A Importância da Reciclagem e Reutilização do Plástico

Bruninha Sales
May 11, 2018 · 5 min read
Aterro Sanitário

Uma vez descartados, os materiais plásticos podem levar séculos para se decompor. Eles entopem aterros sanitários e sobrecarregam as instalações de processamento de resíduos. Transformando garrafas, embalagens e outros plásticos em novos produtos, a reciclagem ajuda o meio ambiente e cria novas oportunidades econômicas. A reciclagem de plásticos mantém os materiais ainda úteis fora dos aterros e estimula as empresas a desenvolver produtos novos e inovadores feitos a partir deles.

Reciclagem dos Plásticos

Enquanto alguns plásticos podem ser reciclados uma ou duas vezes, outros são difíceis de reciclar por razões técnicas e econômicas. Os produtos de poliestireno, como garfos de plástico e caixas de discos compactos,caixas plásticas, no entanto, são recicláveis. Outros produtos de plástico recicláveis ​​comuns incluem embalagens de vinil, frascos de medicamentos feitos de polipropileno, copos de bebida descartáveis ​​de polietileno de baixa densidade e garrafas de leite de polietileno de alta densidade, caixa plástica agrícola, normalmente produzida com polipropileno, etc. Exemplos cotidianos de produtos feitos com plásticos reciclados incluem garrafas de xampu, cones de trânsito, pisos e funis de óleo.

Há também a reutilização que traz economia, além de proporcionar a criação de diversos materiais e até móveis a partir deles ou com eles, e quando reutilizados de forma criativa, podem ser usados na decoração e organização de um ambiente.

Bombona Plástica Reutilizada de forma Criativa

Carga no Meio Ambiente

Os bens de plástico é que são úteis e duráveis, mas isso se torna uma desvantagem quando os itens são descartados. Os processos naturais que degradam muitos produtos de papel, papelão e madeira em alguns meses não afetam muito os materiais plásticos. Nos aterros, os plásticos se acumulam, criando um volume de lixo que parece nunca desaparecer. Na natureza, fragmentos de plástico tornam-se incômodos desagradáveis ​​e perigos para os animais. Desviar plásticos descartados do fluxo de lixo e transformá-los em novos bens mantém esses materiais persistentes fora dos aterros e do ambiente natural.

Usos Inovadores

O uso de plásticos reciclados em produtos requer pensamento criativo por parte de designers, técnicos e fabricantes. Inovações incluem decks de construção feitos de plástico reciclado, que nunca apodrece; tipos de roupas esportivas; interiores de veículos e na decoração e organização de interiores de uma casa. Artistas se voltaram para plásticos reciclados para projetos artísticos instigantes. Embora a quantidade de plásticos que eles usam seja pequena em comparação com os usos comerciais, eles ajudam a aumentar a consciência ambiental e inspirar o pensamento criativo.

Outras formas de reutilizar o plástico de forma inteligente e criativa se incluem no ramo da tecnologia ou da engenharia. um bom exemplo disso é o projeto do engenheiro mecânico uruguaio Juan Muzzi. Seu projeto consiste em utilizar garrafas plásticas na confecção de esquadros de bicicletas, dando origuem as Muzzicycles.

Muzzicycles

Ao usar plástico na fabricação dos quadros das bicicletas, a Muzzicycles, Juan reduz o consumo de água e energia que normalmente é gasto com os minerais, além de diminuir o número de garrafas plásticas que seriam destinadas para aterros sanitários.

Usos Criativos

Caixa Plástica usado como gaveta em-aparador Projeto de Mauricio Arruda

Por ser indispensáveis em diversas utilidades, fazemos muito uso de materiais plásticos, o que faz da reciclagem e da reutilização deles essenciais para a saúde do planeta. Então o que nós podemos fazer? A conclusão de projetos inteligentes de bricolage é uma ótima maneira de minimizar o impacto ambiental e até economizar dinheiro.

Atualmente tem surgido diversas formas de reutilizar o plástico de forma criativa, inteligente e dinâmica. Vários designs e arquitetos tem usado no projeto de móveis ou de decoração de um ambiente. O plástico acaba trazendo economia, praticidade e uma cara única aos projetos.

Confira essa lista que fiz contendo 15 projetos criativos para reutilizar e reciclar materiais plásticos, em especial a caixa clástica agrícolas e outros para começar a trabalhar e até usar como inspiração e fazer você mesmo.

Reutilizando garrafas plásticas para fazer potes para diversas utilidades.
Utilizar a garrafa plástica para decorar e como vasinhos de planta.
Aparador feito com Caixotes Plásticos
Caixa plástica agrícola usadas como gavetas.
Projeto com Caixas plásticas empilhadas.
DIY com bombonas Plásticas.
Jardim vertical com garrafas Pets.
Condomínio de gatos feito de caixotes de feira.
Luminária feita com Caixa plástica.
Sapateira com Caixote Plástico.
Criado mudo feito com caixote de feira de plástico pela designer Daniela Ziegler