Realidade Virtual!

Olá, sejam bem vindos ao nosso tópico semanal, esta semana falaremos de Realidade Virtual! *Gasp*

Bom, pelo que conhecemos Realidade virtual é uma interface avançada que liga o usuário diretamente com um sistema que busca reproduzir uma realidade, mimetizando os sentidos.

A Realidade Virtual foi conceituada na década de 30 porém só nos anos 70 o conceito foi aplicado a computação e sistemas de vídeo. A partir dai serviu de inspiração para várias obras da Ficção Cientifica, como Tron, Johnny Mnemonic - o Cyborg do futuro e Matrix, dentre outros sucessos. A questão é, até onde podemos classificar a RV como interação humano-computador? Seria a RV uma iteração perfeita, ou um domínio da interface sobre o usuário? Na vida real, com a ajuda de alguns dispositivos, temos conseguido uma maior imersão, a qual é utilizada em jogos, os quais que já vinham buscando uma maior imersão tanto em gráficos quanto na mecânica, e em outros ramos como cinema e até treinamentos militares, aplicando-se em simuladores em geral.

Entretanto, alguns filmes Scy-fi nos trazem uma realidade tanto quanto “dura”, muitas vezes retratando o usuário como um ser inerte, que foi facilmente tomado pelo vicio e dependência do uso da RV. Uma reflexão que podemos trazer para a realidade, será esse o rumo que a evolução das interfaces vai um dia tornar esse sonho/pesadelo realidade? Já que com os meios atuais de imersão já temos alguns exemplos de vicio em jogos entre outras interfaces digitais.

Johnny Mnemonic — o Cyborg do futuro

Um fato é que já esta acontecendo, empresas atualmente estão investido fortemente no desenvolvimento dessas interfaces. Bom, só nos resta pagar pra ver, e pagar bem caro pois eu acho que não vai ser barato! kkkk

acontece. Ja trazendo para a nossa realidade