Os 20 aplicativos gratuitos mais usados por empreendedores

www.pexels.com

O dia a dia do empresário é sempre uma correria, afinal, ser dono do próprio negócio requer estar atento 24 horas por dia ao que acontece na empresa. Para facilitar a vida dos empreendedores, diversos aplicativos têm sido criados buscando otimizar a gestão empresarial. E o melhor: todos com versões gratuitas.

Para ajudar os empreendedores que querem ter essas ferramentas de gestão à mão, o site EXAME.com ouviu alguns donos de negócios para saber quais são os aplicativos mais utilizados, desde aqueles para gestão das contas até para cadastro de pedidos ou para comunicação com a equipe.

Os apps indicados possuem formas gratuitas de uso e nas versões pagas, alguns são precificados em dólar e outros, em reais (caso a empresa já tenha operações personalizadas para o Brasil).

Asana

O Asana é um aplicativo voltado para a eficiência. A ideia é que, na mesma plataforma, os donos de negócio consigam ver tarefas e seu andamento e gerir o time por meio de conversas coletivas e privadas, por exemplo. Há uma interface que integra todas as ações descritas.

Ele possui tanto a versão gratuita quanto a versão Premium (8,33 dólares por usuário e por mês). A ferramenta está disponível para desktop, para Android e para iOS.

Aussi

O Aussi é um aplicativo voltado para auxiliar os empresários de pequeno porte: por meio dele, os empreendedores se conectam de forma gratuita e podem solucionar dúvidas entre si.

O app está disponível na versão para Android e para iOS. A versão para desktop será inaugurada em breve.

Imagem: Aussi

Beer or Coffee

O Beer or Coffee é um aplicativo ideal para que os empreendedores possam fazer networking. Por meio da plataforma, é possível encontrar pessoas com interesses similares ao seu e, com poucos cliques, convidá-las para um café ou uma cerveja nos próximos 30 minutos. Dá para aproveitar o momento e criar conexões profissionais.

É uma rede privada: para fazer parte, é necessário ser convidado por outro usuário ou fazer parte dos locais que o Beer or Coffee já atua: o Cubo Coworking, em São Paulo; o San Pedro Valley, em Belo Horizonte; e o Startup Chile, em Santiago (Chile). O aplicativo está disponível para Android e para iOS.

Imagem: Beer or Coffee

Bling

O Bling é um Sistema de gestão online de empresas: por meio dele, é possível organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças. Outro diferencial é que ele possui integração com diversas plataformas de e-commerce, o que facilita o cadastro das informações.

Ele possui a versão gratuita, além das pagas: Cromo (25 reais por mês), Cobalto (50 reais por mês), Titânio (100 reais por mês) e Platina (300 reais por mês). A ferramenta está disponível na versão para desktop e para Android.

Imagem: Bling

Contador de Cliques

O Contador de Cliques é uma ferramenta bem simples, porém útil para empreendedores do varejo: ao pressionar um botão, o contador adiciona um número à contagem. É como escrever números em uma folha de papel — só que de forma mais rápida e sem gastar papel.

O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android.

Imagem: Contador de Cliques

Evernote

O Evernote quer ser o aplicativo ideal para “gerenciar tudo na vida”: é possível escrever e armazenar notas de diversos assuntos, em formatos como texto, áudio e foto. É possível acessá-lo em diversos dispositivos e compartilhar com quem desejar.

O Evernote possui os planos Basic (gratuito), Plus (40 reais por ano), Premium (80 reais por ano) e Business (24 reais por usuário e por mês). Há a versão para desktop, para Android e para iOS.

Imagem: Evernote

Followers para Instagram

Além de usar o Instagram para fazer negócios, é preciso ficar de olho em como anda sua presença nesta rede. Para isso serve o Followers for Instagram: por meio dele, você consegue acessar dados sobre quem deixou de seguir o perfil da sua empresa, quantas pessoas estão engajadas com sua marca e quais postagens deram mais certo.

O Followers for Instagram está disponível apenas para iOS. Ele é gratuito, mas há recursos pagos dentro do aplicativo.

Imagem: Followers para Instagram

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta que permite o agendamento em massa de posts nas redes sociais. Por meio dele, por exemplo, é possível gerenciar na mesma tela os posts no Facebook, no Instagram e no Twitter, por exemplo, além de seguir as estatísticas de audiência de cada página e perfil.

A ferramenta é gratuita para gestão de até três contas. Depois, a mensalidade passa a ser de 8,99 dólares por mês. Além da versão para desktop, há versões para Android e para iOS.

Imagem: Hootsuite

Instabridge

A ferramenta Instabridge, apesar do nome, não tem muito a ver com o Instagram: é um serviço de compartilhamento de wifi gratuito. Na plataforma, é possível verificar as redes que cedem gratuitamente o acesso e se conectar: ao todo, há o registro de mais de 3 milhões de conexões.

O aplicativo está disponível para Android e para iOS.

