A IMPORTÂNCIA DO ASCENDENTE NO MAPA ASTRAL E VIDA COTIDIANA

por Blender Barbosa

O Ascendente é o nosso EU, associado à nossa aparência física, o “REAL”, saúde e a como os outros nos veem, como nos portamos e como conquistamos nossos objetivos. Diante disto, o mapa astral é uma ferramenta importantíssima e eficaz para que um astrólogo possa interpretar de maneira científica a posição dos planetas e dos signos de um indivíduo, em especial essa posição.

Por se tratar de uma ciência exata ou não (permitida erros e contestações), o cálculo utilizado consiste no dia do nascimento da pessoa e horário, baseado em números já definidos pela astrologia.

A Astrologia é uma ciência milenar utilizada desde os primórdios mais relevantes de toda a história, em várias culturas. Este campo de estudos é presente em civilizações orientais e ocidentais. Temos por exemplo o horóscopo grego-sumério, que é o mais conhecido, no qual utiliza dos 12 signos, 12 casas, influências dos planetas, mapa astral e vários outras formas de manifestação e interpretação da personalidade, elevação do ser, autoconhecimento, relações pessoais, aptidões e até previsão do futuro.

A complexidade é bem mais fácil de compreender quando analisado o mapa astral do indivíduo, com uma base ligada à filosofia, psicologia, ocultismo e religião. Passível de erros, a astrologia possui essa ferramenta importantíssima — o Mapa Astral — somente dessa forma que o pesquisador, indivíduo ou astrólogo consegue descobrir qual a ascendência ou em qual signo a Casa 1 se encontra.

Saber em qual signo está o Ascendente é uma tarefa fácil na hora de buscar pela informação, mas difícil na hora de interpretar, pois cada um dos 12 signos e das 12 casas possui suas particularidades.

A hora e local de nascimento são fundamentais para a confecção do Mapa Astral. A partir dessas informações é possível identificar a posição do ascendente no mapa natal.

APLICAÇÃO NA VIDA COTIDIANA

A astrologia grega se distinguiu da babilônica pela importância que confere a hora do nascimento do indivíduo. Ela encontra na filosofia estoica uma confirmação de seu postulado fundamental: “ a ideia de destino (“tudo está escrito”) que vem reforçar o princípio de simpatia”, segundo o qual o homem (microcosmo) é solidário com o universo, segundo se manifesta no movimento dos astros.

Segundo a astróloga, Márcia Fervienza, o modo como você chega, sai ou vai a algum lugar, a forma como você começa as coisas novas na vida, a primeira impressão que os outros tem de você e como você quer que os outros te vejam, tanto no modo de vestir, falar, aparência e profissão, são influenciados pelo Ascendente. “O signo ascendente é aquele que estava ascendendo no horizonte no momento em que nascemos. Ele varia conforme o lugar de nascimento, e quatro minutos de diferença na hora em que nascemos podem variar o ascendente em um grau, por exemplo. ” (Marcia Fervienza, 2010)

Portanto, a Casa 1 tem relação com nosso ego, com nosso eu físico e palpável. Sendo nossa máscara, aquilo que vai à frente. Imagine uma carruagem: o cavaleiro é seu Sol, a carroça sua Lua, os cavalos o Ascendente e o caminho o Meio Céu.

O ASPECTO DE CADA SIGNO NA CASA 1

Cada uma das doze divisões do zodíaco, nomeadas a partir das constelações nelas situadas que são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Os Ascendentes do Elemento FOGO (Áries, Leão e Sagitário) associa-se bem com pessoas mais altas, com corpo ou aparência mais vistosa e enérgica. São tendencialmente mais louros, com cabelos volumosos, um estilo altivo e confiante, às vezes associados como brutos.

Os Ascendentes do Elemento AR (Gêmeos, Libra e Aquário) têm normalmente um aspecto urbano, com roupas e penteado da moda. Costumam ter um ar higiênico, muitas vezes com gel no cabelo. Frequentemente, o nariz é pronunciado e em forma de “bico de pássaro” e a pele tem um tom claro e amarelado. Os olhos tendem a ser claros.

