Quem diria Seu Nélio — Parte 3

Bárbara Gaia
Aug 29, 2017 · 4 min read
foto: Everton Vila

Ao virar para direita voltando em direção a quermesse da Dona Branca, viu alguém com o mesmo vestido rosa florido subindo em uma carroça. Lá estava a sua musa. Correu mais uma vez e ao chegar só conseguiu dizer. “Você é linda”. Até porque tava quase sem fôlego para dizer alguma coisa. O pai da menina percebeu e mandou todas as três filhas subirem logo. Rapidamente deu ordem para o cavalo galopar e quando estavam indo Nélio disse:

– Qual o seu nome?.

Uma das irmãs da menina gritou:

– Ela se chama Cecília Maria da Silva!

A garota ficou muito tímida e tapou a boca da irmã para ela não falar mais nada. E foram as três rindo sem parar e o pai, muito contrariado, junto com a mãe que tentava acalmar a fera.

“Cecília Maria da Silva, tenho que ver você de novo”, pensou Nélio. Ele estava realmente apaixonado e determinado a encontrar sua amada de qualquer jeito. Ficou o dia todo a pensar em Cecília. Nem ligou para as festividades da cidade. Vendo que Nélio não estava se divertindo, Raimundo dá um tapinha nas costas do amigo e pergunta:

– Ô Nélio! O que tu tem? Parece que tá longe.

Nélio leva um susto, volta para a realidade e diz:

-To longe mesmo, seguindo Cecília.

– Quem é Cecília?

– A menina que me viu cantar. Cê não viu?

– Não. Ela era bonita?

– Vixe. Danada de linda. Uma formosura que só vendo.

– É daqui?

– Acho que não. Pior que não sei aonde ela mora.

– Ah! Pergunta para o padre Venâncio. Ele conhece Deus e o mundo.

– Ele realmente conhece “Deus” e o mundo, hehehehehe.

– Então, fala com ele que ele vai te ajudar.

Nélio então tratou de acordar bem cedinho no dia seguinte, ajudar a mãe na horta, o pai na roça, tirar os leites das vacas para depois seguirem até a mercearia do Seu Luis. Passado aquele susto das pragas, Damião pode voltar com os afazeres do campo. Luis até tentou convencê-lo a continuar trabalhando na mercearia mas Damião disse que seu lugar é na roça. “O cheiro de terra me anima. É mió que cheiro de café fresquinho”, disse.

Terminado as tarefas da manhã, Nélio e seu pai seguiram para cidade. Entregou tudo para Seu Luis e foi correndo para a igreja. Disse para o pai que era para agradecer pelas pragas não terem mais voltado mais desde aquele triste episódio. Mal sabia o pai que ia fazer um padre virar cupido. “Espero que não seja pecado”, pensou o rapaz.

Chegando na igreja, o Pe. Venâncio estava terminando a missa das oito horas. Nélio ficou lá no fundo esperando acabar e aproveitou para rezar e pedir a Santo Antônio que fizesse encontrar sua bela Cecília. Santo Antônio era o santo casamenteiro e se funcionava com as moças, por que não funcionar com os rapazes também?

Pe. Venâncio deu a benção final e as pessoas foram saindo da paróquia. Nélio foi se aproximando, deu bom dia ao padre, pediu a benção e foi direto ao assunto:

– Padre, o senhor, por acaso, conhece uma menina chamada Cecília Maria da Silva?

– A Cecília da família do Seu Waldir mais Dona Rita e suas três filhas?

Nélio não sabia o nome de ninguém da família. Será que era essa a sua Cecília?

– Bom, ela estava ontem na festa de São João. Usava um vestido rosa florido, tem cabelos pretos e bem lisos e usava uma fita branca na cabeça.

– Pois é essa a Cecília. Antes de ser padre daqui trabalhei muitos anos na Igreja da cidade dos Silva. Vi Cecília nascer. Na semana passada falei da festa de São João para eles e resolveram dar uma passada aqui.

– Então é ela! Onde ela mora? Qual o nome da cidade?

– Por que você quer saber disso, meu filho?

– Bem, é que…sabe….humm….o Seu Silva quer comprar o nosso leite e ele acabou se desencontrando comigo mais meu pai e não acertamos o negócio.

– Nélio, Nélio. Mentir para um padre dentro de uma igreja é um pecado muito grave.

– Ta certo padre Venâncio. Me apaixonei por Cecília. Ela é a menina mais linda que já vi.

– Menino, você realmente está apaixonado? Já ouvi falar dos seus namoricos. Ela é moça prendada e de família.

– Não padre! Eu realmente estou apaixonado. Mais que isso, estou amando.

– Vejo a sinceridade em seus olhos. Vou falar o nome da cidade onde vive os Silva mas espero que não me arrependa.

– Serei o cavalheiro mais cavalheiro desse mundo!

– Olha lá. Bom, ela e a família moram em Mariana. Chegue lá e pergunte por Seu Waldir da Silva

– Muito obrigado Pe. Venâncio.

– Juízo meu filho! Deus está de olho!

Nélio decidiu que depois da escola iria em Mariana procurar por Cecília. Não via a hora. Mas tinha que pensar em alguma coisa para despistar a família. “Como vou convencê-los a ir até Mariana?”. Resolveu buscar a ajuda do seu bom e velho amigo Raí.

Clique aqui e leia a Parte1 e aqui para ler a Parte 2.

)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade