O novo San Antonio Spurs

San Antonio BR🇧🇷
6 min readJul 18, 2018

Há dois anos, o San Antonio Spurs se despedia do maior jogador de sua história, Tim Duncan. Para esta temporada, viu Tony Parker assinar com os Hornets e ainda não sabe se Manu Ginobili dará sequência a sua caminhada no Texas. Na manhã desta quarta-feira (18), foi a vez da franquia se despedir do seu franchise player nos últimos anos, Kawhi Leonard. O jogador foi envolvido em uma troca com o Toronto Raptors, que levou também Danny Green ao Canadá. Em contrapartida, Gregg Popovich recebeu o astro DeMar DeRozan e o jovem pivô Jakob Poeltl. E agora? Como seguirá a vida do Spurs neste momento de transição notório? É o que este texto tentará deduzir.

A grande questão é: durante todo este processo que envolvia possíveis trocas por Kawhi Leonard, a torcida de San Antonio já se preparava, não só para perder sua principal estrela, como também para, “finalmente”, entrar em sua fase de rebuild. Havia chegado, então, a hora de jovens tomarem conta da franquia e começar a construir o futuro? Era difícil imaginar uma trade pelo ex-camisa 2 texano que trouxesse um outro all-star à pacata cidade.

Mas isso aconteceu e realmente deve ser muito comemorado. Talvez em seu momento mais difícil desde 1997 (último ano antes de Tim Duncan), o Spurs conseguirá fazer uma reconstrução com duas estrelas em seu quinteto titular e se mantendo competitivo. Mesmo em um Oeste feroz, e agora com LeBron James, a equipe tem totais condições de brigar, sim, por mando de quadra nos playoffs.

Vi alguns levantarem o questionamento: “mas já não era hora de entrar em ‘modo tank’ de vez e abrir mão de ser forte, sabendo que dificilmente vão chegar até uma final de conferência?”

O ponto é válido e traz uma boa discussão, mas que eu enxergo de uma forma completamente diferente. Não necessariamente você precisa apenas de garotos para começar um novo capítulo em sua história. Claro que a dinastia chegou ao fim, mas se manter no topo é um exercício que você pode tornar como hábito.

E digo isso porque San Antonio já possui esses jovens a desenvolver, como Dejounte Murray, Derrick White e Lonnie Walker. O trio pode fazer parte de um futuro promissor. Além disso, acabou de trazer na troca um pivô de 22 anos, que tem vários aspectos em seu jogo que podem ser bem trabalhados por Popovich e companhia — e justamente em uma posição que o Spurs vem sofrendo bastante nas últimas temporadas. Moldar talentos que estejam rodeados de dois all-stars? Cenário perfeito e que não pode ser desperdiçado. Vale lembrar ainda o quanto Manu Ginobili (tomara que fique) e Pau Gasol podem ser cruciais neste desenvolvimento dos garotos supracitados.

DeRozan e Spurs podem funcionar juntos?

O principal fator de questionamento em cima de DeMar é a eficiência em playoffs. Eu concordo que seu desempenho em pós-temporadas foi quase sempre decepcionante, mas não acho que isso é algo que deva ser trazido ao Spurs. Mudanças de franquias transformam o jogador, seja para pior ou para melhor. Não dá para determinar que as coisas em San Antonio vão ser como foram em Toronto. E isso também serve para Kawhi Leonard. Não se garante que ele será aquele jogador que carregou seus companheiros nas três últimas temporadas, inclusive com grandes exibições em playoffs. O problema do Raptors depois da temporada regular não está exatamente atrelado ao camisa 10, mas sim na mentalidade de direção, comissão técnica, jogadores e até torcida. Viveu-se o ‘fantasma LeBron James’ por muito tempo e eles não souberam administrar essa situação. Por isso, confio que DeRozan pode ter um crescimento, não só técnico, como também psicológico sob o comando de Gregg Popovich.

DeRozan é um jogador que já esteve em algumas corridas por MVP,obtendo noites fantásticas ao longo dos últimos anos. Inclusive, na última temporada, foi quem mais vezes levou para casa o prêmio de ‘player of the week’ na Conferência LeBron, digo Leste. É um atleta de grande poder ofensivo, old school, que precisa melhor seu chute no perímetro e evoluir bastante defensivamente. E a defesa é justamente o ponto que Pop e sua trupe mais exigem de um Spur. Talvez, por isso, meu grande entusiasmo em ver — e acreditar — em sua crescida.

