A visão dos brasileiros sobre finanças

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com a ajuda do instituto de pesquisa do Datafolha, coletou informações de investidores para tentar entender os seus comportamento e suas motivações na hora de aplicar dinheiro. Nomeada de “Raio-X do investidor brasileiro”, a ideia é que ela seja repetida anualmente para monitorar as intenções de investimentos em aplicações de cada ano.

A pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros não conhece nem utiliza serviços de investimento. Quando confrontados por perguntas sem opções de escolha, apenas 45% da população conhece um ou mais produtos. A campeã de menções foi a poupança, citada em 32%. Além disso, para os brasileiros, investimento engloba um conceito muito mais amplo, e vai muito além de produtos financeiros. Apenas 9% fizeram aplicações financeiras, mas 25% disseram ter investido em 2017. Para eles, a compra de bens como carro, moto, imóvel e estudo, também são considerados investimentos. Embora sejam formas legítimas, a pesquisa revelou que poucos se preocupam em ter e manter uma reserva financeira. Na hora de investir, informações como a segurança (54%) e rentabilidade (16%) são considerados pelos investidores na hora de fazer um aporte financeiro. A pesquisa também revelou que os brasileiros não estão preocupados com o planejamento financeiro a longo prazo. Quase metade (47%) irá se aposentar com os recursos da Previdência Pública (INSS). Outros 28% continuarão trabalhando e os recursos virão do salário; 12% não sabem de onde virá o dinheiro para o sustento na aposentadoria.

Você se identificou com a pesquisa? Temos uma oportunidade para que você mude o seu amanhã. Já mostramos que é fundamental a preocupação com o futuro, por isso, um dos pilares da nossa empresa é a educação financeira. Dispomos de conteúdos pensados para auxiliar na mudança do panorama econômico do país, incentivando e disponibilizando mecanismos para que a população possa entender sobre finanças. Uma linguagem fácil, com um site totalmente acessível para que a sua experiência seja a melhor possível. Sinta-se convidado a fazer parte do nosso cluster. Acesse o site da Cluster21 e confira as vantagens de se tornar um investidor.