Algumas Dicas sobre Podcasts


Objetivos

Já ouço podcasts há algum tempo, talvez há uns quatro ou cinco anos. Pode parecer que é algo novo, mas o formato é vencedor desde que as pessoas começaram a gostar de ouvir rádio. A diferença aqui é a conveniência e a seleção: a partir de um programa agregador de podcasts, o ouvinte assina aqueles que quer e, toda vez que há um episódio novo, ele é avisado e ouve a hora em que quiser.

Uma coisa legal sobre os podcasts é que ainda estamos na infância do formato. Isso significa que não há uniformidade sobre quanto tempo ele deve durar (15 minutos? 50 minutos? 4 horas?) e tampouco quanto ao seu modelo de negócios (propagandas? assinaturas? serviço público?). Como ainda estamos vivendo na época da descoberta, praticamente todos os podcasts que ouço são gratuitos, geralmente com uma ou duas propagandas durante o programa. Junte a isso a facilidade de gravação/edição de áudio e o resultado é que muita gente está tentando fazer o seu. Todos nós ganhamos.

Um grande problema com os podcasts atuais é que os melhores ainda são em inglês. Se você entende alguma coisa de inglês, no entanto, ouvir podcasts com frequência pode ser um treino maravilhoso, talvez até melhor do que ouvir música. Não custa nada arriscar e ver o que dá pra entender.

Um segundo problema é descobrir coisa boa. A maioria dos podcasts que ouço descobri acidentalmente ou por indicação de alguém conhecido. Exatamente por isso achei que seria legal compilar uma lista de podcasts que ouço regularmente. Pode ser que interesse a alguém. E, se com isso a pessoa descobrir o mundo dos podcasts, não me culpe por acabar com o seu tempo. Lembre-se de que foi você que decidiu ouví-los em primeiro lugar. ☺

Instrumentos

A melhor coisa que você pode fazer ao ouvir podcasts é transformar isso em hábito. E hábitos são mais facilmente atingidos a partir da conveniência. Se é fácil baixar os episódios e ouvi-los em qualquer lugar, perfeito. Por isso, o centro de meu mundo de podcasts é o iPhone. Ando com ele o tempo todo e gasto muito tempo em coletivos ouvindo podcasts. Só isso.

Se você tem um iPhone, pode usar o app da Apple que já vem instalado, o Podcasts. Se você quiser experimentar outros apps, sugiro o Overcast (o que uso), o Pocket Casts (ótimo também e o melhor disparado se você tem um Android) ou o Castro (o melhor design deles todos e o mais simples). Todos esses apps têm um sistema de busca que encontra cada um dos podcasts que listarei abaixo, oferece que você assine cada um e avisa quando há um novo episódio disponível. Para os ouvintes mais ninjas, eles até permitem ouvir em uma velocidade maior do que a normal.

Áudio

Vamos à lista (em nenhuma ordem particular e MUITO longe de ser exaustiva):

