Preview 1/8: Mayra Aguiar em busca do primeiro ouro e Rebeca contra Biles na ginástica são os destaques

Bolha Olímpica
5 min readAug 1, 2024

--

Brasil também tem (boa) chance de medalha na marcha atlética e (pouca) na canoagem slalom. No boxe, Keno pode garantir, no mínimo, o bronze

Mayra foi tricampeã neste ciclo, enquanto Rebeca ficou bem perto de Biles nas notas da final por equipes (Fotos: Divulgação COB)

O 6º dia oficial de competições da Olimpíada de Paris 2024 promete fortes emoções para o torcedor brasileiro, sobretudo no judô e na ginástica artística. Mayra Aguiar tenta finalmente um ouro olímpico, após três bronzes seguidos. E Rebeca Andrade enfrenta Simone Biles na primeira final individual olímpica entre as duas, um duelo aguardado por toda a comunidade da ginástica.

No judô, as eliminatórias da categoria meio-pesado (até 78kg) começam às 5h (de Brasília). Caso avance, a partir das 11h, tem a repescagem e as finais. Neste ciclo olímpico, Mayra chegou ao tricampeonato mundial em 2022, feito único entre os judocas brasileiros. Ganhou também o tradicional Grand Slam de Tóquio no ano seguinte. Depois disso, a gaúcha focou toda a sua preparação em chegar no auge em Paris, em busca do sonhado ouro olímpico. Para isso, adotou a estratégia arriscada de não disputar os mundiais de 2023 e 2024, a fim de evitar lesões.

Como resultado acabou caindo no ranking mundial, o que acabou cobrando seu preço no sorteio das chaves da Olimpíada de Paris: Mayra vai estrear contra a italiana Alice Bellandi, atual líder do ranking mundial. Também são favoritas nessa categoria a alemã Ana-Maria Wagner, atual campeã mundial; e a israelense Inbar Lanir, vencedora do Mundial e do Masters em 2023.

Entre os homens, Leonardo Gonçalves também compete nesta quinta e entra como franco-atirador na categoria até 100kg.

Rebeca x Simone, um duelo aguardado

No último Mundial de Ginástica, Biles venceu o individual geral, e Rebeca foi a 2ª (Foto: divulgação)

Desde que Rebeca Andrade despontou para o mundo da ginástica artística, na Olimpíada de Tóquio, ela só encarou o fenômeno norte-americano Simone Biles numa competição individual geral uma vez: foi no Mundial da Antuérpia, no ano passado, quando a brasileira ficou com a prata, atrás somente da rival.

Naquele mesmo Mundial, Rebeca conseguiu superar Biles na final do salto. E os fãs e especialistas em ginástica do mundo todo ficaram com a impressão de que a brasileira tem talento para incomodar ainda mais a norte-americana. Hoje, às 13h15, as duas disputarão de novo uma final individual geral, mas agora valendo o título olímpico.

A norte-americana é favorita, mas a final por equipes de Paris, que culminou com o ouro para os Estados Unidos e o bronze para o Brasil, deu a impressão de que a distância entre ambas diminuiu. Na soma dos quatro aparelhos, Biles superou Rebeca por apenas 0.366 ponto, sendo melhor que a brasileira no solo e na trave, mas levando a pior no salto e nas barras assimétricas? Será que dá para sonhar com uma reviravolta hoje?

Caio Bonfim é esperança na marcha

O brasiliense foi bronze no último Mundial de Atletismo (Foto: divulgação COB)

O programa do atletismo em Paris começa a partir das 2h30 desta quinta, 1º, com a marcha atlética masculina. O brasiliense Caio Bonfim tem chances reais de pódio, já tendo conquistado dois bronzes em campeonatos mundiais na prova de 20km. Além disso, foi 4º colocado na Olimpíada Rio 2016 e fez a melhor marca pessoal dele neste ano, com 1h17min44, feita em Taicang/CHN no último mês de março.

