O Botafogo Sem Medo esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo do Botafogo que aprovou as contas de 2018 do clube. Como é de costume, baseado no balanço, analisamos os números e ações da Diretoria Mufarrej/CEP. São 6 itens: 1) A Pedalada CEP e seus efeitos, 2) Adiantamentos de CEP e Mufarrej, 3) Empréstimos de Mufarrej, 4) Mufarrej: menos gastos de futebol, mais com social e olímpicos, 5) Sobrevivência em 2018 e 6) Clube Social e Esportes Olímpicos: dinheiro pelo ralo, além da nossa conclusão. Boa leitura e não deixe de nos dar a sua opinião.
Nesta quinta-feira, dia 25/04/2019…
Após longo atraso, o Conselho Deliberativo do Botafogo foi convocado para reunião no dia 24/01/2019, quinta-feira, para votar o orçamento 2019 — o primeiro elaborado pela gestão de Nelson Mufarrej. Os orçamentos de 2016, 2017 e 2018 foram feitos por Carlos Eduardo Pereira, que assumiu em novembro de 2014.
Já comentamos aqui sobre a péssima prática de CEP e do Mais Botafogo de inflar receitas que sabidamente não se realizarão a fim de apresentar um orçamento com resultado positivo no papel. …
Em 2016 e 2017, o então presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, recebeu um total de R$ 100 milhões em adiantamentos da Globo. A venda de jogadores feitas por Maurício Assumpção também rendeu recursos ao clube. Isso compensou a incapacidade de CEP e seus vices de obter patrocínios e outras fontes de receitas — para nossa sorte, botafoguenses influentes obtiveram o patrocínio da Caixa.
Carlos Eduardo Pereira sabia o que estava entregando ao seu sucessor, mas não podia (e ainda não pode) admitir. Afinal, é preciso preservar a imagem de super-herói, de “CEP mito”. …
Não serei simplista. Dizer que alguém tem obrigação de ir ao estádio é ser cruel e ignorar a realidade. Há diversos motivos que afastam o torcedor do Nilton Santos e vários deles não envolvem o clube. A culpa não é sua — e quem afirmar o contrário não tem a menor ideia do que está acontecendo.
O pedido é que a torcida entenda o que se passa em General Severiano, de forma que se possa cobrar os responsáveis pela nossa delicada situação financeira. O Botafogo não tem mais o direito de errar. …
Hoje, dia 16/10/2018, o Conselho Deliberativo do Botafogo se reunirá para votar (e certamente aprovar) mais uma antecipação de receitas, desta vez no valor de R$ 18,8 milhões. Uma hora antes, o Conselho Fiscal se reunirá para debater o tema, que deve ser aprovado — o parecer deverá ser lido na reunião do Conselho Deliberativo. Pior: esta não será a última antecipação do ano. Ainda há mais uma prevista, o que comprometerá ainda mais os próximos anos. Já fica difícil até saber quanto o Botafogo já perdeu de dinheiro de 2019 e 2020 e até de anos mais distantes.
Na…
Após 24 rodadas do Campeonato Brasileiro, temos números emblemáticos: a campanha do Botafogo em 2018 é idêntica à de 2014. São 26 pontos em 24 jogos, com 36,1% de aproveitamento. Na realidade, a campanha de 2014 estaria à frente da de 2018 devido ao número de vitórias (7 contra 6). Isso não é por acaso. Estamos vivendo a fase final do voo de galinha.
A expressão voo de galinha refere-se a pequenos saltos não sustentáveis. …
O Botafogo sempre se comunicou mal. As ações que partem do clube passam a ideia de serem aleatórias, sem nenhum norte. Busca-se, assim, sanar determinadas demandas ocasionais, nunca buscar transmitir uma imagem que atendesse a um planejamento sério. Com isso, a marca Botafogo é cada vez mais desvalorizada, mesmo sem contar os resultados em campo.
Empresas têm valores e os clubes deveriam seguir o mesmo caminho. Uma missão, uma visão que permeasse todas as ações do clube e ditasse todos os posicionamentos. Uma frase a ser destacada em todos os documentos, uma ideia a mover os torcedores, dirigentes e funcionários.
…
O fim de semana da torcida do Botafogo foi de preocupação. A derrota em um clássico e a contusão do Jefferson causaram preocupação em todos aqueles que ainda se importam com o futuro do clube. Mas o fato que iria agitar a semana alvinegra ocorrera, na verdade, na sexta.
Na “calada da noite” do dia 20, surgiu a convocação para uma reunião secreta e extraordinária do Conselho Deliberativo do Botafogo. …
Quando se faz um relato, o mais importante não é se o fato relatado é triste ou feliz: ele precisa ser verdadeiro. Se você estiver doente, mas, mesmo assim, mentir ao médico sobre seus sintomas e hábitos, e depois mentir para a sua família sobre o diagnóstico, as pessoas acreditarão que você está bem, enquanto você nada faz e sua saúde só piora. Elas só descobrirão que você está com algum problema quando os sintomas estiverem tão evidentes que será impossível escondê-los. Porém, pode já ser tarde demais para você ser salvo.
Com dirigentes de clubes é a mesma coisa…
O Conselho Deliberativo do Botafogo aprovou, em reunião de 26/06/2018, a regulamentação do chamado Sócio Torcedor Estatutário. O nome suscita algumas dúvidas devido ao Sou Botafogo, e o que deveria estar sendo celebrado como uma grande conquista, na verdade revelou-se um desperdício de rara oportunidade.
A promessa de campanha de Carlos Eduardo na eleição de 2014 era o sócio torcedor votando e sendo votado. Já descumpriu a promessa ao não incluir o direito de ser votado, e ainda criou um modelo que cria dificuldades para adesão ao novo plano.