que possa ser transmitido e assimilado pelo restante da rede. Na rede Bizanc, nodes mineradores são recompensados com uma quantia em moeda nativa BIZ por cada bloco minerado.

Exchange Descentralizada

A Bizanc expande a funcionalidade padrão de Blockchains para, além de troca de valores, possibilitar também uma estrutura de Exchange Descentralizada (Decentralized Exchange, ou DEX). Usuários podem enviar ordens de compra ou venda, escolhendo o par de ativos, quantidade e preço a serem negociados, que serão propagadas a todos os nodes da rede. Ordens em aberto ficam armazenadas em um pool temporário replicado em todos os nodes, até que sejam casadas total ou parcialmente com outras ordens, para então serem integradas a um bloco e mineradas. No momento em que a ordem for casada, os respectivos fundos ficam travados na conta do usuário, e assim que o bloco é confirmado os fundos são devidamente debitados.

Este arranjo permite que a operação da Exchange seja aberta e transparente. A adesão é livre, qualquer usuário pode dedicar poder computacional para exercer a função de minerador e garantir a integridade da rede. Todas as operações — sejam de transferência de valores, negociações, ou depósitos e saques de ativos — ficam permanentemente registradas e acessíveis na Blockchain. Também é possível verificar o volume total dos ativos dentro da rede, até mesmo os armazenados em conta e não ativamente negociados. O casamento das ordens se dá de forma distribuída, por todos os nodes mineradores. Essas características fazem com que fraudes e más-práticas possíveis de se efetuar em serviços centralizados se tornem inviáveis, como falsificação de volume de negociações ou casamento seletivo de ordens.

Emissão de tokens

A funcionalidade de emissão de Tokens e de atomic swap tem como intuito oferecer uma solução completa à Tokenização de ativos e um sistema efetivo de distribuição de ativos digitais.

Envia-se uma requisição de geração de Token à rede, especificando parâmetros como nome do Token e símbolo ticker, estoque do Token e outras chaves públicas com permissão de administrar o Token. Nodes confirmam que o nome e ticker são únicos, não conflitando com Tokens já existentes, e a requisição é minerada e os Tokens gerados. É cobrada uma taxa específica para se evitar spam na rede ou geração maliciosa de Tokens. Cada Token é identificado por um hash único.

Atomic Swap

A Bizanc também possibilita o estabelecimento de ordens de Atomic Swap. Envia-se uma operação à rede determinando o ativo a ser vendido e quais ativos devem ser aceitos como forma de pagamento, quantidade total e preço. Outros usuários podem então transferir os ativos pré-determinados para que eles sejam convertidos ao ativo alvo automaticamente (assim que a operação for confirmada em um bloco) e de forma atômica, sem risco de contraparte.

Com tais funcionalidades, a Bizanc pretende acelerar a adoção de criptomoedas e interligar a economia real com a virtual, superando as atuais barreiras de entrada e gerando um ecossistema com fricção mínima. Tokens estáveis lastreados ao Real e outras moedas fiduciárias podem servir para facilitar a adoção de criptomoedas pelo mercado tradicional. Pequenos negócios e varejo, por exemplo, podem aproveitar da segurança, agilidade e taxas de transação reduzidas oferecidas por soluções em Blockchain, e ainda se protegerem da volatilidade de criptomoedas convertendo seus valores em Real automaticamente. Indústrias podem organizar sistemas abertos e descentralizados de permuta, representando créditos de troca em Tokens. Comunidades podem criar moedas específicas para suas economias locais. O objetivo é viabilizar organizações não antes possíveis, com menos dependência em intermediários, mais transparência, possibilitando um mercado verdadeiramente global e sem barreiras.

Conclusão

Este paper introduz a proposta de uma Exchange Descentralizada, descreve suas funcionalidades e possíveis vantagens comparada a serviços centralizados disponíveis. É proposta uma plataforma em Blockchain que possibilite, além de troca de valores, negociação de ativos e geração de Tokens nativamente. Também esboça-se aplicações da plataforma e atrativos para a sua adoção.

Obrigado

Comunidades

--

--

Bizanc

Decentralized Finance is a decentralized cryptocurrency exchange platform that allows users to trade Bitcoin, Ether, ERC20 Tokens. https://bizanc.io