Thiago bom dia,
Trabalho com valuation desde 2012 (incluindo valuation de startups). Inclusive sou fundador e criador da ALFA Valuation, ferramenta que permite o pequeno empresário a realizar sua própria avaliação sem ter conhecimento de valuation ou finanças. Nunca tinha visto essa metodologia que você usou, me parece um VC Method simplificado.
Fiquei na dúvida de o porque descontar diretamente a receita?
E também, os múltiplos que você usou. Geralmente trabalhamos com múltiplos setoriais, SaaS, Marketplace, … todos tem seus específicos múltiplos. Por que usar estes valores que você propõe?
Venho a anos utilizando o fluxo de caixa descontado para minhas avaliações e, de acordo com o Prof. Damodaran da NYU o “guru do valuation”, sempre devemos utilizar o FCD, principalmente para startups. Se você não tem valores para sustentar uma projeção de EBITDA (conforme você nos disse no artigo) deve sempre usar as médias de margem do mercado, uma vez que o assumption é que toda empresa deve se adequar as médias do mercado no longo prazo.
Seria legal conversarmos, sempre tenho interesse em conversar com outros profissionais da área. Fico a disposição e deixo meu contato:
breno.pavao@alfavaluation.com.br
Obrigado