Trudeau comeria pastéis na feira, com certeza

Trudeau, Pernambuco e a eternidade

Pra quem não sabe, o “mocinho” da foto é o Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ele adora tirar fotos e selfies e comer pastéis na feira. Não, “pastéis na feira” é exagero da minha parte. As meninas da foto comem pastéis, nas feiras de Pernambuco, no Brasil — país da bandeira em questão, a amarrotada. A foto não foi tirada no Brasil.

A foto foi tirada em New Brunswick, onde nunca ouviram falar de pastéis de feira. Tampouco sabem onde fica Pernambuco. Aliás, sempre se encontra um ou outro brasileiro por lá, alguns até de Pernambuco. Brasileiros também não fazem muita ideia de onde fica New Brunswick. Alguns já viram o Trudeau e até tiraram fotos com ele. Ele adora fotos.

“Aquilo que a memória ama fica eterno”, Adélia Prado

O menino que tirou a foto, também adora fotos. Tem até conta no Instagram. A conta poupança foi aberta pelos avós. Com o dinheiro dessa conta (a poupança) ele comprou a bandeira amarrotada e alguns pastéis, antes de vir pra New Brunswick. Seis meses longe é uma eternidade. A propósito, para ele, para as meninas, para as centenas de amigos que não estão na foto e até para o Trudeau, a eternidade vem se desenhando em suas memórias.

Por falar em memória, antes que eu me esqueça, esses adolescentes, diferentemente do Trudeau, tem bem pouco dinheiro: ora para um ou dois pastéis, ora para bandeiras amarrotadas e agora, se sobrar, para um café no Tim Hortons. Tem que guardar para o ônibus também, não podem faltar nas aulas de inglês, as públicas do Estado. Trudeau frequentou escolas públicas. Eu frequentei escola pública. Não sei o Trudeau, mas eu não fui aquele aluno exemplar. Aquelas meninas da foto, o menino que tirou a foto e todos os amigos que não estão na foto são alunos exemplares, por isso conhecem New Brunswick, e o Trudeau.

Sr. Secretário da Educação de Pernambuco, te devo um pastel

Eu não conheço o Trudeau, e meu interesse é pelos pastéis de Pernambuco. Eles conheceram o Trudeau, os pastéis de Pernambuco e se interessaram por um programa governamental chamado “Ganhe o Mundo”. O Trudeau não tem interesse nenhum por mim, mas se interessa em ganhar o mundo…. ops, pelo “Ganhe o Mundo”. Acho que por isso eu sou um blogger e ele Primeiro Ministro. Tem pastéis de pizza em Pernambuco?

Algum outro blogger que talvez conheça o Trudeau (duvido!), New Brunswick e os pastéis de Pernambuco, deve estar postando sobre outros adolescentes sorrindo com bandeiras amarrotadas do Brasil nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Austrália, na Argentina, no Chile, na Espanha e no Uruguai. Eles “ganharam o mundo”! Nietzsche, que estudou em escolas públicas, mas nunca comeu pastéis, já dizia: “Quem gosta de abismos tem que ter asas”. Deram asas para milhares de adolescentes de Pernambuco, que riram para os abismos (sociais e econômicos), para diversas fronteiras e para os limites da memória.

Parabéns pra vocês.

A narrativa apesar dos exageros, fala de adolescentes reais, de realidades reais (vale o pleonasmo) e de mudanças reais de vidas. O Trudeau da foto também é real.

Devo um pastel de queijo para o Secretário de Educação de Pernambuco.

.

Achou bacana? Clica no coração ali embaixo e passe pra frente. E aparece por essas bandas também:

Blog, Facebook, Twitter, Instagram