Shaka Maidoh & Sam Lambert

A Black & Company é uma marca que procura valorizar a alfaiataria da forma mais casual possível, mantendo um estilo elegante mas sem perder a versatilidade, utilizando como inspirações, sempre temas da cultura afro. E ao falar de elegância e repesentatividade negra na moda, é imprescindível citar os nomes de Shaka Maidoh e Sam Lambert, do Art Comes First.

Quem são eles?

Filho de pai alfaiate e mãe enfermeira, os pais de Shaka Maidoh saíram do Oeste da África e imigraram para o Reino Unido, onde ele nasceu. Sam Labert é um estilista nascido na Angola e que da mesma forma cresceu na Europa, entre Espanha e Reino Unido, também é filho de alfaiate e sua mãe era uma comerciante que viaja com frequência. Estão radicados em Paris e são sócios fundadores do Art Comes First, um coletivo de moda que conta com mais cinco membros. Costumam produzir roupas e acessórios para a marca de mesmo nome, além de colaborarem com outras grandes marcas.

Sobre Estilo

Shaka Maidoh (o mais alto) e Sam Lambert são ícones de estilo e figuras carimbadas na cena da moda parisiense e nos blogs de streetstyle mais famosos do mundo, como o The Sartorialist. Ambos possuem guarda-roupas que parecem ter saído do início do século passado, com versões repaginadas de peças clássicas, sempre equilibrando sobriedade com criatividade. Apesar de fazerem uso de ternos bem cortados, inclusive feitos por eles, não se limitam apenas às peças tradicionais. Conseguem harmonizar roupas de alfaiataria, como calças mais largas com pregas e costura italiana, com jaquetas de couro ou bomber.

São vistos na maioria das vezes juntos, curiosamente usando outfits que parecem de alguma forma se complementarem. A dupla compõe um visual nada monótono e de extremo bom gosto, mesclando peças minimalistas e elegantes com outras mais casuais, como t-shirts brancas e bermudas de alfaiataria, além de acessórios também produzidos por eles, como os chapéus, boinas, suspensórios, gravatas e outros.

Sobre Representatividade

É interessante notar que, como filhos de imigrantes africanos, a dupla por trás do A.C.F representa para a cultura e para a comunidade negra de forma geral, o reconhecimento e respeito por parte do público e da mídia, em um continente que ainda possui grandes marcas de intolerância racial e xenofóbica. A dupla reforça a autoafirmação negra e orginilalidade, servindo como exemplo para que tal cultura seja valorizada dentro de outros cenários. É de suma importância o realce do negro em âmbitos que há algum tempo atrás, eram tidos como superficiais, como a moda.

Sobre a Black & Company e inspirações

Separamos algumas combinações que procuramos adequar a realidade do nosso clima tropical, sobretudo nordestino, podendo servir como sugestão para o uso das roupas da Black & Company, como as batas e nossas camisas de alfaiataria mais básicas.

Texto: Duda Ogunkoya

Links para acessar as redes sociais da Black & Company: Facebook,Instagram,Twitter.