“Não poderia estar mais feliz, eu acho que essa troca vai ser ótima para as duas equipes. Kawhi não vai deixar de ser um grande jogador, mas estamos muito satisfeitos com DeMar. Para conseguir um jogador consolidado da NBA e um all-star comprovado, temos que nos emocionar”. (Gregg Popovich)

Lembrem-se que: talvez Kawhi Leonard não estivesse em tal patamar se não tivesse sido moldado pela cultura e pelo sistema de San Antonio. Quem apostaria nele com um top 5 da liga atualmente? Um prospecto que nem chegou a ter seu nome ecoado. DeRozan JÁ É um talento, e por isso o céu é o limite para essa parceria entre ele e o Spurs.

  • Vale lembrar que San Antonio se manteve no topo do Oeste por muito tempo, mesmo com a lesão de Kawhi

Um tema importante sobre DeMar é sua depressão, já assumida e falada pelo próprio profissional. É algo que pode influenciar em seu jogo e que devemos estar atentos, não de forma a cobrar, porque isso NÃO É BRINCADEIRA, e sim na torcida para o ser humano se recuperar de forma total da doença, que é MUITO SÉRIA. Para saber mais clique aqui.

Médias de DeMar DeRozan na última temporada:

  • 23,0 pontos por jogos
  • 5,2 assistências por jogo
  • 3,9 rebotes por jogo
  • 45,6 FG%
  • 82,5 FT%
  • 31,0 3PT%

As 10 melhores jogadas de DeRozan na temporada 17/18:

Como fica o Spurs para a temporada 2018/2019?

Plantel atual:

  1. Dejounte Murray
  2. Patty Mills
  3. Derrick White
  4. DeMar DeRozan
  5. Lonnie Walter IV
  6. Manu Ginobili*
  7. Marco Belinelli
  8. Dante Cunningham
  9. Bryn Forbes
  10. Brandon Paul*
  11. Rudy Gay
  12. LaMarcus Aldridge
  13. Davis Bertans
  14. Pau Gasol
  15. Jakob Poeltl

Manu ainda não decidiu se estende sua carreira por mais um ano*

Paul tem contrato garantido apenas até agosto e deve sair*

Comentários:

  • Muitos estão contando com Rudy Gay como titular, mas acredito que o Pop vai querer que ele saia do banco, para dar mais profundidade e força à lineup reserva. Apesar disso, dependendo do jogo, pode ser SF ou PF.
  • Dante Cunningham, um bom role player e que veio, a princípio, para compor a formação, pode acabar ganhando a titularidade na posição 3, diante dos movimentos feitos no mercado. Acredito, inclusive, que ele comece a temporada jogando. O motivo? Força defensiva, que se quebra um pouco com a saída do Danny Green.
  • Marco Belinelli: o Spurs sofreu muito com o perímetro na última temporada, e por isso o retorno dele é fundamental. Ter um gatilho deste calibre vindo do banco é ótimo. Tem tudo para ser um diferencial, como foi no ano do nosso último título.
  • Ainda acho que o Spurs vai atrás de um ala. Não de nome, mas um role player que possa contribuir dos dois lados da quadra. Beasley talvez? Lembrando que ainda existe espaço para dois contratos two-way.
  • A perda do Kawhi é irreparável, mas o elenco que está se montando é bem versátil e bem profundo, inclusive com o Gasol podendo ser útil após a chegada do Jakob. Seu QI e seu espaçamento de quadra não são dispensáveis.
  • A offesason é cirúrgica até aqui, diferente da última, que foi um desastre.

Possíveis formações:

Murray
DeRozan
Cunningham
Aldridge
Poeltl

Murray
DeRozan
Cunningham
Aldridge
Poeltl

Murray
DeRozan
Gay
Aldridge
Poeltl

Murray
DeRozan
Cunningham
Gay
Aldridge

Murray
DeRozan
Cunningham / Gay
Bertans
Aldridge

--

--

San Antonio BR🇧🇷

Tudo sobre o San Antonio Spurs, franquia cinco vezes campeã da NBA. Informar e entreter é o objetivo. #GoSpursGo #RaceForSix 💍💍💍💍💍