Preview 3/8: Rebeca no salto, e Medina e Tati no surfe são chances de ouro

Bolha Olímpica
5 min readAug 3, 2024

--

Segundo duelo individual da brasileira contra Simone Biles na ginástica artística é o grande evento do dia

Rebeca foi prata no individual geral e bronze por equipes em Paris (Foto: COB)

O oitavo dia de competições de Paris 2024 promete boas notícias para o torcedor brasileiro. Dois candidatos ao ouro em todas as projeções olímpicas disputam finais neste sábado, 3: Rebeca Andrade, na decisão do salto da ginástica artística; e Gabriel Medina, no surfe. Além dele, a surfista Tati Weston-Webb também está nas semifinais e tem boas chances de pódio nas ondas do Taiti.

O primeiro desses momentos será às 11h20 (de Brasília), quando Rebeca e a norte-americana Simone Biles estarão frente a frente de novo, para a terceira final entre elas em Paris. Na decisão por equipes e no individual geral, deu ouro para a rival da brasileira, mas a pontuação de ambas no salto demonstra que pode haver disputa: na classificatória e no individual geral, Biles levou a melhor; na final por equipes, Rebeca obteve pontuação maior.

Outra forma de se animar com as chances de Rebeca é lembrar que no Mundial de 2023, na Antuérpia/BEL, a brasileira levou a melhor — com Biles errando um dos saltos, é verdade.

Se o mar colaborar…

Medina já ganhou a etapa da WSL no Taiti duas vezes (Foto: William Lucas COB)

A competição olímpica de surfe vem sofrendo com sucessivos adiamentos desde segunda-feira, 29, em função das condições de tempo no Taiti, onde as disputas estão sendo realizadas. A nova chamada, está prevista para hoje, com dois brasileiros nas semifinais. Gabriel Medina encara o australiano Jack Robinson, às 19h36, enquanto Tati Weston-Webb pega a costarriquenha Brisa Hennessy às 20h48.

Entre os homens, Medina traz consigo o reconhecimento no mundo do surfe de ser especialista nas ondas do Taiti. O tricampeão mundial já venceu as etapas da World Surf League (WSL) por lá duas vezes e foi vice em outras quatro - a última delas, ano passado. Robinson, o rival de hoje, porém, não será parada fácil: o australiano foi campeão por lá ano passado e despachou outro favorito, o norte-americano John John Florence, nas oitavas.

Caso vença (e o mar colabore), Medina disputa a final ainda hoje, às 22h46. Se perder na semi, surfa pelo bronze, às 21h24.

No feminino, Tati já foi semifinalista duas vezes nas etapas da WSL no Taiti - a última delas neste ano. Dois meses atrás, a brasileira surfou um tubo perfeito por lá, o que rendeu a ela uma nota dez dos juízes. Nesta Olimpíada, ela já despachou a líder da atual temporada da WSL, a norte-americana Caitlin Simmers, nas oitavas.

Sua rival já foi vice duas vezes na Polinésia - a última delas, em maio passado. A final feminina também é hoje, às 23h27. A disputa pelo bronze é às 22h05.

Judô tenta medalha inédita por equipes

Bia ganhou o único ouro do Brasil em Paris até essa sexta e poderá disputar a competição por equipes (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A disputa das equipes mistas fecha o programa do judô neste sábado, 3, a partir das 3h, com as eliminatórias. Passa olimpíada, passa campeonato mundial, e o domínio dos times do Japão e da França nessa disputa permanece. O que sobra para os outros times é brigar pelos dois bronzes. O Brasil não é favorito, mas motivado pelo ouro de Beatriz Souza nessa sexta, 2 — o primeiro do País na Olimpíada de Paris — , se conseguir montar uma equipe forte, pode até beliscar esse pódio.

A revanche aguardada por Bia Ferreira

Bia ganhou as duas lutas que fez em Paris por decisões unânimes dos juízes (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Beatriz Ferreira não esconde de ninguém que não engoliu a derrota na final do peso leve (até 60kg) do boxe olímpico em Tóquio 2020 para a irlandesa Kellie Harrington. À época, a baiana era a então campeã mundial e acabou superada pela europeia.

