Image for post
Image for post

A acessibilidade no projeto de arquitetura

Um dos mais importantes direitos do homem é o ir e vir, e isso inclui o seu processo de locomoção em todos os lugares. E, como um dos preceitos da arquitetura é o planejamento de espaços inclusivos, tratar da acessibilidade no momento de criação de um projeto arquitetônico é essencial para o sucesso do mesmo.

Por muito tempo, usou-se a fórmula do homem padrão, que seria uma espécie de indicação universal quanto à forma humana e suas características. Os produtos e ambientes do homem padrão não precisariam de adaptações, seriam sempre iguais. Essa ideia, obviamente, não é mais aceita, afinal, as pessoas possuem diferenças, e o espaço ao redor deve envolver a todas, sem distinção e oferecendo conforto e mobilidade em geral.

Como muitas pessoas possuem limitações físicas, no momento em que precisam trabalhar com um arquiteto, seja para uma reforma ou consultoria, o profissional deve estar capacitado para projetar espaços que atendam suas necessidades específicas.

Em casos de lojas, escolas ou até mesmo projetos urbanos, a visão do arquiteto deve englobar as mais diversas pessoas e buscar desenvolver construções amplas no sentido de inclusão, utilizando de itens tais como rampas, espaço para circulação e tamanho.

A acessibilidade em um projeto de arquitetura ajuda em questões de desenvolvimento humano. Realizar um projeto inclusivo torna mais real o processo de adaptação, conforto, facilidade e experiência positiva na vida dos indivíduos que mais precisam, sejam eles pessoas com limitações e deficiências físicas, crianças descobrindo o seu lugar no mundo, gestantes com demandas específicas ou idosos que precisam, muitas vezes, de atenção redobrada.

Se você busca por um serviço inclusivo de arquitetura, entre em contato para saber como poderá ser ajudado!

Written by

Architect |📍Brazil- Brasilia- DF

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store