Lições de Ryan Lochte

Manual de como anular pódios olímpicos


O nadador norte-americano Ryan Lochte é um mestre. No Rio 2016, ele ensinou como os atletas não devem agir. Ele caiu no único erro que um atleta não pode cometer: mentir.

Mentiu, não pediu desculpas e ainda saiu contando vantagem. Para recordar, o nadador e outros atletas americanos mentiram para tentar acobertar uma noitada que acabou em vandalismo em um posto de gasolina.

As consequências de mentir sobre o falso roubo no Rio de Janeiro foi sentido no bolso.

A primeira perda foi do parceiro de longa data. A empresa de materiais esportivos Speedo USA cortou o patrocínio que já durava mais de uma década.

A Speedo foi clara no comunicado à imprensa:

"Não podemos tolerar comportamento que é contrário aos valores que esta marca representa há tanto tempo”.

A grife Ralph Lauren foi outra que encerrou contrato com o nadador.

“A Ralph Lauren continua a patrocinar orgulhosamente a equipe olímpica e paraolímpica dos EUA e os valores que os seus atletas incorporam. O acordo da Ralph Lauren com Ryan Lochte foi especificamente em apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a empresa não vai renovar seu contrato”. disse a marca.

O último grande patrocinador que abandonou o barco foi a fabricante de colchões japonesa Airweave. De acordo com a ESPN, a empresa de produtos estéticos Syneron Candela, que havia escolhido Lochte como embaixador global da marca para um de seus produtos em abril, também encerrou contrato.

Ryan Lochte não é qualquer atleta. Ele conta com 12 medalhas olímpicas no currículo. Mas, quando o assunto é carreira esportiva, a vida privada do atleta na verdade é pública.

A fala do nadador causou indignação até nos EUA. O apresentar Matt Lauer, da The Today Show da NBC, chegou a falar que o comportamento imaturo de Lochte manchou a imagem americana.

Especialistas em marketing esportivo chegaram a afirmar que Lochte pode ser “radioativo” para as marcas dado a repercussão negativa do seu comportamento.

Atleta é uma pessoa pública, não passa mais sem ser percebido. Ele tem uma relevância na sociedade e precisa ter responsabilidade.


Obrigado pela leitura! :) Se você gostou, pressione o botão do coração abaixo. Significaria muito para mim e ajuda que outras pessoas vejam a história.