Os Ascendentes do Elemento TERRA (Touro, Virgem e Capricórnio) podem ter um aspecto mais natural e discreto. O traço típico são rostos muito quadrados ou retangulares, com os maxilares bem vincados. Têm normalmente um corpo físico mais moreno, seco, rígido e uma postura estática.

Os Ascendentes do Elemento ÁGUA (Câncer, Escorpião e Peixes) correspondem frequentemente às pessoas mais tímidas, mais baixas, com um ar “querido” e os olhos com água. Podem ter tendência para a flacidez, obesidade e pele morena, embora úmida. (MEDEIROS, JOÃO, 2013)

ASCENDENTE EM ÁRIES

Possuem energia intensa e grande poder e determinação nas ações e ideias. Não costumam perder tempo, são extremamente competitivos e impulsivos, desejam destaque em tudo e estão sempre em ação. Essa é uma pessoa que aborda a vida de maneira frontal e sincera, porque sempre diz o que pensa, não costuma ser muito diplomática. É corajosa, tem garra para lutar por aquilo que deseja, e não costuma temer riscos. Impulsiva, quer tudo para agora, porque não gosta de perder tempo. Sua tendência a competir e sua energia física favorecem atividades esportivas.

ASCENDENTE EM TOURO

Nessa posição eles possuem poder de expressão potencial, em relação a finanças e estruturação organizacional. Apaixonados pelos luxos e pela beleza. Ao contrário de quem possui ascendente em Áries, essa pessoa costuma ser estável e pacífica. Encara a vida de maneira prática, e é uma apreciadora das coisas boas, seja comida, roupas ou lugares. Touro no ascendente não é dado a desperdícios financeiros, mas não economiza com o próprio conforto. Como não gosta de tirar conclusões precipitadas, costuma demorar mais a reagir às coisas que vive. Adora tudo que é familiar e duradouro.

ASCENDENTE EM GÊMEOS

Com esse signo ascendendo, temos uma pessoa que aborda o mundo com uma mente aberta e curiosa. Tende a ser alguém muito sociável, que conversa com todo mundo, e com quem se pode conversar sobre quase tudo. O difícil é manter seu interesse em algo por muito tempo. Usa a palavra como forma de se aproximar dos outros. Costuma ser ativo e falar gesticulando muito com as mãos.

ASCENDENTE EM CÂNCER

Emoções voláteis. Sentimentais, românticos, dramáticos. Câncer na Casa 1 TENDE a manifestar

suas emoções baseadas na vontade. Se identificam com suas famílias e questões do lar. Uma pessoa delicada, sensível e quase maternal. Quem possui ascendente em Câncer tem uma capacidade quase automática de gerar identificação com os demais. Assim, aqueles que rodeiam essa pessoa sentem como se ela fosse um ponto de firmeza e segurança. Quando atacada ou envolvida em alguma discussão, sua reação instintiva é se retrair e evadir a situação. Odeia discussões e sempre cuida aquilo que diz para não ferir os demais.

ASCENDENTE EM LEÃO

Projetados com dignidade, energia, vontade, brutalidade e autoridade. Expressam de acordo com suas conveniências, normalmente controladores. Pessoas com ascendente em Leão não costumam passar despercebidas quando chegam a um lugar. Todos notam sua presença, e se sentem atraídos por sua energia calorosa, otimista e cheia de vitalidade. Sua personalidade forte e sua generosidade a tornam facilmente o centro das atenções. Por ser uma pessoa muita expressiva no que diz respeito a sentimentos, em algumas ocasiões pode ser excessivamente dramática.

