Monogamia, Poligamia, Poliamor, Desapego e eu com tudo isso.
Guilherme Marrocos
62

Ei, Guilherme. Interessantes seus apontamentos. Queria, porém, fazer alguns contrapontos a respeito dessa fala:

“Eu sou monogâmico e sempre fui e, confesso, que não consigo entender como uma pessoa pode compartilhar seu parceiro(a) com outra pessoa […] vou fazer ou falar irá afetar outra pessoa. Eu levo em consideração seus pensamentos, ações e sentimentos. Estou sempre aberto para conversas longas ou curtas. Desabafos ou conversas sem sentido nenhum.”

Eu gosto de acreditar que não somos alguma coisa — estamos. Acho que podemos partir daí: somos seres humanos em eterna construção e nada é determinado. Uma das lógicas antropológicas é que o indivíduo é uma tábula rasa que vai se moldando de acordo com a cultura em que está inserido. Isso posto, “compartilhar seu parceiro”, no poliamor, não é nem concebido simplesmente porque não se detém ninguém para que se escolha ou não compartilhá-la com outra pessoa. Alguém que é nosso companheiro não é uma coisa pra que escolhamos guardar somente conosco ou não.

Você mesmo apontou, no início do texto, que o poliamor é o envolvimento com um número ilimitado de pessoas, seja ele sexual ou afetivo, mas ao longo do texto — e eu não sei se essa impressão foi só minha — eu senti que a todo momento você pauta a questão do desapego e do distanciamento emocional como algo inerente à essa forma de se relacionar. É preciso estar atento a isso aí, porque as pessoas mais sinceras que conheci no que diz respeito à afetividade foram as não-monogâmicas. Simplesmente porque sabem lidar com seus próprios B.O.s e não pensam duas vezes antes de sentar e conversar por horas a respeito de suas angústias. Se isso é sinônimo de desapego, não quero saber o que apego é, não hahaha. No mais, gostei bastante do seu resgate das definições. Recomendo uma olhada nos textos da Laura Pires que trata muito bem sobre o assunto.

Like what you read? Give Brenda a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.