4 locais irresistíveis para quem ama literatura!

Autoria da imagem: Moyan Brenn

A literatura está presente em muitos países. Através das famílias que a passam de geração em geração, determinados locais tornam-se verdadeiros museus literários a céu aberto. Neste artigo da Brasiliterário você conhecerá quatro destes locais espalhados pelo mundo que parecem ter sido feitos para amantes da literatura.

Local #1 — O primeiro local é na Irlanda, em Dublin. Uma cidade que desde a idade media tem uma rica produção literária. O maior número de ganhadores do prêmio Nobel de literatura vieram desta cidade. Autores renomados como James Joyce, (1882–1941), que escreveu a grande obra “Ulisses”. E Samuel Becket, (1906–1989)escritor e dramaturgo considerado um dos mais influentes do século XX, criador de “Dias Felizes”. Nasceram nessa grande cidade literária.

Local #2 — O segundo lugar da lista fica nos Estados Unidos, em Boston. Milhares de escritores renomados do século XIX vieram desta cidade. Ao andar pelas ruas é fácil encontrar diversas casas de grandes autores da história literária mundial como Nathaniel Hawthorne, (1804–1864), nascido em Salem, escritor da ótima obra “Ossos de Roger Malvin”. E Charles Dickens, (1812–1870), escritor inglês que é literatura obrigatória em algumas escolas americanas. Criador do livro “Grandes Esperanças”.

Local #3 — O terceiro local é na França, exatamente na cidade luz, Paris. Esta cidade já foi retratada muitas vezes em histórias, além disso, milhares de escritores reconhecidos nasceram nesta cidade como Balzac, (1799–1850), criador de “La Comédie Hermaine” e Voltaire, (1694–1778), escritor e filósofo autor de “Candido, ou O Otimismo, Cartas Filosóficas”.

Local #4 — O quarto lugar e não menos importante é Montreal, no Canada. Este na verdade é um dos lugares mais indicados para amantes da literatura. O criador de “A Vida de Pi”, Yann Martel, usou esta cidade como inspiração para descrever a cidade de sua obra. Montreal também tem milhares de escritores conhecidos como Mordecai Richler,(1931–2001) criador de “Barney’s Version” e o cantor, que posteriormente tornou-se escritor, Leonard Cohen nascido em 21 de setembro de 1934. Tem atualmente 81 anos que foi quem escreveu o livro “Book of Mercy” de 1984.

Gostou destes quatro lugares literários? Se deixamos algum de fora, por favor, não esqueça de dizer nos comentários. Para mais artigos curiosos e literários como este, não esqueça de nos curtir no Facebook.