O problema é que fatores como percurso, temperatura e clima interferem muito na marcha, que é uma das provas mais equilibradas do atletismo: outros oito favoritos fizeram suas melhores marcas pessoais em 2024, entre eles os chineses Jun Zhang, Yandong Li e Zhaozhao Wang; o japonês Koki Ikeda — dono da melhor marca da temporada -; e o italiano Massimo Stano, atual campeão olímpico.

Keno pode garantir medalha

Às 16h52, Keno Machado pode garantir mais uma medalha para o boxe brasileiro em Paris (a primeira foi garantida com a classificação de Beatriz Ferreira para a semifinal, nessa quarta, 31). Essa é a mesma condição do baiano, que encara o usbeque Lazizbek Mullojonov, pelas quartas dos pesos pesados (até 92kg).

Não será uma tarefa fácil: o usbeque foi bronze no Mundial de 2023, superando, na ocasião, o cubano Julio Cesar la Cruz, líder do ranking mundial, atual campeão olímpico e que venceu Keno na final do Pan de Santiago, em 2023.

Já na canoagem slalom, Pepê Gonçalves disputa, às 10h30, a semifinal do K1. Se ficar entre os 12 primeiros, disputa a final a partir das 12h30. O brasileiro se mostrou empolgado com o 8º lugar na classificatória e confiante na passagem à final, apesar de não estar entre os melhores do mundo.

Agenda do Brasil, quinta 1/8

2h30 Atletismo — Marcha atlética masc. — Caio Bonfim, Matheus Corrêa e Max dos Santos
4h Handebol fem.: Brasil X Holanda
4h20 Atletismo — Marcha atlética fem. — Érica Sena, Viviane Lyra e Gabriela Sousa
5h20 Judô, eliminatórias meio-pesado — Leonardo Gonçalves e Mayra Aguiar
6h Hipismo saltos por equipes — classificatória — Pedro Veniss, Stephen Barcha e Rodrigo Pessoa
6h Tênis de mesa, quartas: Hugo Calderano x Jang Woojin/COR
6h18 Natação, eliminatórias 50m livre (Guilherme Caribé) e 4x200m livre fem.
7h Tiro, classificatória carabina 3 posições- Geovana Meyer
7h03 Vela, classe IQFoil (8 regatas) — Mateus Isaac
7h15 Vela, classe ILCA7 (2 regatas) — Bruno Fontes
8h Vôlei fem.: Brasil x Japão
10h Vôlei de praia masc.: André/George x Partain/Benesh-EUA
10h30 Boxe, oitavas, peso mosca — Carol Almeida x Nazym Kyzaibay/KAZ
10h30 Canoagem slalom, C1 semifinal — Pepê Gonçalves
10h35 Vela, classe ILCA7 (2 regatas) — Gabriella Kidd
10h43 Vela, 49er FX (medal race) — Martine Grael e Kahena Kunze
11h Judô, repescagem e finais meio-pesado — caso brasileiros avancem
11h34 Boxe, oitavas, peso meio-médio: Bárbara Santos x Chen Nien/TPE
12h30 Canoagem slalom, C1 final — caso Pepê avance
13h15 Ginástica artística fem. — final individual geral — Rebeca Andrade e Flávia Saraiva
14h30 Vela, IQFoil (2 regatas) — Mateus Isaac
15h Vôlei de praia fem. — Duda/Ana Patrícia x Gotardi/Menegatti — ITA
15h20 Ciclismo BMX Racing, quartas — Paola Reis
15h46 Natação, semifinais 50m livre masc. (caso Caribé avance)
16h52 Boxe, peso pesado, quartas: Keno Machado x Luzizbek Mullojonov/UZB
17h Surfe fem., oitavas — Tati Weston-Webb x Caitlin Simmers/EUA
17h03 Natação, final 4x200m livre fem. (caso Brasil avance)
17h36 Surfe fem., oitavas — Luana Silva x Tainá Hinckel
20h Surfe masc., quartas — Gabriel Mediana x x João Chianca
21h12 Surfe fem., quartas (c/ brasileiras que avançarem)

--

--

Bolha Olímpica

Blog especializado em projeções e informações sobre o desempenho dos atletas brasileiros no ciclo olímpico e paralímpico de Paris 2024. Editor: Ícaro Joathan