As vantagens de segmentar seu mercado

www.pixabay.com

Quem pretende empreender ou quem já tem seu próprio negócio precisa ter clareza sobre seu público-alvo. Saber quem você quer atingir é fundamental para que seus resultados sejam satisfatórios. O mundo passa por inúmeras mudanças e o cliente atualmente também possui comportamentos diferentes de décadas atrás. Hoje sabemos que uma marca não deve ter o objetivo de alcançar o máximo de pessoas, mas alcançar as pessoas certas.

Para que essa visão do seu público-alvo fique ainda mais clara, uma boa opção é segmentar o seu negócio, fazendo com que seu campo de atuação diminua, mas sua especialização aumente. Hoje o consumidor é um indivíduo mais atento e crítico em relação às suas compras. Ele busca não só um produto, mas informações úteis, conteúdos relevantes, experiências marcantes e momentos encantadores. Ele deseja ter suas necessidades ouvidas e atendidas.

É preciso estar atento aos interesses e às necessidades dos clientes e buscar alternativas para garantir sua satisfação. É possível crescer e abrir oportunidades de vendas focando regiões, categorias e consumidores específicos. População idosa, infantil, mercado pet, moda plus size, restrições alimentares, são alguns exemplos de mercado segmentado. Mas você pode encontrar muitos outros por aí, observando as pessoas e suas necessidades.

A segmentação de mercado possui algumas vantagens. Confira cinco delas aqui:

Maior conhecimento sobre o cliente: Com a segmentação, você acaba se tornando um especialista no assunto, e com isso, consegue ouvir, entender e responder melhor seus clientes. Você tem a oportunidade de conhecer o mercado de forma mais aprofundada e mostrar isso aos seus clientes, ganhando a confiança deles e se tornando referência.

Possiblidade de se tornar referência: Ao conhecer cada vez mais seus clientes, você conseguirá atendê-los cada vez melhor, já que estará lidando com um grupo com necessidades e desejos semelhantes. Dessa forma, você consegue realizar ações mais assertivas e tem grandes chances de se tornar referência no segmento de atuação, principalmente se não houver grandes concorrentes por perto.

Identificação de necessidades: Ao segmentar o mercado você pode passar a observar nichos até então não visíveis. Isso acontece porque você passa a conhecer melhor a demanda do seu público e pode perceber novas necessidades e desejos, muitas vezes pequenos e específicos, mas altamente rentáveis.

Redução de gastos: Ao atuar em um mercado específico você consegue traçar estratégias e planejar o marketing empresarial de forma mais assertiva. É possível economizar custos na otimização de impressão de folhetos, tempo, pessoas e assim por diante.

Maior assertividade no marketing: Através de eliminação do perfil de consumidores que não deve comprar de você, e se concentrando nos clientes que realmente estão interessados, os resultados de seus esforços de marketing provavelmente serão maiores e mais lucrativos. Além disso, a oportunidade para criar relacionamentos contínuos também é possível em um ritmo mais acelerado.

Apesar das vantagens apresentadas aqui, para ter sucesso com a segmentação de mercado é preciso realizar um planejamento do seu negócio, a fim de evitar surpresas. É preciso conhecer o mercado, o público-alvo, os concorrentes, os fornecedores, os pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças, projeções financeiras, custos previstos, entre outros detalhes que vão nortear a sua empresa.

O Plano de Negócios é uma ferramenta que é muito útil, pois consegue traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.


Já leu nosso último post “Marketing Digital — use as plataformas corretas e tenha bons resultados”? Confira aqui.