Venda mais com técnicas do visual merchandising

Blog Sebrae ES
3 min readSep 25, 2017

--

pixabay

Muita gente já ouviu falar em técnicas do visual merchandising. Mas, na prática, você sabe como elas podem te ajudar?

Para começar, vale esclarecer o significado desse conceito, que nada mais é que um conjunto de técnicas utilizadas em pontos de venda. O objetivo é melhorar a comunicação do ambiente com o cliente, aumentando a rentabilidade por meio de ações que estimulam a compra.

Assim, as técnicas do visual merchandising melhoram a apresentação dos produtos e motivam as decisões de compra, contribuindo para o aumento no número de vendas. Ou seja, os produtos estão dispostos de forma ativa, para “se venderem” por si só.

Você também pode estruturar toda a experiência do seu cliente no ponto de venda de acordo com essas técnicas e, assim, melhorar os resultados de vendas. Quer aprender? Confira aqui:

Vitrine: “A primeira impressão é a que fica”, já diz o ditado, e a vitrine é o primeiro contato da loja com o cliente, promovendo compras por impulso. Chame a atenção, motivando as pessoas a entrarem, por meio de uma boa vitrine. Procure utilizar manequins mais humanizados, com posições menos rígidas. Outro ponto importante é a atualização. Observe, por exemplo, o clima. Se naquela semana a temperatura caiu ou subiu demais, porque não mudar a vitrine antes do tempo previsto em seu planejamento?

Preços: As peças expostas na vitrine têm que estar adequadas ao perfil de compra do seu cliente.

Ambiente: Transforme sua loja em um espaço acolhedor. Poltronas e um cafezinho fazem diferença para quem compra e para quem está acompanhando o cliente.

Organização: Organização e limpeza são fundamentais. Portanto, nada de deixar todos os produtos à mostra, muito menos pilhas de caixas. Dê destaque aos mais importantes no momento.

Localização: Os locais mais vistos pelo cliente são os de maior circulação de pessoas. Nesses locais, os produtos têm naturalmente mais destaque, então chame a atenção para os locais mais escondidos, com decoração específica ou pontos de luz, por exemplo.

Calendário: Mude o visual da loja de acordo com as datas comemorativas — e você não precisa se limitar às mais utilizadas pelo comércio. Dia das mães é sempre muito lembrado, mas e quanto ao dia dos avós? Seja criativo para planejar as datas, criar promoções e ambientar seu ponto de venda.

Sentidos: Você não precisa se limitar ao visual, que é o mais óbvio. Explore outros sentidos de seu cliente, como olfato, perfumando suavemente a sua loja, e audição, colocando som ambiente agradável. Só tome cuidado com exageros na intensidade da fragrância ou no volume da música.

Embalagens: Elas carregam sua marca para dentro da casa do cliente, então invista em embalagens criativas, que façam a sua marca ser lembrada.

Capacitação: Conhecimento é fundamental, e você pode aprofundar o seu nesse assunto por meio de cursos, leituras e eventos dentro da temática, como no Desafios do Crescimento, que o Sebrae realizará em outubro.

Já leu nosso último post “Tenha reuniões mais rápidas e eficazes”? Confira aqui.

--

--

Blog Sebrae ES

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo