Emulando — Game Boy, Game Boy Advance e Virtual Boy

de 2019 a 2023 — Como usar emuladores e afins PARTE 07

Calabouço das Roms
3 min readJul 3, 2023

Mais um pedaço do inicio do thread, com mais de um emulador, devido ao tamanho original dos textos.

Game Boy e Game Boy Advance emulado no Visual Boy Advance

Vou falar de um mais simples aqui. Os game boys, do clássico ao Advance. Eu gosto de rodar eles com o VisualBoy Advance (VBA-M), nunca da problema. Mas a vantagem mesmo é rodar GB colorido como se estivesse num Color ou Super Game Boy.
*Para o Game Boy atualmente recomendam: SameBoy, BGB, Gambatte, BizHawk ou Emulicious.
**Para Game Boy Advance atualmente recomendam o
mGBA.

Em 2020 eu “adaptei” esse trecho para um tutorial de como usar o VisualBoy Advance no YouTube. Prefira esta versão.

Virtual Boy emulado no Red Dragon / Retroarch

Pro Virtual Boy você tem 2 opções. A primeira é o Red Dragon. Eu não consigo fazer esse ficar sem ser esse fullscreen zoado e tem de sempre salvar as opções. Mas você pode retirar o vermelho morte do console, e isso pra mim é ótimo.
*Informação sobre erros podem estar datadas
*Atualmente recomendam o
Mednafen ou VBjin.

A outra opção é usar o Retroarch, um emulador mult-system. Ele usa o core Mednafen. Roda muito bem, mas não sei se tem como tirar esse vermelhão. A vantagem e que roda sem glitch visual, até onde vi, e que jogos como Wario Land tão rodando na velocidade certa.
*Eu prefiro o Mednafen fora do Retroarch, usando Gui.

Apesar de ser um tutorial de Sega Saturn, em 2023 eu fiz meu primeiro tutorial que utiliza o Mednafen. Outros consoles podem ter ações diferentes ao emular, mas o básico pode ser visto ai.

Em 2019 fiz um review de Jack Bros. O único de algo do Virtual Boy. Pro vídeo usei do Red Dragon.

--

--

Calabouço das Roms

Blog focado em emulação e afins. Extenção do canal Indie-A-tom