Imagem: exame.com

Instagram

O Instagram, como todos já sabem, é um aplicativo focado no compartilhamento de imagens. Porém, ele não serve apenas para quem quer tirar selfies: também é muito usado pelas empresas para fazer negócio (saiba mais aqui).

O Instagram possui versões para Android, para iOS e para Windows Phone. Também é possível acessar por meio do desktop — mas não publicar fotos.

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta para fazer um marketing digital mais eficiente do seu negócio: por meio dele, é possível criar e-mails padrão, automatizar o envio em massa, montar formulários, gerar recomendações de produtos aos consumidores e ver estatísticas sobre cada ação.

Os planos do MailChimp são o Forever Free (gratuito), o Growing Business (15 dólares por mês) e o Pro Marketer (15 dólares por mês + 200 dólares para a assinatura de profissional). Há a versão para desktop, para Android e para iOS.

Imagem: MailChimp

Lookback

O Lookback é uma ferramenta feita para os empreendedores digitais: com ela, é possível gravar as interações que os consumidores fazem com produto — toques na tela, cliques e comandos de voz usados, por exemplo. É possível analisar esses dados coletados e montar uma imagem de como é a experiência do usuário.

O Lookback é gratuito e pode ser usado no desktop e em smartphones com Android e com iOS.

Imagem: Lookback

Qipu

Lançado pelo Sebrae e pelo Buscapé, o Qipu é uma ferramenta que ajuda a controlar as obrigações das microempresas, enviando alertas sobre contribuições fiscais, sobre a arrecadação do microempreendedor ou sobre os benefícios a que ele tem direito (veja mais sobre o app).

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, para iOS e para Windows Phone, além da versão web.

Restorando

O Restorando é um aplicativo que agencia reservas de restaurante. Ainda que pareça ser voltado para o consumidor, empreendedores de alimentação podem usá-lo para gerenciar o fluxo de seus empreendimentos.

O Restorando está disponível nas versões para desktop, para Android e para iOS.

Imagem: Restorando

Skyscanner

O Skyscanner é um buscador gratuito de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros. Ele é focado em quem precisa planejar viagens de forma eficiente — como empreendedores.

O Skyscanner possui a versão para desktop e também aplicativos para Android, para iOS e para Windows Phone.

Slack

O Slack é um aplicativo para trocar mensagens em grupo. Ele é cheio de ferramentas, e isso atrai os donos de negócio: é possível criar grupos públicos e privados; enviar arquivos de serviços como Google Drive e Dropbox; e realizar integrações com serviços como Twitter e Asana para agrupar notificações, por exemplo.

O Slack possui quatro planos: o gratuito, o Standard (6,67 dólares por usuário e por mês), o Plus (12,50 dólares por usuário e por mês) e o Enterprise (ainda não lançado). Há a versão para desktop, para iOS e para Windows Phone.

Imagem: exame.com

Telegram

Assim como o Slack ou o mais famoso WhatsApp, o Telegram também é um serviço de mensagens. Porém, o seu diferencial é que sempre forneceu uma maior segurança das informações trocadas por meio de criptografia, o que é essencial para proteger dados de empresas.

O Telegram está disponível na versão para desktop, para Android, para iOS e para Windows Phone.

Trello

O Trello é um visualizador de listas descolado. Por meio de cartões, é possível dividir áreas de um projeto e acompanhar o progresso de cada um dos setores, por exemplo. Jogando os cartões de um lado para outro, é possível atualizar instantaneamente o progresso de cada tarefa. A ideia é se livrar de post-its, planilhas e softwares complicados.

O Trello possui três planos: o gratuito, o Business Class (9,99 dólares por usuário e por mês) e o Enterprise (20,83 dólares por usuário e por mês). Há a versão para desktop, para Android e para iOS.

Imagem: Trello

WhatsApp

O WhatsApp, assim como o Instagram, é outro serviço muito usado por quem não é empreendedor: ele serve para trocar mensagens de forma simples. Porém, no caso dos negócios, também pode servir para prestar atendimentos (saiba mais aqui).

O WhatsApp possui aplicativos para Android, para iOS e para Windows Phone. Com a aplicação baixada, também é possível acessar pelo desktop.

Zapier

O Zapier é um aplicativo feito para conectar todas as ferramentas que o empreendedor usa em seu dia a dia. Assim, ele consegue se focar no que realmente é importante: produzir. Ao todo, mais de 500 apps estão disponíveis para integração dentro do Zapier.

Há três planos: o Free Forever (gratuito), o For Work (partindo de 20 dólares por mês) e o For Teams (partindo de 100 dólares por mês). É preciso fazer o cadastro na plataforma para começar a usar nas versões desktop e mobile.

Agora que você já conheceu diversos aplicativos importantes para auxiliar na gestão de seu negócio, não perca tempo! Baixe aqueles que podem ser mais úteis para você e aproveite cada vez mais os benefícios da tecnologia em sua empresa.


Já leu nosso último post “Moda plus size: um segmento a ser explorado”? 
Confira aqui.