Image for post
Image for post

O Canadá é aquele tipo de país que SEMPRE vai precisar de um imigrante pra chamar de seu. Sempre. E tem suas razões — que nem sempre são as mesmas razões do imigrante em si. Mas, isto é um outro assunto para uma outra hora. Contudo, porém, entretanto… se os caras te chamarem pro jogo, você tem que estar preparado pra parada. Mas, você deve estar se perguntando: "Mas, como assim?"…. Vamos lá.

Lembra das tarefas de Hércules? Então… não chega a tanto. É pauleira. Mas, vale a pena. O Canadá sempre quer profissionais, quer gente que ame o país, quer gente capacitada, quer formar cidadões. Em contrapartida, vai te oferecer um país lindo, organizado, seguro, multicultural, blá blá blá — primeiro mundo. Ponto. Só que pra fazer as malas e tirar uma foto pro Instagram, com o passaporte (e visto) na mão, você vai ter que ralar um pouquinho. …


Image for post
Image for post
Pesquisa recente da Rough Guides perguntou: “Qual o país mais bonito do mundo?”, e boa parte dos leitores não teve dúvidas: Canadá

Como diria Chico Buarque: “Amo tanto e de tanto amar/ Acho que ela é bonita”. É… Canadá é bonito pra caramba! E não é só eu que caio de amores por esse país, o povo da Rough Guides também acha a mesma coisa. E olha que os caras são europeus, hein! Pesquisa recente da revista britânica perguntou: “Qual o país mais bonito do mundo?”, e boa parte dos leitores saiu gritando ensandecido: Canadá, Canadá, Canadá!

Os por quês são vários: já por ostentar o título de 2º maior país do mundo, a beleza se esparrama pelo país afora. Suas cidadezinhas são belas, suas paisagens estonteantes, seus arquipélagos desforram uma ilha mais linda do que a outra, as estações — pelo menos, o verão, o outono e o inverno — pintam um Canadá para cada época do ano, suas Províncias tem seus detalhes únicos de beleza, isso sem contar o povo extremamente acolhedor. …


Sair dirigindo pelo Canadá afora não um bicho de sete cabeças assim

Se você é um brasileiro ou uma brasileira da gema, já dirige a longa data (ou não) no Brasil, e quer dar uns roles de carro pelo Canadá afora, saiba: isso não é tão difícil assim. Aliás, é bem simples. Mesmo você aterrissando por aqui como turista ou estudante, sem contar os residentes temporários e permanentes, todos tem sua chance de sair dirigindo por aí jogando neve pra todos os lados.

Antes de tudo, vamos deixar claro algumas coisas: as regras expostas neste post cabem à província de Ontário e ainda assim é sempre bom dar uma olhada se não houve alguma atualização ou mudança aqui ou ali. Cada província tem a sua lei, contudo isto não te impede de atravessar o Canadá com uma habilitação específica de um lugar específico — desde que habilitado, claro. …


Image for post
Image for post
Você abriria mão de um aumento salarial em prol da sua equipe e de um sistema que você acredita?

Isso mesmo que você leu: “médicos canadenses protestam CONTRA AUMENTO de salários”! Não bastando isto, eles ainda querem que aumento vá para os enfermeiros e outros membros da equipe. Tamanha “audácia” aconteceu em Quebéc com uns médicos e residentes revoltadinhos de lá. Incrível. Meu amigo, minha amiga, esse mundo existe, esse mundo é possível, esse mundo é real. Isso é Canadá.

A revolta dos médicos quebequenses, cerca de 700, aconteceu nesta semana, após serem informados pelo Sindicato dos Médicos da Província, sobre um aumento em seus salários. Como assim? Sem demora iniciaram uma petição on-line pedindo o cancelamento do incremento. …


Image for post
Image for post
Estudo recente revelou quem são os profissionais que estão na mira das empresas canadenses

Acertar na mosca não é fácil, aliás é bem difícil. O casamento de tudo aquilo que você estudou, trabalha há anos e faz com os pés nas costas com um empregador que busca exatamente um profissional do seu nível, e naquele país dos seus sonhos, pode até parecer um conto de fadas, mas não é impossível. Estudo recente revelou quem são estes que estão na mira das empresas canadenses — é a sua chance de ser o par ideal deste romance.

