Como escrever emails que as pessoas leem

Você fez isso. Eu também. Você envia um email onde você se esforça na pesquisa do conteúdo para entregar o máximo de valor possível em volta de um determinado tema e, em seguida, você espera.

E espera.

E espera… até que a pessoa na outra extremidade responda.

Quanto mais tempo você espera, mais você fica frustrado. Quanto mais você fica frustrado, mais fraco fica seu relacionamento com a pessoa do outro lado.

Email, criado para ser uma maneira de aproximar as pessoas, tornou-se um modo onipresente de comunicação. Todo mundo com um smartphone recebe email e todos que eu conheço tem pelo menos dois endereços de email.

Fizemos uma pesquisa em um cliente que tem mais de 3.500 contas, que confirmou o que tínhamos pensado — todo mundo está checando email, mas poucos estão usando produtivamente.

O problema com o email

Quantos emails estão na sua caixa de entrada agora? Se você precisa rolar a tela para ver todos, pode haver um problema.

Uma vez que você recebe mais emails do que você consegue responder, filtrar ou encaminhar, você começa a evitá-lo.

Além disso, muitos emails nos leva a pensar que uma caixa de entrada lotada é a regra. Não tem que ser.

Finalmente, o email pode ser um problema quando pessoas verificam apenas esporadicamente. Imagine se você liga pra alguém mas essa pessoa só fica do lado do telefone uma vez por semana? É assim que muitas pessoas usam email.

Como escrever emails que as pessoas leem

Então, como você escreve emails que as pessoas leem? Eu aplico numa sacada dada por um cliente jornalista.

A sacada é a seguinte: no assunto, você vai escrever “reunião esta semana / IMPORTANTE”. O uso de IMPORTANTE realmente faz uma diferença na linha de assunto sem ser irritante. Eu sempre acabo abrindo os emails dele. Porém, não torne isso uma regra, tenha bom senso para usar essa sacada com as mensagens que são realmente importantes.

Quer um truque adicional para obter um email aberto? Seja breve e aborde apenas um tópico.

Como a vizinha chata, que fala durante meia hora toda vez que a vê, você pode começar a evitá-la completamente. As pessoas vão começar a fazer isso com o seu email, se você cada email que você escreve é uma versão moderna do Tratado de Versalhes.

O email está aqui para ficar. É imperfeito, com certeza, mas com sacadas simples descritas acima, você terá seus emails importantes abertos.


Originally published at Brasil Produtivo.