  • This American Life: Um clássico absoluto. Na verdade, é um programa de rádio profissional, comandado por Ira Glass, provavelmente o maior jornalista radiofônico dos EUA no momento. A cada semana, o programa apresenta diferentes histórias de vida que remontam a um tema específico. Há episódios absolutamente clássicos e, se você tiver curiosidade em explorar, há absolutos TESOUROS a serem ouvidos.
  • Serial: Produzido pelos mesmos jornalistas do This American Life, esse podcast tem um formato diferente. Conta uma só história ao longo de uma temporada em vários episódios. Está em hiato e estamos esperando pela segunda temporada depois do enorme sucesso da primeira. Assine de qualquer modo e ouça todos os episódios da primeira temporada, em ordem. De nada.
  • Common Sense e Hardcore History: Os dois podcasts são apresentados por Dan Carlin, um jornalista e historiador que tem uma habilidade incrível para contar uma boa história. Enquanto o primeiro é mais frequente e lida com temas atuais (o da última semana foi sobre a Ucrânia, por exemplo), o segundo é épico: Carlin leva uns três ou quatro meses para produzir cada episódio de cerca de 4 horas de duração. O podcast apresenta temas históricos e a série atual é sobre a Primeira Guerra Mundial (“Blueprint for Armageddon”). Quando você se viciar, procure ouvir as séries de episódios sobre os Mongóis (“The Wrath of the Khans”) e um solo sobre a Reforma Protestante (“Prophets of Doom”). São absolutamente sensacionais.
  • Criminal: Um podcast sobre histórias policiais. Episódios curtos, muito bem produzidos.
  • Planet Money: Uma delícia de programa sobre Economia na vida cotidiana, produzido pela rede nacional de rádio pública dos EUA, a NPR. Por ser uma rede de rádio, a NPR produz um dezena de podcasts, para todos os gostos e temas. Os podcasts dos programas All Things Considered, Fresh Air e All Songs Considered são também fabulosos.
  • BBC: A rede britânica é um mundo a parte. Tem dezenas de podcasts a partir de seus programas radiofônicos. Não vou recomendar nada específico daqui — a qualidade de todos é padrão de excepcionalidade.
  • Drezburt, Global Dispatches e Foreign Desk: Três excelentes podcasts sobre Relações Internacionais. O primeiro é mensal e tem o famoso acadêmcio Dan Drezner discutindo com a especialista em política externa Heather Hurlburt. O segundo tem entrevistas semanais sobre diferentes tópicos na agenda, de missões de paz e desenvolvimento a temas mais acadêmicos de RI. Por fim, o último é também semanal e funciona como uma mesa redonda: boas discussões e bons temas.
  • Econtalk: Um ótimo podcast sobre Economia, mais acadêmico e sob uma perspectiva bastante liberal. Bons convidados, temas interessantes, mas só recomendado para aqueles com alguma familiaridade com a discussão econômica acadêmica.
  • Here’s the Thing with Alec Baldwin: Quem diria que o Alec Baldwin seria um ótimo entrevistador e teria um podcast excelente? Entrevista com atores, diretores, escritores. Ótimos convidados.
  • Henry & Heidi: Um novo e promissor podcast com Henry Rollins, um dos ícones do rock e punk dos anos 80 e 90, contando histórias e rindo muito. Para quem curte, prato cheio.
  • New Books Network: A rede possui dezenas de podcasts sobre diferentes temas. Cada podcast entrevista um autor que está lançando um livro novo. Dependendo do tema que você curte ou estuda, é uma ótima maneira de saber novidades e ouvir ótimas entrevistas sobre novos assuntos. Gosto, claro, do de Política, de Ciência Política, de Temas Internacionais, entre outros.
  • Os Podcasts da New Yorker: Quantas vezes você pode ouvir uma discussão (mesmo curta, de uns 15 minutos) entre Jon Lee Anderson, David Remnick e John Cassidy? Pois é. Previsivelmente, entre eles, o Political Scene é obrigatório para quem se interessa minimamente por política.
  • Os Podcasts da Slate: Adoro os podcasts da Slate. São imperdíveis para mim os semanais Slate Political Gabfest e Slate Culture Gabfest. Os dois são mesas redondas sobre política e cultura, respectivamente. Ótimos. Vale também ressaltar que a Slate produz “spoiler specials”, que são podcasts discutindo programas de TV ou filme específicos, sem medo de “estragar o final”. O do Better Call Saul está ótimo. Dentro dos podcasts, outra recomendação é o semanal Slate Money, com o jornalista Felix Salmon, sobre economia e o mercado. O último a ser lançado é o Slate Whistlestop, apresentado por John Dickerson, editor de política da Slate, sobre campanhas antigas à presidência dos EUA. Para nerds políticos, excelente.
  • O Norte do Oene: Um podcast brasileiro na lista e bem excelente, O Norte está sendo atualmente “transmitido” de Nova York, onde estão os criadores do excelente site e newsletter Oene, Pedro Burgos e Leandro Beguoci. Uma dose de banzo e uma pitada de perspectivas comparadas sobre o Brasil e os EUA fazem com que o podcast seja bem recomendável.
  • The Partially Examined Life: Um podcast sobre Filosofia feito por quatro caras que estudaram filosofia na pós-graduação mas decidiram largá-la antes de completar para ter como sobreviver (nas palavras deles mesmos). Os arquivos do programa são maravilhosos e apesar da discussão ser de alto nível, dependendo do filósofo em discussão, acho que é razoavelmente acessível a um ouvinte educado que tenha paciência e curiosidade sobre o tema.
  • Scriptnotes e The Dissolve: Dois podcasts sobre cinema. O primeiro, produzido por dois roteiristas razoavelmente famosos em Hollywood, Scriptnotes é sobre roteiros. Como são feitos, fofocas de bastidores, dicas para quem escreve. O segundo é um podcast de críticos de cinema feito para e por cinéfilos. Toda semana uma discussão sobre filmes presentes, passados e futuros.
  • Roderick on the Line: Um podcast sobre… a vida? Sei lá. O podcast é uma ligação telefônica semanal entre John Roderick, o líder de uma banda indie dos anos 90 chamada The Long Winters e seu amigo Merlin Mann, geek extraordinário. Roderick é um daqueles amigos que alguns conhecem: filosofa sobre tudo e tem umas sacadas sobre a vida que só muita experiência dá.

Acho que é isso. Já tem muita coisa aí pra começar. Boa escuta.

PS — Adoraria que dentro desses vários formatos surgissem podcasts parecidos aqui no Brasil. Quem decidir fazer algo assim por aqui vai chegar primeiro nesse mercado quase inexplorado. Fica a dica.