Mood Board — Organizando Visualmente Suas Ideias

Bruna Bernardi
5 min readMay 17, 2019

--

Mood Board ou painel semântico, é um quadro imagético de inspiração, utilizado para organizar ideias, definir conceitos e delimitar um foco.

É uma ferramenta poderosa de tradução de ideias muito utilizada por profissionais visuais como arquitetos e designers, formada por referências que giram em torno de um conceito. Consiste em uma combinação de imagens de inspiração como fotos, cores, objetos e até mesmo palavras/frases que buscam traduzir a essência de um projeto, serviço, produto ou marca. O conjunto dessas referências estabelece um clima, uma atmosfera, uma visão muito precisa da estética do projeto.

Em resumo, o Mood Board serve para ilustrar ideias que estejam em fase de planejamento.

Alguns exemplos de projetos que podem se beneficiar desse recurso:

Moda — Criar coleções.

Consultoria de imagem — Definir seu Estilo Pessoal

Casamento — Definir a Identidade Visual do evento, desdobrando em convites, decoração, vestido, etc…

Mapa de Empatia de Personas — usado para visualizar o estilo de vida e aspirações do seu público-alvo. Seria como conhecer uma pessoa pelos produtos que consome, músicas que ouve, cores que gosta, filmes que costuma ver…

Projetos de reforma e decoração.

Definindo o Conceito

No nosso processo de elaboração de identidade visual, após o briefing do cliente, onde foram definidos os conceitos chave, passamos para a etapa de construção do Mood Board. Para chegar no conceito da sua marca você antes precisa pensar e definir seus valores, seu público e seus propósitos.

+ Saiba mais sobre como conhecer melhor seu negócio.

Um bom exercício inicial é definir 3 palavras que representem o seu projeto. Se for para criação de identidade visual da sua marca, por exemplo, pense em palavras-chave que definam a essência do seu negócio.

Ou suponhamos que você queira uma coleção de biquínis… Defina um tema geral como “Navy”e inicie suas pesquisa de imagens por aí. A busca pelas imagens pode ser potencializada por uma rápida pesquisa teórica sobre o termo em questão, elucidando melhor outros conceitos derivados e ampliando o repertório de exploração de imagens.

Definindo um Estilo

Estilo é a identidade de sua expressão definida a partir de conceitos estéticos como cores e formas advindos de movimentos culturais e artísticos.

Por exemplo, se dizemos que uma pessoa tem o estilo romântico, é porque se identifica com cores mais leves, pastéis, estampas femininas como poá e florais e formas e texturas que transmitam pureza e inocência, com um ar mais retrô, como babados, pérolas e rendas. É um estilo que transmite delicadeza, leveza e feminilidade e pode ser identificado em filmes da década de 50 e 60 que Audrey Hepburn representa muito bem.

Definindo seu estilo é fácil ter noção das cores e objetos que você vai gostar. Você também pode fazer o caminho contrário: se não sabe seu estilo, pode começar a pesquisar imagens e no final tentar descobrir em qual movimento estético essas imagens mais se encaixam.

Paleta de Cores

Ainda que a unicidade do seu mood board possa ser definida por outros elementos como formas, estilo das fotos, iluminação, recorte das imagens e outros detalhes, um recurso que pode facilitar a montagem é definir uma paleta de cores. Definir 4 ou 5 cores dentro do conceito que você já definiu e colocá-las dentro do mood board em quadradinhos pode ajudar a ser mais assertivo na escolha das imagens e fazê-las conversar melhor entre sí.

Algumas referências de pesquisa para trabalhar com paletas de cor:

COLOURlovers

Busque por uma cor principal ou por uma palavra conceitual e o site te sugere paletas de cores que se relacionem com o tema.

@designseeds

Instagram com paletas de cores derivadas de fotografias.

@Pantone

Referência mundial em cor para o universo do design e da moda, também oferece um conteúdo muito rico para se inspirar. Não deixe de conferir sempre qual a cor do ano, para ter produtos engajados na trend do momento.

Recursos para criação do Mood Board:

Colagem Manual

Se você é uma pessoa que se expressa melhor com processos manuais, pode organizar um quadro usando um suporte como cartolina e usar com recortes de revistas e materiais como tecidos, botões, fitas, madeita, etc. É um processo bem lúdico e imersivo.

Para os que gostam de praticidade, o processo pode ser feito digitalmente:

Pinterest

Queridinho de artistas, designers e artesãos essa fonte de busca de referências visuais, dispensa apresentações! Você pode criar pastas como por exemplo: “Minha Marca”, ou “Coleção Outono Inverno 2019”, e ir adicionando imagens de referência. Uma dica é instalar o Plugin no seu navegador para que você possa salvar qualquer imagem que veja na Internet e não somente aquelas que estão disponíveis dentro do site.

Canva

O Canva é um aplicativo de design gratuito, bastante intuitivo. Eles oferecem modelos prontos de várias peças de design, pra você inserir suas fotos e textos. Procure pela categoria “Mood Boards Photo Collage” e escolha um modelo pra vc personalizar com suas imagens.

Unsplash

É um banco de imagens gratuito com fotos muito bonitas e conceituais. Você digita uma palavra que esteja dentro do seu conceito e o site te apresenta fotos relacionadas. Se for uma marca jovem, por exemplo, pode buscar pela palavra “youth”. Você pode baixar as fotos e usá-las livremente, só não se esqueça de fornecer sempre os créditos do fotógrafo, disponibilizados pelo site.

Ao definir as imagens que constituem seu mood board você pode, inclusive, usá-las em posts no Instagram da sua marca (só nunca se esqueça de citar os créditos).

Na Prática

Este painel foi criado para a Flor de Lis, uma marca de moda praia usando os seguintes conceitos chave: verão, alegria e vibrância.

A partir desse Mood Board construímos toda a identidade visual da marca.

Viu como funciona? :)

--

--

Bruna Bernardi

Design . Branding . Mktg Digital . Empreendedorismo Criativo