Curso “Formando Bons Liderados” (20% de desconto)




Os dois gráficos ao lado foram feitos a partir do Google Trends (ferramenta que mensura quão procurado um termo é na internet) e comprova: ninguém está interessado em ser um bom liderado. Por quê?

Porque nossa cultura teima em acreditar que liderança é cargo e o oposto é ser submisso.

Junto com os gráficos vem a certeza de que não existe nenhum curso por ai que irá te convidar a ser um bom liderado — o que já é bem diferente com “formando bons líderes”.

A questão é que eu quero ser um líder, você também e o colega que não está lendo esse texto, idem. Queremos todos exercer liderança pela influência e que quando usada positivamente, tem o poder de transformar alguns aspectos da vida das pessoas. Porém, dar um passo maior que a perna pode não ser sustentável e ter “muito cacique pra pouco índio”, perigoso.

Profissionalmente falando, eu respeito a posição de analista que eu tenho hoje porque procuro exercer ela ao máximo e sei que meus líderes precisam que eu faça exatamente assim para que eles, por sua vez, consigam liderar e evoluir (enquanto pessoas) e chefiar (enquanto profissionais). A coisa toda mudaria de figura se eu não focasse em ser um bom liderado. Liderado, não submisso. Como liderado e analista, eu tenho a possibilidade contribuir nas decisões com base nas minhas análises quando entrego em mãos de quem decide. Isso por si só já é exercer influência — como liderado.

Bons liderados têm a chance de se tornarem melhores líderes.

Por quê? Porque tiveram a capacidade de observar, conhecer e exercitar o papel de liderado, e isso faz com que, enquanto líderes, conheçam a realidade — dores, detalhes e particularidades — daqueles que agora estão liderando.

Então como take-away, fica o seguinte: dentro do seu plano de se tornar um líder, deve estar a fase onde os esforços estão voltados para ser um bom liderado — o melhor que seus líderes já tiveram, de preferência.

Se você chegou até aqui e gostou do texto, eu encorajo a recomendar, comentar e compartilhar — outras pessoas podem estar procurando por algo similar.

Like what you read? Give Breno Spadotto a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.