Pesquisa realizada pela empresa Randstad Canada mostrou as 10 profissões que vão estar no radar das empresas canadenses neste ano. Nem preciso dizer que a galera de TI tá em peso no top 10, né?! O estudo analisou vagas em aberto e vagas que serão criadas durante 2018. “A área de tecnologia continua sendo de alta demanda e a procura por analistas e desenvolvedores não para de crescer”, diz o estudo. …


Image for post
Image for post

Falo com êxtase que Toronto tem mais de 1600 parques públicos. É parque pra todo lado. É gostoso. É legal. É saudável. E se formos falar das bibliotecas, não é muito diferente. Praticamente todo bairro tem uma. E não estou falando daquelas bibliotecas medonhas, fedorentas e desorganizadas, não. É coisa boa. Prazerosa. Moderna. Cultura à flor da pele. E você lembra qual foi a última vez que você pisou numa biblioteca pública?

Monteiro Lobato já dizia: “Um país se faz com homens e livros”.

Cidades se fazem com homens e livros. Pra se ter uma ideia, Toronto tem uma população na casa de 2.8 milhões de pessoas, numa área de 630.2km². …


Image for post
Image for post
A chamada winter blues é real e perigosa, mas existem meios de evitá-la

Talvez você pense que atravessar um inverno em terras canadenses seja como nos filmes de Hollywood: uma neve branquinha caindo com trilha sonora de fundo, bonecos de neve por todos os lados, roupas estilosas e felpudas, pessoas esquiando de forma perfeita e famílias passeando de mãos dadas felizes pelas ruas, com os termômetros em -30ºC. Mas, não é bem assim. São nestes dias que muitos sofrem da chamada “depressão de inverno” — ou SAD (Seasonal Affective Disorder). O que é bem sério e perigoso.

As características se assemelham muito à depressão. E nem sempre tem a ver com temperaturas baixíssimas, derivam mais pela baixa luminosidade dos dias durante o inverno. Geralmente, nesta época, o sol vai nascer lá pelas 9h da manhã e indo embora por volta das 4h da tarde. Ou seja, cadê o sol?! Isso quando ele aparece. Ah… e se aparecer, não necessariamente vai sair bronzeando todo mundo. Doce ilusão. …


Image for post
Image for post
você tem fome de quê? você tem sede de quê?

Não é o estar no Canadá ou num condomínio no Brasil ou em qualquer outro paraíso by Google Maps que nos torna livres — de nós mesmos. O esforço migratório na busca incessante de algo sempre além, traz a mente uma frase de Baudelaire: “parece que sempre serei feliz onde não estou”. Mas, isso cansa. Isso engana. Isso nos barbariza.

A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte — não é mesmo? E não é um país de primeiro mundo a garantia disto, tampouco aquele outro país o culpado pela privação deste desejo. …


High Park Toronto, um dos 1.500 parques da cidade.

Os parques de Toronto me fascinam. Não tem como andar pela cidade e não parar em um deles. Tem de todos os tipos, tamanhos e em todos os lugares. São prazerosos no verão, no inverno, de dia e de noite. Você quer estar ali. Mas, o que me intriga é: como pode uma cidade ter mais de 1.500 parques?

Toronto tem uma área de 630km², uns 2.6 milhões de habitantes. Não é uma cidade tão grande. Por este motivo, a proporção de parques dentro deste espaço acaba deixando qualquer um de boca aberta. O documento oficial “Parks Plan 2013–2017”, do Parks, Forestry e Recreation já se gaba deste diferencial: “Uma cidade dentro do parque”. …


Image for post
Image for post

Lembro do primeiro dia em que levei minhas filhas pra escola. Não sabiam um “a” de inglês. A escola dava umas 10 da “escolinha” do Brasil, em tamanho. Tudo muito grande, muito amplo, tudo gigante. Na época, elas tinham 6 e 4 anos. Confesso que até eu estava meio assustado. Mas, o que nós vimos acontecer com elas foi fantástico. Vou te contar.

Mas, segura aí. Antes disso tudo, vale dizer que: a escola deveria ser a mais próxima de onde iríamos morar. Pra tanto, alugamos algo primeiro e depois corremos atrás da escola. Assim, com o passaporte, o visto e o contrato de aluguel fomos matricula-las. …

About

BlogNumaFria

algumas dicas sobre o Canadá, Ontário, Toronto e….

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store