Três anos depois, a Olimpíada as coloca de novo frente à frente, neste sábado, 3, às 17h08, desta vez na semifinal de Paris 2024. Bia, de novo, é a atual campeã mundial. E já deu a letra que ninguém “fica devendo nada a ela”. Ou seja, a rival que se prepare. Ganhando, a brasileira vai disputar o ouro na terça, 6. Se perder de novo, terá de se conformar com o bronze (não há disputa de 3º lugar no boxe olímpico).

Agenda do Brasil — 03/08, sábado

🔫 4h Tiro, skeet feminino, classificat. — Georgia Furquim
🚣🏼‍♂️ 4h30 Remo, skiff simples, disp. 13º a 18º (final C) — Beatriz Tavares
🚣🏾 4h42 Remo, skiff simples, disp. 13º a 18º (final C) — Lucas Verthein
🥋 5h Judô, equipe mista, 8as: Brasil 🇧🇷 x Cazaquistão 🇰🇿
🏃🏽️ 5h05 Atletismo, decatlo (110m com barreiras, salto com vara e lanç. de disco) — José “Balotelli”
🏹 5h48 Tiro com arco fem., 8as — Ana Luiza Caetano 🇧🇷 x Lisa Barbelin 🇫🇷 🚴🏻‍♂️ 6h 🥇🥈🥉 Ciclismo, estrada masc. — Vinícius Rangel
🏃🏽‍♀️‍➡️ 6h20 Atletismo, 800m rasos, repescagem — Flávia Lima
🏃🏾‍♂️‍➡️ 6h55 Atletismo, 100m rasos, eliminat.- Erik Cardoso, Felipe Bardi e Paulo André
⛵️ 7h05 Vela, classe Ilca 6 (3 regatas) — Gabriella Kidd
⛵️ 7h20 Vela, classe Ilca 7 — Bruno Fontes (2 regatas)
⛵️ 8h05 Vela, Nacra 17 — João Siemsen e Marina Arndt (3 regatas)
🤾🏽‍♂️ 9h Handebol fem.: Brasil 🇧🇷 x Angola 🇦🇴
🛶 10h30 Canoagem slalom, cross, 1ª rodada — Ana Sátila
⛵️ 10h45 Vela, 470 (2 regatas) — Isabel Swan e Henrique Haddad
🥋 11h 🥇🥈🥉 Judô, equipes mistas — finais
🤸🏽️ 11h20 🥇🥈🥉Ginástica artística fem. — final do salto — Rebeca Andrade
🛶 11h40 Canoagem slalom, cross masc., 1ª rodada — Pepê Gonçalves
🛶 13h05 Canoagem slalom, cross fem., repescagem (caso Ana caia aqui)🛶 13h45 Canoagem slalom, cross masc., repescagem (caso Pepê caia aqui)🏃🏾‍♂️‍➡️ 14h10 🥇🥈🥉 Atletismo, decatlo (salto em distância, lançamento do dardo e 1500m) — José “Balotelli”
⚽️ 16h Futebol fem., quartas: Brasil 🇧🇷 x França 🇫🇷
🥊 17h08 Boxe, peso leve, semifinal: Beatriz Ferreira 🇧🇷 x Kellie Harrington 🇮🇪
🏄🏻‍♂️ 19h36 Surfe masc., semifinal: Gabriel Medina 🇧🇷 x Jack Robinson 🇦🇺
🏄🏼‍♀️ 20h48 Surfe fem., semifinal: Tati Weston-Webb 🇧🇷 x Brisa Hennessy 🇨🇷
🏄🏻‍♂️ 21h24 Surfe masc. — bronze (com Medina, caso perca a semi)
🏄🏼‍♀️ 22h05 Surfe fem. — bronze (com Tati, caso perca a semi)
🏄🏻‍♂️ 22h46 Surfe masc. — final (com Medina, caso vença a semi)
🏄🏼‍♀️ 23h27 Surfe fem. — final (com Tati, caso vença a semi)

--

--

Bolha Olímpica

Blog especializado em projeções e informações sobre o desempenho dos atletas brasileiros no ciclo olímpico e paralímpico de Paris 2024. Editor: Ícaro Joathan