Como está o desempenho do seu e-commerce?

www.unsplash.com

O e-commerce tem sido uma alternativa muito utilizada pelos clientes que pretendem economizar. Além de oferecer preços mais baixos e comodidade, este canal de vendas funciona 24 horas por dia e chega às residências de quase todo o Brasil e até mesmo do mundo. Para os empresários, o mercado online abre uma janela de oportunidades, mas o caminho a ser percorrido até o sucesso não é tão simples.

Este canal funciona como uma metrópole, onde encontramos grandes magazines, lojas de médio e pequeno porte, em meio a uma constante disputa, em busca da atenção dos consumidores. Se destacar no mercado online não é uma tarefa fácil e exige planejamento, comprometimento e ação.

Para auxiliar os empresários, o Sebrae realizou uma análise de fatores-chave de sucesso no e-commerce. Esses fatores correspondem aos itens mais sensíveis ao sucesso ou fracassos de um varejo online.

Entre tantos temas de gestão e mercado que existem foi constatado a importância de observar alguns considerados mais críticos. São eles: Segmentação, Promoção, Marketing de Relacionamento, Mobilidade, Tempo de Carregamento; Otimização de buscas; Preço; Prazo; Métricas e Comunicação Visual.

Segmentação: No e-commerce, como em outras áreas dos negócios online, ter um conhecimento profundo do público-alvo que se deseja atingir é essencial para diversos aspectos da operação como a definição do mix de produtos oferecidos e também na estratégia de marketing online a ser adotada.

Promoção: É fundamental ter um bom planejamento para conseguir promover o seu negócio em meio à concorrência tão grande, já que a concorrência do e-commerce abrange o mundo inteiro.

Marketing de Relacionamento: Atrair, manter e aumentar o relacionamento com os clientes é um diferencial que pode melhorar o posicionamento corporativo das empresas frente aos diversos nichos e segmentos.

Mobilidade: Cada vez mais as pessoas acessam a internet de smartphones e tablets, sendo fundamental garantir a mobilidade do e-commerce. Novos formatos de venda baseados na localização e na facilidade da informação propiciam agilidade na tomada de decisão e na concretização dos negócios.

Tempo de carregamento: Mundo virtual é sinônimo de velocidade. Quem acessa a internet quer agilidade na navegação e na busca por informação. A lentidão pode gerar frustração no cliente virtual que busca justamente praticidade nas compras online.

Otimização de buscas: Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores é algo difícil, afinal sites de buscas são muitas vezes o primeiro porto de escala para qualquer consumidor online.

Preço: Uma das grandes dificuldades em um e-commerce é saber se posicionar em relação ao preço. As variáveis frete, custos operacionais e de produto ganham novos personagens, como custo da plataforma e-commerce, marketing digital e disponibilidade do produto e demanda.

Prazo: A logística representa um grande desafio para todo e-commerce, independente do seu tamanho. O relacionamento com seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto ou demore para atender na logística reversa.

Métricas: As métricas de desempenho são dados que ajudam a medir e determinar o sucesso de um e-commerce, como a taxa de conversão, número de visitas e tempo médio de acesso, por exemplo.

Comunicação Visual: Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, a comunicação visual de uma loja virtual vai além de aparência e estética. A estruturação do layout, as ferramentas de navegação, usabilidade e as formas de apresentação dos produtos da loja definirão toda a experiência visual do usuário, que deve ser favorável a venda dos produtos, além de ter um peso considerável na demonstração de credibilidade da marca para o cliente.

Se você já possui um e-commerce, que tal receber, gratuitamente, um relatório personalizado sobre o desempenho da sua loja virtual levando em consideração esses 10 fatores-chaves identificados pelo Sebrae?

Para isso, basta responder um questionário de 10 perguntas de múltipla escolha para conhecer a sua performance em cada um desses fatores e receber o relatório personalizado. Acesse http://www.sebraemercados.com.br/e-commerce/ e confira!


Já leu nosso último post ‘Você é empreendedor’? Confira aqui!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.