And thank you for riding the Staten Island Ferry!

Nelson Brasil
Aug 8, 2017 · 2 min read
Staten Island Ferry

Foram quatro meses indo e voltando de Manhattan, num trajeto de mais ou menos trinta minutos via Staten Island Ferry, a balsa que conecta o borough-mais-famosinho de NYC à desconhecida Staten Island. Quatro meses embarcando na balsa e ouvindo a mesma locução “Welcome aboard the Staten Island Ferry…”, alguns dias para ir em Manhattan andar para explorar, outros para sair e “ver gente” e às vezes só para desembarcar e pegar um trem pro Brooklyn. A SIF foi testemunha de muitos rolês certos (e alguns errados também), de madrugadas indo para shows de graça, pensamentos aleatórios sobre a vida ou trabalho, sobre minha estadia aqui nesses meses, a leitura de alguns livros e várias observações sobre o mundo.

Quatro meses vendo pessoas indo e voltando, muitos turistas, que aproveitam que a balsa é de graça para ver a Estátua da Liberdade — inclusive a minha melhor foto da Estátua foi tirada do Ferry -. Durante a noite é possível, também, ver Manhattan iluminada (principalmente Downtown Manhattan) que é, sem dúvida, uma das melhores vistas da cidade.

Estátua da Liberdade, vista de Staten Island Ferry

Por muitas vezes, durante o percuso, eu parava para observar as pessoas e tentar adivinhar suas histórias de vida ou também inventar histórias para elas… Seriam turistas? (se estiverem tirando fotos da estátua ou se batendo para ficar próximo às janelas, a resposta é ‘sim’). Moram aqui há muito tempo? De onde elas vêm? Como vieram parar em NY? Com quem vieram? Por que NYC? O que fazem aqui? Por que estão indo, ou voltando, de Staten Island? Em alguns momentos eu até parava para ouvir as conversas e me envolver na vida daquelas pessoas, tentando entender os diferentes sotaques e estilos que se pode ver por aqui.


No fim das contas, a SIF representa pra mim uma pequena amostra do que foi e é NYC: um amontoado de gente de diferentes partes do mundo, visitando ou vivendo aqui, indo e voltando com suas vidas e suas histórias. Eu era (sou) mais uma dessas pessoas, mais um nessa balsa, pelo menos por mais alguns poucos dias.

Nelson Brasil

Written by

Mineiro, doutorando em Matemática Aplicada pela Unicamp, fotógrafo amador e escritor de clichês

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade