Crédito: Facebook oficial do jeniAL

#thinkRIGHT About jeniAL’16

Aqui na Bright levamos pensar sobre as coisas muito a sério. Pensar sobre o quê? Em tudo mas de forma diferente. Como tal esta semana pensamos sobre o jeniAL’16: O Futuro Hoje.

Raramente existe um evento em que depois de terminado temos a total certeza de que nos marcou por um período de tempo indeterminado e que o efeito das experiências vividas perpetuará. Quando nos atiramos de cabeça, muitas das vezes não sabemos onde iremos parar ou qual foi o propósito de anteciparmos o “trabalho trabalhoso” que deliberadamente aceitamos e convidamos para as nossas vidas. Frequentemente, dizem-nos para arriscar, mas quando temos uma ideia, que tem potencial para um resultado superior a nós, a reação geral das pessoas é: “estás maluco da cabeça”, “deixa-te disso e concentra-te no estudo”. E é isto que acontece quando fazemos algo para realizar a nossa ideia, chamam-nos de sonhadores e tentam dissolvê-la. Felizmente para além de nós há outras mentes com “lata” suficiente para avançar.


“180 mentes “jenialmente” brilhantes reuniram-se em mais um JeniAL

No fim-de-semana de 18,19 e 20 de março, mais de 180 mentes “jenialmente” brilhantes reuniram-se em mais um JeniAL. Para alguns o segundo, terceiro… para a Bright Lisbon Agency o seu primeiro. Frequentemente na nossa comunicação mencionamos que tivemos uma “ideia Bright”, que esta surgiu com pizza e criatividade adjacente. No entanto, queremos reforçar que antes de nós já muitos tiveram essa mesma ideia (a primeira no nosso país há 26 anos). Apesar de as ideias terem diferentes moldes, visões e missões é possível identificar um objetivo comum: o de ir além do que nos ensinam numa instituição de ensino e nunca, mesmo nunca desistir, e assim pelo percurso tornamo-nos melhores pessoas.

É a essas pessoas, os júnior empresários de diferentes backgrounds, que este post se dirige. A eles e a ti; que, mesmo não pertencendo ao movimento, alguma luz se ilumine e te faça procurar e encontrar a júnior da tua instituição de ensino ou mesmo criar uma, caso não exista.

O JeniAL nasceu há 6 anos, sendo este evento direcionado especificamente para júnior empresários de todas as júnior empresas e júnior iniciativas de norte a sul do país. Três dias de evento (com workshops, networking e diversão) que acontecem uma vez por ano numa instituição de ensino superior que seja sede de uma júnior empresa, sendo essa a júnior que se candidatou para a organização do evento.


Mais que um evento, a razão para ser um júnior empresário

Este ano a ISCTE Junior Consulting assumiu o cargo de equipa organizadora. Sediada no ISCTE — IUL, a IJC, com apenas 5 anos de existência, é um exemplo de excelência e inspiração para todo o movimento júnior. Na Bright ficámos de certeza impressionados com o trabalho incrível realizado. Durante três dias, a equipa mostrou-se profissional, empenhada e de uma dedicação que nos deixa inspirados para um futuro evento organizado por nós. Por isso, agradecemos à IJC por nos ter recebido com conselhos e com a maior vontade e simpatia durante este JeniAL.

Também temos que agradecer à Jade Portugal: sem esta organização a Bright não existiria, nem o movimento das júnior empresas portuguesas poderia apresentar um crescimento tão evidente. Agradecemos pelo apoio e incentivo que, 365 dias por ano, dedicam ao movimento, e sem qual este evento não seria possível, nem a nossa candidatura a júnior empresa.

Entre debates, apresentações de candidaturas aos prémios JeniAL e workshops foram três dias de inspiração e aprendizagem. É difícil descrever o quanto este evento superou as expectativas, e o quão benéfico foi para a Bright e para a equipa que a esteve a representar. Sair da nossa zona de conforto e aprender com júnior empresas e iniciativas, muitas delas com vários anos de existência, permitiu-nos constatar que apesar de termos um longo caminho pela frente, estamos motivados a trabalhar para atingir o grau de excelência que nos foi mostrado.

Também congratulamos todas as júnior empresas vencedoras dos prémios jeniAL e a todas as que se candidataram, o vosso empenho e dedicação nos projetos apresentados é uma inspiração (por ordem de entrega dos prémios): ISCAC Junior Solutions, ISEG Junior Business Consulting, Junitec — Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, jeKnowledge, ISCTE Junior Consulting, e LisbonPH.

Agradecemos também às restantes júnior empresas pelos conselhos e por nos ouvirem: Aveiro Smart Business, Católica Students’ Corporation, FEP Junior Consulting, JEEFEUC, JuniFEUD e Young Minho Enterprise.

Quanto às júnior iniciativas, que tal como nós trabalham arduamente para em breve se tornarem júnior empresas, agradecemos pois aprendemos imenso convosco: JuniRHumo, Scientia FCUP Junior Enterprise, P.O.W.E.R Consulting, U-Value, Brid.Je Junior Enterprise e FEUAlg Junior Consulting.

Entre amizades, contactos e imensos momentos, que com certeza ficaram na memória, o JeniAL, mais do que um evento, confirmou o que nos levou a ser júnior empresários. Se para a maioria, interesses individualistas os levaram a ingressar nesta aventura, com certeza que a união e partilha de um estilo de pensamento, os levou a ficar e a vestir a camisola do movimento júnior. Este movimento é uma forma de pensamento, empreendedorismo e entreajuda entre alunos do ensino superior, que só tende a ficar mais forte e coeso entre si.

A equipa da Bright que esteve presente no jeniAL

Um blog BRIGHT

Como é o nosso primeiro post, ainda pode haver dúvidas de como está organizado o nosso blog. Este está dividido em três partes: #thinkBIG, #thinkRIGHT e #thinkBRIGHT.

Debatemos sobre qual deveria ser o nosso primeiro post — podíamos falar do nosso evento, apresentar a Bright e o porquê da quantidade a referências a luzes e lâmpadas — , no entanto, decidimos apresentar o nosso blog com o motivo que nos levou a assumir que temos o maior orgulho em fazer parte do movimento das juniores empresas portuguesas.

think Big. think Right. think BRIGHT.

Texto de: Carla Napoleão


Fundada em 2016, a Bright Lisbon Agency é a primeira Júnior Empresa Portuguesa direcionada para a Comunicação, sediada na Escola Superior de Comunicação Social.

Queres saber mais sobre o que fazemos ou sobre o Movimento Júnior?

Segue-nos nas seguintes plataformas: Facebook, LinkedIn, Instagram e Vimeo, ou segue-nos no Medium.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.