Escolas: diferenças e semelhanças entre Brasil e EUA

Meu filho foi para escola particular no Brasil e a comparação que farei será com a escola pública nos EUA.

Qualidade de ensino: A regra geral é que a escola pública dos grandes centros urbanos não é boa. É claro que existem exceções, mas a regra é que as melhores escolas estão nos subúrbios, pois é onde se concentra famílias com crianças.

Uma dica que dou é olhar o https://www.greatschools.org e ver a nota da escola da sua vizinhança.

Uniforme escolar: as escolas públicas não adotam uniforme escolar, apenas as escolas privadas. Todavia, é bastante comum a associação de pais vender camisas, casacos, bonés com o nome da escola como meio de arrecadação de fundos para atividades extras-escolares.

Camisa da escola personalizada com desenhos feitos por cada criança da sala de aula do Kidergarten 3.

Envolvimento dos pais e a escola: assim como nas escolas particulares brasileiras, a comunicação diária se dá por meio de um app (ClassDojo ou outro que a professora escolha), no qual é possivel ver o comportamento diário de seu filho, fotos/vídeos dos eventos na escola, informes gerais da sala de aula, bem como bater papo com a professora. A diretoria da escola costuma enviar emails e/ou mensagens telefônicas para informar sobre os eventos escolares ou qualquer outra notícia importante.

A escola pública americana estimula bastante o envolvimento dos pais no dia-a-dia escolar, por meio do voluntarismo ou incentivando o apoio as campanhas de arrecadação de fundos para as atividades extras, como por exemplos passeios (field trips), festinhas e experiências.

Material escolar: a escola pública tem uma lista sugestiva de materiais que os pais possam doar para a sala de aula do seu filho. São materiais coletivos, como por exemplo lápis, borracha, canetinhas, lápis de cor, papéis coloridos, tesouras, adesivos. Não existe a obrigatoriedade e depende de cada um doar ou não. A regra é que os pais sempre doam e também se disponibilizam para doar outros que a professora deseje utilizar com os alunos.

A sala de aula: a minha esperiência é com a escola Elementar (que corresponde ao Fundamental I). A sala é bem enfeitada e com bastante informação. A sala do meu filho tinha:

  • o “cantinho da leitura” com uns puffs e uma estante de livros disponíveis para leitura;
  • brinquedoteca, com alguns jogos de tabuleiros, legos e outros brinquedos educacionais;
  • pia para as criancas lavarem as mãos após as atividades de pinturas;
  • mesas coletivas para as atividades em grupo;
  • tapete de atividades para as atividades em grupo;
  • cantinho do calendario (calendar corner) para as criancas aprenderem os dias da semana, mês, estações do ano, clima, etc.;
  • E as atividades feitas pelos alunos ficavam expostas nas paredes efeitando a sala de aula.
Arthur no “Cantinho da leitura”
Esquerda: hora do “Calendar corner”. Direitra: visao geral da sala de aula e atividade de alongamento no inicio da aula

Rotina diária Kindergartem (Alfabetização): Quando a criança chega na escola, ela pode ficar brincando no parquinho até a hora que toca a sirene. Após a primeira sirene, a criança para de brincar e se dirige para a porta da sala de aula, formando uma fila. A segunda sirene, todas as crianças entram na sala e se dirigem para a mesa onde estão os cartões de comportamento. Elas devem colorir com a respectiva cor de seu comportamento do dia anterior.

Todas as crianças se sentam no tapete de atividades escutar a “morning message”, anúncio da escola por meio do sistema de som e, em seguida se levantam para saudar a bandeira. Todos olham para a bandeira americana e com o braço direito no peito declamam:

“I pledge allegiance to the Flag of the United States of America, and to the Republic for which it stands, one Nation under God, indivisible, with liberty and justice for all.”

A professora apresenta a “ Rotina do dia”, ou seja, quais as aulas que terão naquele dia (matemática, informática, educação física, biblioteca, leitura, etc.) e convida a todos para a “aula de alongamento”, a fim de espantar a preguiça matinal, no qual passa um vídeo e todos se exercitam.

Quer saber de algum tema em especial, deixa aqui uma mensagem com sua sugestão! Ou mande um email para brasileirando.eua@gmail.com. Sua opinião é benvinda! Compartilhe!!


Like what you read? Give Tatiana Scipiao a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.