Alguns Podcasts em Português

Um texto em que eu continuo falando de podcasts e sugerindo alguns

Em uma outra ocasião, escrevi um texto sobre podcasts que acabou tendo uma repercussão que eu não esperava. Depois de milhares de pageviews, ficou óbvio para mim que eu tinha tocado em um tema que tem uma enorme demanda. De algum modo, os podcasts já entraram na consciência coletiva, fazendo com que as pessoas se interessem em procurar saber mais sobre eles.

Naquele texto, também acertei em algo mais: apesar de as pessoas curtirem podcasts, elas têm uma dificuldade enorme em encontrar alguns bons. Conversando pessoalmente com amigos, acabo descobrindo podcasts novos, mas isso é claramente insuficiente. A repercussão do que escrevi levou a que muitos no Twitter me indicassem alguns de que gostavam. A todas essas pessoas agradeço muito e gostaria de retribuir de alguma forma.

Acabei encontrando a forma de retribuição a partir de uma ignorância enorme demonstrada no último artigo: a maior parte das minhas recomendações foi de podcasts em inglês e declarei ali que faltavam bons podcasts em português. Não, é claro que não faltam bons podcasts em português. O que falta é divulgação e indicação. O modelo de podcast brasileiro para mim era o Nerdcast, podcast que nunca me agradou particulamente e que, sinceramente, não precisa de qualquer divulgação extra.

Como meus gostos são temas políticos e econômicos, com alguma tecnologia no meio, tinha dificuldade em encontrar bons podcasts em português. Vou indicar alguns que venho ouvindo e que me parecem bons o suficiente para recomendar e divulgar. Se por acaso não os curtirem, eu me eximo da culpa: escrevam diretamente para eles reclamando. Aqui vão, sem qualquer ordem de preferência:

  • NBW Podcast: Discutir política não é fácil. É sempre um tema meio sisudo, cavernoso e pode ser bem chato. Mas o trio do NBW (o André Pontes, o Luciano Barata e o Ulissses Neto) discute política com um gosto enorme. Provavelmente, deve contar o fato de que eles são amigos entre si há muito tempo e que o podcast deve ser um ótimo pretexto para manterem o contato, já que cada um mora em um lugar diferente do mundo. De qualquer modo, desde que passei a acompanhá-los, tendo a responder alto comigo mesmo quando alguém fala algo com o qual não concordo e curto quando eles ficam indignados com algum tema.
  • 20 Centavos: Descobri o 20 Centavos meio por acaso, mas fiquei feliz em conhecê-lo. Um podcast sobre temas políticos e econômicos atuais, a dupla que o apresenta (Jorge Vasquez e Solon Brochado) é libertarian e partidária do livre mercado com bastante ênfase. Apesar de não ser a minha praia política, a discussão é muito bem feita e, desde que eu comecei a ouvi-los, não tenho como não gostar de acompanhar o programa. Por exemplo, a discussão que fizeram no último episódio sobre o Silk Road foi excelente. Gosto particulamente de discordar deles, mas me fazem pensar e isso é ótimo. Inteligência, vinda de qualquer parte, é sempre bem-vinda.
  • Anticast: Um podcast semanal apresentado por designers (Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari). O que podia ser uma discussão muito específica, acaba sendo uma conversa ótima sobre arte, jornalismo, música, comportamento, e óbvio, design. Os apresentadores têm uma clara sintonia e isso fica claro ao longo dos programas. Quem quiser começar a ouvi-los, sugiro o episódio clássico sobre o Olavo de Carvalho. E, para ficar melhor, o episódio posterior em que eles discutem os comentários que receberam.
  • Mamilos: Um podcast absolutamente maravilhoso apresentado por duas excelentes apresentadoras (Juliana Wallauer e Cris Bartis) sobre diversos temas do momento. Elas não se furtam a discutir com uma sensibilidade enorme os temas polêmicos de raça, gênero, identidade, entre vários outros. Um daqueles podcasts que me deixam ansioso para ouvi-lo no momento em que faço download e que lamento por ter acabado assim que elas se despedem. Junto com o Anticast acima e o Braincast (outro ótimo podcast), o Mamilos faz parte de uma rede de podcasts da B9 que vale a pena conferir.
  • Conversas às Quintas do Observador: Como nem todo podcast em português vem do Brasil, vale a pena recomendar um podcast de Portugal. Na verdade, esse é um programa de TV, cujo áudio vira podcast. Não importa. A discussão é de altíssimo nível com temas de política, economia e história entre José Manuel Fernandes, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama. Ouvir esse programa semanalmente me faz lamentar a qualidade da TV brasileira, mas enfim. Vale a pena também checar o site do Observador e descobrir outros podcasts.
  • Manual do Usuário: Um podcast sobre tecnologia. Bastante bem produzido, o Manual me parece o mais próximo dos podcasts norte-americanos de tecnologia como o ATP e o Connected, com um formato de mesa redonda entre os três apresentadores (Rodrigo Ghedin, Paulo Higa e Joel Nascimento Jr.). Para quem curte a discussão sobre a Apple, gadgets em geral e o que está acontecendo no mundo da tecnologia, esse é o podcast brasileiro a ouvir. Ele faz parte do excelente site Manual do Usuário, em si mesmo uma ótima referência no tema.

É claro que essa lista está longe de ser exaustiva ou única. Como sempre, espero que sirva a alguém e que eu possa ajudar de alguma forma a promover o formato no Brasil. Sei que ainda falta o nosso “This Brazilian Life”. Mas estamos indo muito bem, obrigado.

Bruno de Moura Borges

Written by

Cientista Político e Professor. No Twitter, @borgesbm. No meu próprio blog, “Os Capitalismos”, http://oscapitalismos.org