UMA CERVEJA COM O PROFESSOR GIRAFALES…

Meu objetivo nesse espaço que, gentilmente fui convidada para falar sobre cervejas, é muito mais lidar com o comportamento relacionado ao produto, que propriamente com a técnica e processo. Mas, acho que uma pergunta é bastante pertinente e merece uma resposta:

O que é cerveja?

De acordo com a legislação brasileira, “cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo da junção do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo”.

A cerveja é feita por quatro elementos fundamentais: cereais maltados (cevada, trigo), água, lúpulo (que confere o amargor) e levedura (seres vivos unicelulares — fungos — que se alimentam dos açúcares dos cereais, produzindo álcool e gás carbônico, além de outras substâncias). A junção desses elementos, ao longo do processo de produção resulta no que você consome no seu happy hour!

Os belgas, por exemplo, têm o hábito de incluir frutas ao longo do processo, os americanos adoram os extremos, além de nos felicitar com as cervejas maturadas em barris de outras bebidas alcoólicas (destilados, no geral). Já os alemães, seguem a risca a lei da Pureza, criada em 1516, onde somente água, lúpulo e malte poderiam entrar na composição da bebida. A levedura ainda não era conhecida e foi incluída depois. Como chama essa lei em alemão? Reinheitsgebot. Você ainda ouvirá sobre ela.

A cerveja além da bebida mais antiga do mundo, é a mais popular, atrás somente do chá e da água. Como bebida alcoólica é a mais consumida, até agora. Sério, ela é demais! E coisas boas dividimos com… (tic tac, tic tac) Pessoas queridas, oras! Aliás, sempre digo que, até hoje não encontrei harmonização melhor que: amigos + cerveja + bate-papo (e batatinha frita).

Se a Dona Florinda tivesse chamado o professor Girafales para uma cerveja? Na real, a gente não sabe o que aconteceu quando o professor entra na casa da mãe do Kiko para tomar a bendita xícara de café, mas honestamente eu acho que eles teriam evoluído na conquista de um jeito bem mais divertido. Mas por quê eu acho isso? Simples. Convidar uma pessoa para dividir uma cerveja com você é, dentro da nossa cultura, um gesto amigável, sadio, receptivo e demonstra interesse para/com aquela pessoa. Ao longo do tempo, a cerveja firmou seu papel social dentro da história do consumo e hábito da sociedade.

Ela é uma bebida que sociabiliza, é aquela que te reúne em torno de uma mesa para papear com os amigos, é aquela presença garantida num primeiro encontro, no churrasco, na praia, no carnaval e até mesmo durante o jogo de futebol. Numa mesa de bar, você compartilha sua personalidade, suas histórias, experiências, frustrações… Aliás, segundo Reginaldo Rossi: nela, os garçons já cansaram de escutar centenas de casos de amor.

Quanto mais se complica menos aproveitamos! Aproveitem cada momento, aliás o consumo de cervejas vem da prática (consciente). Criar a memória sensorial é treino, e isso quer dizer repetição, anotações, atenção e boa memória. Seus amigos te ajudarão nessa, sobretudo se estiverem na mesma vibe que você.

Só vou te dar uma dica e essa você não encontrará em nenhum livro sobre o tema: não seja um beerchato. Não estrague o prazer do consumo ou da sua companhia se tornando um crítico mau-humorado!

Enquanto escrevia, bebia…

Gordelícia 
Cervejaria Urbana (SP)

O clássico da Cervejaria Urbana, a Gordelícia é uma das minhas preferidas. De origem da escola belga, ela é sob o estilo belgian strong golden ale. Na coloração, levemente turva por conta do trigo não-maltado, coloração dourado alaranjado e apresenta uma boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas intensas adocicadas que remetem ao cravo, banana e especiarias, provenientes do fermento trapista, utilizado na receita, corpo aveludado e final adocicado. Por conta do teor alcoólico elevado, proporciona boa sensação de aquecimento e é ideal para qualquer estação do ano, sobretudo nos dias mais frios.

Saúde!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.