GERUNDISMO: UM VÍCIO QUE CAUSA INSEGURANÇA

Por Blender Barbosa

É muito comum no nosso cotidiano falarmos de maneira solta e informal, afinal, a língua é uma só e o objetivo da fala é transmitir uma ideia, pensamento ou explicação. Mas quando estamos na função de empresa, temos o dever de nós atentarmos à forma na qual iremos nos comunicar. Isso aplica-se principalmente às profissões e funções que exijam o uso da fala. Alguns exemplos de ocupações que lidam diretamente com tal discussão são: call-centers e atendentes de telemarketing.

Alguns vícios de linguagens comuns entre atendentes é o gerundismo, algo que causa insegurança do outro lado da linha e entende-se que o profissional não domina o seu trabalho ou até mesmo não sabe se expressar nos seus atendimentos.

O gerúndio refere-se à forma nominal e quando utilizado de forma incorreta, configura um vício de linguagem. Já o gerundismo é considerado esse próprio vício, ou seja, são elementos diferentes que não podem ser confundidos.

Definição

Gerúndio é uma das formas nominais do verbo (ação), formada pelo sufixo (final da palavra) — ndo (por exemplo: cantando, vendendo, partindo). É empregado para denominar uma forma nominal e invariável do verbo, podendo ter valor correspondente de um advérbio ou de um adjetivo. Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio:

 Os atendentes da operadora estão atendendo na central

 Chorando, ela ligou para o call-center e não se despediu.

O gerundismo é considerado um vício de linguagem, que utiliza inadequadamente o gerúndio. Muitas vezes empregado com o objetivo de reforçar uma ideia de continuidade de um verbo no futuro, e acaba por complicar ainda mais o diálogo. O que antes poderia ser dito de maneira mais econômica, prática e direta, foi trocado por uma frase difícil e complexa que prefere utilizar três verbos a apenas um ou dois. Observe os exemplos de gerundismo:

 O departamento responsável vai estar entrando em contato com a senhora.

 No próximo mês, o padre vai estar completando quarenta anos.

AO PASSAR PARA A FORMA CORRETA:

 O departamento responsável vai entrar em contato com a senhora. / O departamento responsável entrará em contato com a senhora.

 No próximo mês, o padre vai completar quarenta anos. / No próximo mês, o padre completará quarenta anos.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Blender Barbosa’s story.