A importância da preparação

Líderes sabem que a prática leva à perfeição. Eles são humildes o suficiente para preparar, recitar e tatuar seus rituais em suas mentes e corpos. Ninguém faz isso melhor do que atletas de de ponta.

Ray Allen dos Boston Celtics é um exemplo clássico. Quando tinha 34 anos, ele se tornou o melhor marcador de 3 pontos da história da NBA. O que é tão impressionante é a sua resistência e programação de treino, que ficaram mais intensos quando ele ficou mais velho. Enquanto muitos ficariam macios em seus anos de pós-ponta, Allen ainda aparecia quatro horas mais cedo para jogos e dizia estar na melhor forma de sua carreira.

Muitos que vejo não estão interessados nisso. “Vou dar uma olhada de 2 minutos na presentação e tá tudo certo.”

Alguns líderes preparam e ensaiam pra não passar vergonha. Isso pode parecer completamente egoísta, mas se você já se sentou numa reunião da Diretoria e não teve a resposta a uma pergunta, você sabe porque a preparação é fundamental para a liderança.

Da mesma forma, quando seu chefe tem uma pergunta que você não sabe a resposta. Quando você não se prepara, sua liderança tem um impacto negativo. As pessoas pensam que você é menos inteligente ou pior — preguiçoso.

Aqui estão algumas maneiras par usar a preparação como um princípio de liderança:

Escreva seus pensamentos. Evite a tentação de voar. Ao delinear seus pensamentos sobre papel, você vai pensar nas questões em um nível mais profundo. A escrita ajuda o cérebro a ficar mais confortável com o conteúdo.

Ensaie com outra pessoa. O jogo de papéis é um veículo poderoso para aumentar a precisão e a confiança. Encontre alguém que você confia que pode ser um parceiro em potencial.

Antecipar as perguntas que os outros vão fazer. Se você estará em uma reunião, esta etapa é vital. Que perguntas as pessoas vão perguntar? Como você pode responder?

Seja honesto quando você não sabe a resposta. Nada cobre uma falta de conhecimento como uma resposta honesta. “Eu não sei, mas eu posso descobrir …” é válido uma ou duas vezes. Apenas certifique-se de que você pode fornecer os dados que foi solicitado.

Nada é melhor do que preparação. Se você está se preparando para uma reunião ou prestes a dar um palestra, 40 minutos de preparação irão garantir que você não só parece profissional, mas consegue executar como um líder.

Sua carreira não vale a pena?


Originally published at Brasil Produtivo.

Like what you read? Give Brasil Produtivo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.