Sustentabilidade: é possível consumir e agredir menos o meio ambiente!

Consumo consciente é a ordem do momento. Você já se adequou a esta nova realidade sustentável?

O consumismo é um dos grandes vilões do século. Claro, temos outros fatores importantes, como a deficiência na educação, as diferenças sociais extremas, a produção desenfreada e sem ética, a poluição de rios e destruição de florestas, entre outros. Se olharmos de maneira mais profunda, no entanto, conseguimos achar um ponto de ligação entre estas ações negativas, que resultam em um meio-ambiente desbalanceado e uma sociedade refém de estereótipos e egocentrismo.

Muito influenciados pelos Estados Unidos, nós brasileiros vivemos a ascensão do poder de compra recentemente, e isto nos coloca lado a lado com os países que mais consomem no mundo. O problema disso tudo é a falta de consciência e conhecimento sobre o que estamos consumindo e a despreocupação com a preservação da natureza.

A Moda entra como um dos principais mercados onde percebemos a falta de ética em busca de preços competitivos e produções em larga escala, derivados de uma demanda de consumo descartável.

Todos nós sabemos que este mercado envolve práticas ilegais como trabalho escravo e descumprimentos de leis que defendem o meio ambiente. Com uma simples busca no Google podemos encontrar as empresas que são coniventes com este tipo de atitude. O Ministério Público do Trabalho (MPT) criou há pouco tempo um aplicativo para celular que ajuda na denúncia de violações dos direitos dos trabalhadores, batizado de “MPT Pardal”. Os recursos estão disponíveis, e nos cabe a percepção e entendimento da influência que nosso consumo traz para a preservação de recursos para as futuras gerações.

A Moda no entanto, é também um fenômeno cultural e acaba por si própria nos trazendo soluções compatíveis com o momento atual. Períodos de recessão econômica como as que estamos vivendo hoje, nos mostram alternativas de viver bem com menos. Se antes encontrávamos manuais inteiros de diferentes peças que seriam os must-haves da estação, hoje os tutoriais nos mostram como usar a mesma peças de diversas maneiras, adaptando-a a estilos e ocasiões. Outro exemplo claro, é que ainda em recuperação de uma crise econômica forte, que começou em 2008 mas ainda apresenta reflexos nas grandes economias, a exaltação dos básicos é a resposta que a Moda traz. Nada mais in que cores neutras, cortes retos, ausência de excessos.

A alimentação é outro fator fundamental quando falamos em sustentabilidade. A indústria de alimentos é destruidora e cruel, e tem um único objetivo: lucro. Você já parou para pensar de onde vem a sua comida? Na contrapartida de uma produção acelerada e descompromissada, aparecem alimentos orgânicos crescendo com uma velocidade considerável, defendendo a ideia do consumo sustentável e responsável.

A questão do vegetarianismo é outro ponto que vem se destacando e ganhando atenção, devido à crueldade a qual os animais são submetidos durante o processo de produção. Grande grupo do setor alimentício, o Walmart, firmou um compromisso de garantir uma produção de carne responsável que não contribua com o desmatamento do bioma Amazônia, e que ofereça condições decentes de criação aos animais antes do abatimento. A empresa criou a Plataforma Global de Agricultura Sustentável, com três pilares que abrangem o suporte a pequenos e médios produtores, a melhoria na eficiência de produção para redução de desperdícios e a garantia de origem mais sustentável dos produtos.

A sustentabilidade deve ser definida como a capacidade do ser humano tem para interagir com o mundo. Apesar de complexo, atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas que precisa integrar diferentes questões, como sociais, energéticas, econômicas e ambientais. Respeitando estas medidas, podemos pensar na garantia de um mundo preservado para as futuras gerações.

Quer saber mais como aplicar sustentabilidade no seu dia a dia? Clique no link e encontre dicas para uma vida mais sustentável:

http://www.agrisustentavel.com/doc/cotidiano.html

Gostou do conteúdo? Clique em Recommend , divulgue a ideia e faça parte da luta por um mundo melhor!