ASCENDENTE EM VIRGEM

Sutileza mental expressada na praticidade. Sistemáticos, bem-organizados desde a ideia à execução. Detalhistas, cuidadosos perfeccionistas. Pessoas de ascendente em Virgem estão sempre prontas a resolver um problema. Ativas e de ideias práticas, não pensam duas vezes em se prontificar para a realização de alguma tarefa. Por ser muito detalhista e buscar a perfeição naquilo que faz, muitas vezes pode perder tempo com coisas desnecessárias. Tem um cuidado especial com o próprio corpo e com a própria saúde, e costuma ser humilde, paciente e, às vezes, demasiado crítica.

ASCENDENTE EM LIBRA

Esse é um diplomata por natureza. Sempre em busca do equilíbrio e da harmonia nas relações, é uma pessoa essencialmente social, carismática e atenta às necessidades alheias, o que torna esse tipo um bom anfitrião. Tem facilidade para fazer amigos e reunir pessoas, e gosta de colaborar aos outros. Seu forte sentido de justiça pode tornar essa pessoa indecisa, já que ela precisa sempre pesar todos os lados de uma situação.

ASCENDENTE EM ESCORPIÃO

Vistos nessa posição com energia e força de vontade, disposição para correr riscos e atingir objetivos. Teimosos, intensos, fixos, passionais. Atraem fontes ocultas de poder. Essas pessoas costumam entrar nos ambientes de maneira silenciosa e se dedicar a ficarem observando tudo e todos por um tempo, antes de se integrar. Introvertidos e reservados, têm uma postura auto protetora inicialmente. Por isso, não costuma ser uma pessoa muito social, mas apesar de ter poucos amigos, a relação com esses é de lealdade, tanto nos bons quanto nos maus momentos.

ASCENDENTE EM SAGITÁRIO

Não importa aonde cheguem, essas pessoas sempre trazem ao ambiente uma energia de otimismo e fé no futuro. Sua posição diante da vida os torna uma inspiração para os demais, e a alma de toda festa. Os outros costumam se reunir para ouvir essa pessoa contar suas histórias de viagem ao redor do mundo. Discussões filosóficas lhe atraem. É uma pessoa essencialmente livre, amigável e idealista.

ASCENDENTE EM CAPRICÓRNIO

Esforçados, disciplinados, sistemáticos, trabalhadores e pacientes. Possuem objetivos e visão atingi-lo com praticidade. Normalmente são sérios, austeros, melancólicos e reservados. Não importa quanto tempo demore, uma pessoa com ascendente em Capricórnio jamais começará algo até estar absolutamente segura de que pode levar aquilo adiante, seja uma relação, um trabalho ou uma simples atividade. De atitude reservada e séria a princípio, não costuma ter pressa. Não é dada a tomar riscos, sabe perseverar e acredita que as coisas boas da vida levam tempo para se concretizarem.

ASCENDENTE EM AQUÁRIO

Originalidade, criatividade, independência, divertidos, amigáveis. Preferem ser amados e não gostam de chamar a atenção para si mesmos. Ligados a grupos e círculos fechados de amigos. Com uma aparência um pouco desligada, um pouco desinteressada, quem tem ascendente em Aquário é sociável, aberto ao novo e ao outro, mas sempre mantém uma certa distância em suas relações. Isso porque sente um medo intrínseco de perda de liberdade, e teme que as relações possam privá-lo disso. Em equipe, costuma ser aquele que apresenta as soluções mais engenhosas para os problemas. É amigo de todo mundo e todos sentem que podem contar com ele. Mas ao mesmo tempo ele sabe que pode contar apenas com poucas pessoas na vida.

ASCENDENTE EM PEIXES

Há duas maneiras relativamente fáceis de identificar ascendentes piscianos. A primeira é pela maneira como se vestem, tendendo para o estilo “hippie”. A segunda é pela facilidade que eles têm de se mesclar e se adaptar ao ambiente em que se encontram. Simpáticos e compreensivos, essas pessoas estão sempre dispostas a ajudar, mas infelizmente seu idealismo compromete seu sentido prático, o que a torna melhor ouvinte do que solucionadora de problemas.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.