Brazilians in Tech na Terra de Ipanema

Brazilians in Tech
4 min readAug 31, 2023

--

Saiba o que rolou no Encontro BiT no Rio de Janeiro, dia 30/08/2023, conheça nossas convidadas especiais e fique por dentro das dicas incríveis para alavancar sua carreira tech!

Foto: da Equipe. Voluntárias BiT, da esquerda para a direita: Carolina Moreia, Mariana Caetano, Rafaela Affonso, Sielen Maria, Aline Leitão

No dia 30 de agosto de 2023 realizamos o nosso Encontro BiT Rio no espaço Kolmena Coworking, que fica no Botafogo, Rio de Janeiro. Foi uma conversa voltada para apresentar a comunidade Brazilians in Tech, nossas fundadoras, valores, missão e nossas plataformas de interação e comunicação para nos tornarmos o cantinho de todas as pessoas que se identificam com a gente.

Mesmo que não possua uma rede social ou produza conteúdo, você sabia que ainda assim tem uma marca que te define e que compartilha com o mundo?

Tivemos convidadas incríveis numa talk super animada e rica em dicas do mundo e carreira Tech e suas diferentes trilhas disponíveis. Ficamos honradas em receber com todo o carinho a Karina Tronkos (@ninatalks), Stephanie Cardoso (@dev_steph) e Vanessa Dutra (@sereiahipster) que falaram pra gente um pouquinho sobre marca pessoal, a evolução e dia a dia de suas trajetórias.

Foto: da Equipe. Convidadas especiais, de preto @dev_steph, de rosa @sereiahipster e de branco à direita @ninatalks

“Eu não tenho raízes. Quem tem raiz é árvore e eu não sou uma.” — Aline Leitão

Às quartas também usamos reconhecimento do nosso trabalho. Batemos um papo de como precisamos valorizar nosso trabalho e nossos sacrifícios que nos qualificam para uma posição ou progressão de carreira dentro de uma empresa. Se onde estamos essas oportunidades se abrem apenas para o gênero masculino, por exemplo, temos o total direito de procurar um novo lugar onde nossa bagagem tenha as mesmas chances de gerar oportunidades para posições de liderança.

A Brazilians in Tech surgiu da necessidade de mostrar para as mulheres que a tecnologia pode ser inclusiva, criar conexões e ajudar a comunidade feminina a entrar e seguir no mercado tech.

Vamos quebrar o estereótipo de que tecnologia é só programação. — Carol Moreira

A área tech é muito mais que só montar umas linhas de código, é criar, inovar, empreender e repensar para construir uma sociedade mais livre, conectada, engajada e participativa. Falamos sobre transição de carreira no evento e de como cada jornada é única, mas ainda sim busca ser compartilhada nos desafios. É sobre se encontrar na direção do vento a favor, mas contar com o apoio de outras pessoas ao enfrentar a tempestade.

Eu devia ter documentado melhor a minha jornada. — @ninatalks

Como me tornei quem sou hoje e como posso ajudar as pessoas se tornarem quem elas querem ser amanhã? Documentar nossa evolução é uma dica maravilhosa para acompanhar seu crescimento pessoal e mostrar que podemos sim ser vulneráveis e imperfeitas. As pessoas vão se aproximar muito mais de alguém real que uma construção ideal impossível.

Quando você cria um produto e ele está bom demais, lançou tarde demais. — @dev_steph

Se joga no que gosta de fazer e não tenha medo de errar. Nossas convidadas falaram um pouco dos medos delas e do quão antes poderiam ter começado a produzir conteúdo e a se arriscarem. Você não vai ser fantástica da noite para o dia, então não precisa esconder seus tropeços.

Se você pode conhecer, pode sonhar. Tá tudo bem ser um pouco ambiciosa. — @sereiahipster

Você pode sentir que chegou no seu máximo, mas não limite seu imaginário e sua capacidade arredondando para baixo. Não tem problema nenhum ter um pouco de ambição e você não será uma pessoa ruim por isso, só estará correndo atrás de seus sonhos e acreditando que eles podem sim acontecer.

O encontro foi um sucesso e agora gostaríamos de compartilhar o sentimento de nós, voluntárias, perante toda a riqueza de conteúdo que falamos um pouquinho neste post para vocês:

Agora estamos com as baterias recarregadas de apoio de outras mulheres parte da comunidade. É importante fazer com que uma ajude a outra a crescer e ter uma troca rica todo o tempo. Além disso, a participação de alguns homens também é super importante considerando que as pautas de equidade de gênero, comportamento e o ambiente de trabalho para manter respeito mútuo e oportunidades de crescimento são pautas de todos. Foi incrível ver a troca de experiências e tantas conversas com influências e pessoas que estão há muito tempo nessa carreira, gente que acabou de migrar de carreira e pessoas mais velhas que também estão fazendo transição. Foi maravihoso poder contar com o apoio de nossos parceiros, como Godoi Filmes que tornou possível este evento ser como foi: sensacional!

Depoimento da Aline Leitão, diretora de parcerias da BiT

Conheci uma das mennas que estava no nosso evento e ela perguntou com que frequência fazemos este tipo de programação, porque está em transição de carreira e nunca se sentiu tão acolhida. É possível você encontrar outras pessoas na mesma trajetória e se inspirar. Acredito que se fosse resumir nosso encontro seria: um encontro de conexões e acolhimento. Foi algo intimista com nossa comunidade, enchendo um pouco nosso coração de esperança de que se nós mulheres nos unimos, podemos deixar o ambiente mais favorável para a gente na tecnologia.

Depoimento da Mari Caetano, gerente da BiT News

Se não conseguiu estar presente no nosso encontro, confira a gravação do evento:

Instagram da BiT

Para ver outras de nossas atividades, acesse e siga nossas publicações no Medium:

--

--

Brazilians in Tech

A primeira plataforma para mulheres brasileiras interessadas em tecnologia. 👩‍💻 Recursos, ferramentas e informações! PARTICIPE: http://bit.ly/33jdc9m 💜🇧🇷