Pesadelo para alugar um apartamento…

Ainda quando estávamos no Brasil, eu ficava horas e horas na internet procurando apartamentos, mandando emails para saber se tinham disponibilidade e preenchendo formulários. Conciliar o apartamento que gostávamos com o valor do aluguel que cabia no nosso bolso, ter boa localização e estar disponível não foi tarefa nada fácil.

Aproximadamente 1 mês antes de nos mudarmos, conseguimos uma vaga num condomínio administrado pela Universidade da California de Davis, chamado Solano Park. Foi a nossa salvação, pois o preço era o mais baixo de todas as opções que havíamos visto e eles ainda tinham uma excelente área de lazer para crianças. As exigências eram simples e basicamente precisávamos comprovar que meu marido estava matriculado no curso de mestrado.

O Solano Park foi construído na década de 50, mas era bem conservado. Além disso, tinha uma excelente área de lazer para criancas, tinha internet e tv a cabo já incluso no aluguel. Como nosso apartamento somente estaria disponível 20 dias depois que chegássemos em Davis, nós precisamos ficar hospedados num hotel durante esse tempo. Nesse período fui tentar pessoalmente conseguir outras opções de apartamento, mas não tive muito sucesso.

Davis por ser uma cidade universitária, os contratos dos aluguel de apartamentos seguem o calendário da universidade e esses são fechados com pelo menos 6 meses de antecedência. O ano escolar nos EUA inicia em Agosto e termina em Maio, logo as pessoas entram nos apartamentos em Julho/Agosto e desocupam em Maio/Junho.

Outra peculiaridade de Davis é que os imóveis são alugados incluindo a maioria dos itens de cozinha, como por exemplo geladeira, fogão, microondas e lava-louça. Possuem ar condicionado/aquecedor central e dispõem de máquinas de lavar e secar roupas.

Diferente de Davis, em Los Angeles (LA) os apartamentos em regra são alugados sem os itens de cozinha, quando no máximo a lava-louça.

Sobre as exigências de documentos, em Los Angeles eles são menos flexíveis, pois a maior demanda é de famílias que já possuem trabalho, e não de estudantes que estão começando a vida. Caso você não se enquadre nas exigências, sempre há a alternativa de oferecer um depósito de seguro mais alto ou até pagar o aluguel com dois meses de antecedência. Enfim, você terá que negociar o melhor cenário para você.

Em Los Angeles tivemos a ajuda de corretora de imóveis. Ela nos ajudou não só a achar o apartamento, como para preencher todos os formulários que eles exigiam e também a negociar o preço com o proprietário.

Visitei vários apartamentos e finalmente gostamos de um deles. Fizemos a proposta para alugarmos e, para nossa surpresa, o proprietário nos recusou. Não sei se essa é uma característica em outros lugares, mas em Los Angeles quando um apartamento entra no mercado para ser alugado, os interessados fazem a proposta e depois de alguns dias o proprietário escolhe quem será o inquilino.

Fomos negados por outros proprietários também e estávamos ficando tensos, pois a data de início do trabalho do meu marido estava próxima e ainda não tínhamos onde morar. O histórico do crédito do futuro inquilino é decisivo no critério de escolha usado pelo proprietário. Além de uma pontuação alta, eles exigem uma renda mensal líquida em torno de 4x o valor do aluguel. No nosso caso, o nosso histórico de crédito era muito ruim, semelhante a um estudante recém-graduado do high school, pois afinal de contas tínhamos nos mudado pros EUA há menos de 1 ano.

Finalmente uma proprietária nos aceitou e antes de assinarmos o contrato de aluguel, ela quis nos conhecer pessoalmente. Ainda estávamos morando em Davis e não iríamos dirigir 8 horas até Los Angeles para bater um papo pessoalmente com a proprietária. Felizmente, a nossa corretora conversou com ela sobre o nosso perfil de família e fechamos o contrato!

Conseguimos um apartamento distante 3min de carro do trabalho do meu marido, todo equipado com os itens de cozinha e lava-roupa dentro do próprio apartamento.

Agora algumas DICAS para ficar atento ao alugar um apartamento nos EUA:
O que está incluindo no aluguel: água, esgoto, coleta de lixo, HOA (taxa de condomínio), itens de cozinha?
Como funciona a manutenção/conserto caso algo quebre no apartamento? Qual o prazo que o proprietário tem para solucionar? Quem deverá pagar pelo custo?
Para quem ter filhos em idade escolar, qual a nota da escola da região que o apartamento está localizado?

Quer saber de algum tema em especial, deixa aqui uma mensagem com sua sugestão! Ou mande um email para brasileirando.eua@gmail.com. Sua opinião é benvinda!

Siga-nos no Instagram: www.instagram.com/brasileirando.eua

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.